TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento Empresarial

Exames: Orçamento Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

No atual cenário nacional é notável a crescente competitividade entre as organizações, em todos os setores econômicos. Por conta disso, para o fortalecimento da sua participação e estabilidade no mercado, as empresas devem munir-se de recursos e estratégias gerenciais.

Dentre os recursos utilizados pelas organizações, o planejamento orçamentário e financeiro é de grande importância, pois os mesmos viabilizam a tomada de decisões pelo gestor, bem como o estabelecimento de metas e objetivos de curto, médio e longo prazo.

Departamento 1 Funções:

Gerência Administrativa *Planejar

*Organizar

*Comandar

*Coordenar

*Controlar

Departamento 2

Gerência Financeira *Analise planejamento e controle financeiro

*Tomada de decisões de investimento

*Tomada de decisões de financiamentos

Departamento 3

Gerência de Operação *Entendimento dos objetivos estratégicos da produção

*Desenvolvimento de uma estratégia de produção

*Projeto (design) dos produtos e serviços e processos de produção

*Planejamento de controle de produção

*Melhoria do desempenho de produção

Departamento 4

Gerência Comercial *Atuar e planejar estratégia de vendas e atuação

*Dividir com os demais setores envolvidos as estratégias

*Estruturar, organizar e distribuir sua equipe de vendas.

*Assegurar o cumprimento dos objetivos e meta de vendas estabelecidas

*Estabelecer reuniões com suas equipes

*Visar o aumento de negócios

As forças e fraquezas da empresa up é manter aperfeiçoado aos pontos fortes e corrigir os pontos fraco sendo o objetivo da empresa. As forças e as fraquezas devem ser analisadas internamente da forma mais isenta possível e não apenas por uma pessoa, solicitando a analise segundo a visão de cada um deles dos mais diferentes ângulos, abrindo a questão e não induzindo as respostas. Sendo assim tendo sua própria visão do negocio, é importante colocar as informações à prova e avalia-las com o máximo de isenção possível. É a analise externa, a visão de fora para dentro e o posicionamento da empresa no segmento em relação à concorrência. Quando se fala em imagem, é natural que se pense em imagem externa. Mas, se o Planejamento Estratégico é um processo que visa mobilizar as Forças da empresa, a imagem interna não pode ser esquecida.

As oportunidades e ameaças são as modificações satisfatória sendo a valorização dos serviços prestados pela nossa empresa desenvolvendo novos setores. Sendo assim as ameaças podem afetar de maneira negativa, como a concorrência e os mesmos serviços sendo utilizado por outra empresa de uma maneira mais barata. Temos que reorganizar nossas metas, aproveitar ao máximo nossas oportunidades e melhorar o desempenho da empresa e sua atuação no mercado, trabalhando de uma maneira que as ameaças sejam previstas e que não prejudique fortemente nossa atuação no mercado e sempre planejar novos métodos de trabalho onde seja visando sempre nosso crescimento.

Diagnóstico estratégico

É a fase inicial do processo de planejamento e busca identificar a situação da empresa. Sendo a definição da missão da empresa. Dessa forma, são levantadas informações sobre o modelo de gestão da organização, seus pontos fortes e oportunidades de melhoria em relação ao mercado. Através de tal diagnóstico é possível visualizar o negocio como um sistema dinâmico, cujas áreas interagem entre si, e avaliar o desempenho dele, reconhecendo suas principais dificuldades.

Formulação de estratégias

Uma vez identificando os pontos fortes e fracos, as ameaças e as oportunidades. Sendo assim sua essência da formulação de estratégia é lidar com a concorrência. É fácil ver a concorrência de uma forma muito restrita e pessimista.

Desdobramento dos objetivos estratégicos em um plano de ação

As grandes ações que precisamos conduzir e que comporão a estratégia, isto é, os objetivos estratégicos. O plano de ação resultante desse processo de desdobramento define o que, porque, quem, ode, quando fazer, bem com estima os recursos a serem consumidos.

Divulgação do plano de ação

A divulgação, além de comunicar, tem também o compromisso de educar o pessoal envolvido no desenvolvimento da estratégia.

Implementação da estratégia

Um dos momentos mais importantes de todo o processo de planejamento consiste na implementação de estratégia, pois é nessa fase que o planejamento irá se concretizar. Está associada à aceitação de soluções, de planos e decisões decorrentes das etapas. Uma vez entendida a estratégia a ser implementada e os resultados a serem alcançados, chega-se à ação empreendedora.

Controle e análise do processo de planejamento

É necessário saber se o plano de ação está funcionando, se as metas estratégicas estão sendo cumpridas, se a implementação está sendo eficiente e eficaz. São necessários, portanto, controles periódicos, objetivando realimentar a implementação no sentido de corrigir desvios, maximizar sua realização e contribuir para o aumento de credibilidade interna quanto ao planejamento. O sucesso organizacional está cada vez mais associado à capacidade de conseguir realizar esta tarefa com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com