TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento Empresarial

Monografias: Orçamento Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Nesse trabalho iremos conhecer um pouco da empresa Viviane Izabel Silva Pires – ME, com seu nome fantasia “Arco Iris”. Essa loja foi inaugurada em fevereiro de 2003, na cidade de Buenopolis – MG, com o intuito de vender peças para o vestuário da população local.

Já se passaram mais de 10 anos e essa loja se firmou no mercado local e está consolidada como uma das melhores lojas da região, não só pelos produtos de altíssima qualidade que nela são vendidos, mas também pela forma que sua proprietária e suas funcionárias atendem ao público que nela frequentam.

No decorrer do trabalho iremos apresentar a estrutura organizacional da empresa, seus métodos de controle e como participa da sociedade local, gerando empregos diretos/indiretos e impostos para o município.

2 CONHECENDO A EMPRESA VIVIANE IZABEL SILVA PIRES – ME “ARCO IRIS”

2.1 PRIMEIRO DESAFIO: MICROECONOMIA E MACROECONOMIA

Identifique os principais aspectos relacionados ao mercado da empresa/organização observando-a e conversando com os responsáveis pela mesma a partir das seguintes orientações:

Identifique a empresa e os produtos por ela comercializados.

R: Empresa: Viviane Izabel Silva Pires – ME (Loja Arco Iris), trabalha com comercio varejista de roupas e calçados.

Identifique o perfil dos clientes pessoas físicas da empresa: Descreva em termos gerias qual a faixa etária de renda, o sexo e o grau de escolaridade dos clientes.

R: Atende ambos os sexos, mas o foco são mulheres entre 18 a 45 anos com renda de no mínimo o salário mínimo, com grau intermediário de escolaridade.

Identifique o comportamento do consumidor verificando se: os clientes tem preferência por produto ou marca específicos, quais são estes produtos? Quando o preço destes produtos sobem o que o cliente faz? Quando não há esta marca o cliente compra outra? Qual o gasto médio de cada cliente com os produtos vendidos na empresa? Quais as formas e prazos de pagamentos mais utilizadas pelos clientes?

R: O público busca um produto diferenciado, pois prezam muito por este tipo de produto aliado alta qualidade, dentro do proposito buscam as melhores marcas do mercado. Existe uma linha de jeans onde há uma grande fidelidade dos cliente que é a DTA. Trabalham muito com parcelamento, principalmente em notas promissórias (onde uma cadastro deve ser aprovado), trabalham também com cartão, onde parcelam em até 5x e cheque em até 4x.

A empresa revisa regularmente seus preços para tomar decisão se devem aumenta-los ou mantê-los? Como decide isto?

R: Com relação ao preço existe uma grande preocupação, pois a cidade tem uma baixa renda percapta, e não é aumentado os preços, salvo em casos onde na hora da compra há acréscimo do produto.

A inflação interfere nos preços da empresa? Como?

R: A inflação interfere sim no acréscimo do preço final, pois infelizmente o custo variável aumenta.

Na definição dos preços, a cada vez que vão aumentar, quais são os pontos considerados importantes? Por quê?

R: São considerados importantes pontos do preço final dentro da proposta, como o custo fixo e o custo variável.

Quais as formas e prazos de pagamento que a empresa utiliza para pagar seus fornecedores? A empresa faz comparativo de preço entre fornecedores na ora de comprar? Por quê?

R: Trabalham com a maioria dos pagamentos a prazo e parcelado em 3x com boletos bancários. É feito comparativos quando há um produto que possa atender com a mesma qualidade e que seja de uma marca que os clientes já tenham preferência.

Existe concorrentes locais da empresa? Quais? Quais as estratégias de vendas mais utilizadas pelos concorrentes? Por quê?

R: Sim, tem muitos concorrentes, afinal nos dias de hoje todos são concorrentes, concorrem ao mesmo dinheiro disponível no mercado consumidor, mas tem todo o direito pois são lojas que vendem produtos similares. A proprietária busca focar no seu próprio negócio, mas está sempre de olho no concorrente, assim também como o mesmo está nela, observa que os concorrentes trabalham muito com condicional ou seja enviam as mercadorias para os clientes que não podem ou não vão até a loja, pois preferem a comodidade de suas casas. Hoje a Arco Iris também já trabalha nessa linha.

2.2 SEGUNDO DESAFIO: MÉTODOS QUANTITATIVOS

No decorrer da sua pesquisa, verifique com o administrador ou empresário responsável quais as ferramentas estatísticas para análise de dados que a empresa entrevistada utiliza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com