TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Maiores Erros Administrativos

Casos: Os Maiores Erros Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Ver a tão sonhada empresa sendo obrigada a fechar as portas, não é algo fácil para nenhum empresário. Os sentimentos de tristeza e frustração podem fazer com que ele desista do sonho de ter um próprio negócio, e passe a procurar uma oportunidade como empregado. Por outro lado, de um ponto de vista mais otimista, o erro serve como experiência, fundamental para as próximas empreitadas, no sentido de que, agora, não vão ocorrer mais os mesmos erros, possibilitando uma maior chance de sucesso.

1. CINCO ERROS QUE PODEM FECHAR A SUA EMPRESA

Sabe-se que é mais fácil uma empresa “quebrar” através de uma série de pequenos erros, do que por um único grande erro. Nesse contexto, seguem abaixo cinco dos erros mais frequentes, principalmente em pequenas e médias empresas. Junto com cada falha, destacar-se-ão algumas dicas para evitar os ditos problemas administrativos. São eles:

2. NÃO TER UM PLANO DE NEGÓCIOS

Um dos erros mais frequentes, - a falta de – um plano de negócios é um dos passos fundamentais antes de se abrir uma empresa. A falta de um desses causa, além de perda de tempo, o risco de inúmeras tomadas de decisões erradas, visto que o conhecimento do negócio é mínimo e, sequer, sabe-se sobre sua viabilidade.

Dica: Elabore, ou peça para alguém elaborar um plano de negócios completo. Nele, você deve colocar seus objetivos, produtos a serem vendidos, quais serão seus fornecedores, qual a localização do seu negócio, concorrentes e capital necessário para iniciar o negócio. O SEBRAE pode ajudar.

3. DESCONHECER O MERCADO QUE IRÁ ATUAR

Antes de abrir um negócio, é necessário saber o que fazer e para quem fazer. Uma loja de roupas do Nordeste, por exemplo, não vai atender com os mesmos produtos um público gaúcho. Analisar o Mercado e seus nichos é um passo muito importante.

Dica: Mesmo que pareça mais difícil, procure atuar em um ramo que você já conheça. Por exemplo, se você trabalha como vendedor de Auto Peças, é melhor montar uma loja do gênero do que um depósito de materiais de construção, onde você não tem conhecimento nem sobre o produto e nem sobre o público.

4. MISTURAR AS FINANÇAS DA EMPRESA COM AS PESSOAIS

Uma coisa que deve ficar extremamente clara, é que as finanças da empresa pertencem à ela. É uma pessoa jurídica. As finanças pessoais do Proprietário são do proprietário. É uma pessoa física. Deve-se encarar este como um colaborador da empresa, assim como qualquer outro, com um pró-labore estipulado e justo.

Dica: Jamais use as finanças da empresa para realizar extravagâncias pessoais. Isso, a médio e longo prazo, vão enfraquecer a empresa a ponto de obrigá-la a cerrar as portas.

5. CONTRATAR PESSOAS SEM COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS

Este é um erro muito comum em empresas familiares, onde por conta do vínculo familiar, muitas vezes a pessoa que ocupa determinado cargo não reúne os requisitos mínimos necessários para executar determinadas tarefas.

Dica: Sempre investir em capacitação e treinamento pessoal. Em alguns casos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com