TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os resultados do estudo, realizado no Museu do Tragio, localizado em Bras de Alportel

Trabalho acadêmico: Os resultados do estudo, realizado no Museu do Tragio, localizado em Bras de Alportel. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 6

ÍNDICE

1 INTRODUÇÃO 2

2 ESTRATEGIAS DE MARKETING 3

2.1 DESCOBRIR E SATISFAZER AS NECESSIDADES 3

2.1.1 MARKETING REATIVO 3

2.1.2 MARKETING ANTECIPADOR 3

2.1.3 MARKETING CRIADOR 3

2.2 PRINCIPAIS PASSOS DO PROCESSO GESTÃO DE MARKETING 4

3 O QUE É O MUSEU TRAJO 6

4 MARKETING MIX 7

4.1 PRODUTO 7

4.1.1 Ambiente, design 7

4.1.2 Factores que lembram o passado 7

4.1.3 Actividades culturais e sociais 8

4.1.4 Música 8

4.2 PREÇO 8

4.3 COMUNICAÇÃO 9

4.3.1 Novas tecnologias “Internet” 9

4.3.2 Divulgação 9

5 ANALISE SWOT 9

6 ANALISE PEST 10

7 ANALISE INQUERITO 10

8 CONCLUSÃO 10

9 BIBIOGRAFIA 10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho almeja apresentar os resultados da pesquisa que foi realizada no Museu do Trajo, sito em S. Brás de Alportel.

A proposta do projecto de Revitalização do Museu do Trajo, surgiu com o intuito de buscar respostas para o desconhecimento da instituição, por parte da população residente em áreas limítrofes ao local onde a mesma está sediada. Queremos também zelar pela conservação do significativo acervo que o Museu possui.

Outro dos nossos objetivos é assegurar a recuperação e modernização de espaços culturais, com ações que integrem a preservação do patrimônio e o desenvolvimento urbano.

O programa visa contribuir para a democratização do acesso à cultura, viabilizando a exposição de acervos para a sociedade, e para a criação de uma consciência de preservação do patrimônio histórico e cultural nacional

Cada vez mais o marketing influencia a resposta dos consumidores, então é de extrema importância que as empresas/instituições comecem a utilizar estratégias de marketing para conseguirem conquistar o interesse dos consumidores/cliente.

“As empresas têm duas e apenas duas funções básicas: marketing e inovação. Só o marketing e a inovação produzem resultados, tudo o resto gera custos.”

Peter Drucker

2 ESTRATEGIAS DE MARKETING

2.1 DESCOBRIR E SATISFAZER AS NECESSIDADES

Examinadas as questões atuais do marketing, podemos analisar que o seu papel e muito importante para que as empresas consigam atingir o topo do mercado.

Os mercados são cada vez mais competitivos e têm de concentrar na conquista do cliente.

2.1.1 MARKETING REATIVO

O marketing já foi definido como tarefa de “descobrir e satisfazer necessidades”. É uma fórmula recomendável sempre que exista uma necessidade clara e quando a empresa a identificou e preparou para ela uma solução satisfatória.

2.1.2 MARKETING ANTECIPADOR

Outra coisa bem diferente é reconhecer uma necessidade bem antes de ela surgir. Muitas vezes o Marketing antecipa a entrada no mercado e arrisca, o que pode ser determinante.

2.1.3 MARKETING CRIADOR

É a jogada mais arriscada de marketing, quando a empresa introduz um produto ou um serviço que ninguém pediu, e que muitas vezes ainda nem tinha sido pensado por ninguém.

2.2 PRINCIPAIS PASSOS DO PROCESSO GESTÃO DE MARKETING

Os principais passos no processo de gestão de marketing são cinco:

1. Estudo ( pesquisa de mercado)

2. Segmentação, definição de objectivos e posicionamento

3. Marketing Mix (4 Pês)

4. Implantação

5. Controlo (opiniões, avaliar resultados, melhoria da estratégia)

O estudo é o ponto de partida, sem ele a empresa entra no mercado como um cego. É preciso um estudo cuidadoso das oportunidades e espectativas.

Esse estudo levará reconhecer as necessidades, percepções e preferências.

Depois do estudo verificara-se que exististe vários segmentos de consumidores e tem de definir qual a direcção a seguir. Escolherá como alvo o segmento que mais se adequa objectivo.

É preciso a empresa marcar posicionamento no mercado de forma a que os clientes vejam benefícios se optarem por esse produto.

Depois passam à fase do marketing táctico, isto é porem em acção os meios do marketing mix, que vai apoiar o posicionamento do produto, são conhecidos pelos 4 “Pês”:

• Produto

• Preço

• Promocion (Comunicação)

• Place (local, promoção)

Depois de ser feito o planeamento estratégico, a empresa tem agora de produzir, atribuir um preço, de o distribuir e promover. A este passo chama-se implementação.

O passo final do processo do marketing é o controlo. As empresas bem sucedidas estão sempre a receber impressões do mercado, controlam e analisam resultados, fazem correcções, tudo para atingir os objectivos/resultados.

Se a empresa não está a atingir os objectivos, tem que perceber que a culpa reside num dos quatro “Pês” do marketing mix, na segmentação, definição de objectivos ou no posicionamento.

3 O QUE É O MUSEU TRAJO

Museu do trajo está instalado num palacete do século XIX em S. Brás de Alportel. As exposições são por excelência o vestuário histórico característico do nosso Algarve.

Nos seus espaços destaque a actividade da corticeira, muito comum na localidade, com exposição de arreios e alfaias agrícolas. E

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com