TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PECULIARIDADES E LÍDERES DE PAPÉIS NA ORGANIZAÇÃO

Tese: PECULIARIDADES E LÍDERES DE PAPÉIS NA ORGANIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Tese  •  2.336 Palavras (10 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 10

CARACTERÍSTICAS E PAPEL DE UM LÍDER EM UMA ORGANIZAÇÃO

Bianca Khnis¹

Gustavo Marchi²

Instituição de Ensino Uniasselvi/Assevim

Administração / Recursos Humanos (ReH15) – Psicologia Organizacional

19/06/2013

RESUMO

A administração de uma empresa dispõem de diferentes variedades de fatores determinantes para o seu funcionamento, estas são definidas de acordo com a segmentação de cada organização. Dentro da administração há duas gestões que se fazem necessário realçar, o da Liderança e o de Recursos Humanos. O líder é quem mais contribui para o alcance de objetivos individuais internos e organizacionais em o geral, como obter competitividade, lucratividade, reconhecimento no mercado, entre outros, e o Recursos Humanos mantem o foco nos funcionários, a fim de proporcionar uma melhor vida no trabalho, ambiente seguro e satisfatório, consequentemente gerando melhor desempenho de uma organização.

Palavra-chave: Administração; Recursos Humanos, Líderes e Liderança.

1 INTRODUÇÃO

Para uma boa administração, ou seja, formação e desenvolvimento de uma organização, é necessário ter alguém que a gerencie, que faça a gestão dos processos, delegando funções, motivando os seguidores e proporcionando satisfação no desempenho das atividades. Nas organizações atuais é comum observar os mais variados tipos de pessoas desempenhando esse papel.

Este trabalho demonstrará a importância da liderança correta dentro de um ambiente organizacional, direcionando o principal gestor dessa atividade, o líder, podendo assim apresentar resumidamente traços de suas origens, características, as diferentes formas de abordagem, entre outros aspectos relacionados, tais como a contribuição do setor de Recursos Humanos, que vem desempenhando importante papel nas organizações, juntamente aos lideres visando melhor compreensão e satisfação dos integrantes da organização.

Baseando-se em autores renomados, iremos demonstrar como cada indivíduo, seja seguidor, subordinado, gestor ou líder tem sua grande importância na estratégia de desenvolvimento de uma organização, onde na sequencia o trabalho também poderá proporcionar a identificação do papel do Administrador de Recursos Humanos em relação a liderança dentro das organização.

2 ADMINISTRAÇÃO

Para entender e obter a liderança no meio mercadológico é necessário possuir conhecimento em administração, para poder assimilar seus processos práticos e teóricos com o relacionamento humano, obtendo assim eficácia e eficiência no papel de líder.

A administração é uma ferramenta usada como gestão em uma organização, para desempenhar e desenvolver melhor os processos, os esforços físicos e as tomadas de decisões.

Para Megginson, Mosley, Pietri (1986 p.135) administração tem a seguinte definição:

[...] pode-se definir administração como trabalhar com as pessoas para determinar, interpretar e alcançar os objetivos organizacionais pelo desempenho das funções de planejamento, organização, preenchimento de vagas, direção e controle.

Saber impor e adequar as funções da administração de acordo com valores e nas práticas de cada colaborador em uma organização, pode nos proporcionar melhores resultados nos processos. Essa função normalmente é realizada por um agente que possua habilidades administrativas e que saiba delegar, planejar, ter visão empresarial para cada atividade processual, tal qual, o líder.

2. LIDERANÇA

2.1 BREVE HISTÓRICO

De acordo com Marinho (2006) teorias antigas apontam que desde os tempos do Egito e das filosofias gregas já existia a preocupação e a identificação de lideres na sociedade. Os mesmos atribuíam aos lideres características como autoridade, percepção e justiça. Essas atribuições ajudavam a manter a sociedade organizada e a socialização entre seus integrantes.

Maquiavel (1999) apud Marinho (2006, p. 11) também apresenta que uma das teorias mais antigas sobre liderança:

[...]existem duas maneiras de se manter o poder: com a lei, que é o método próprio do ser humano, e a força, que é o método típico dos animais. Considerando que a lei geralmente não é o suficiente para a manutenção do poder, tornando-se necessário recorrer a força para a consecução de seus objetivos.

Podemos observar que com o passar do tempo, a forma de liderança apesar de ter sofrido algumas alterações, conforme as necessidades das sociedades, manteve suas características originais.

3 CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS

3.1 A LIDERANÇA

Conforme Oliveira (2006, p. 57) “[...]liderar é o resultado assumido por uma pessoa, a partir da união de dois vetores. Um líder tem que possuir competência (habilidades e experiência) e autenticidade (identidade, atitude e características)”.

Liderança é a reflexão dos atos do líder, e trata-se de um processo contínuo.

A liderança tem o seguinte papel com os seus seguidores:

[...]capacidade de influenciar atitudes, crenças, comportamentos e sentimentos de outras pessoas. Mesmo quem não é líder pode influenciar outras pessoas mas os líderes exercem uma influência desproporcional; ou seja, o líder tem mais influência do que aquele que não é líder. (SPECTOR,2005, apud BERTOLDI 2010, p.90)

Em alguns casos, o cargo de chefia acaba sendo confundido com liderança, porem há uma lacuna entre os dois termos. Líder é aquele que influencia, motiva e auxilia seu seguidor, sem o uso da autoridade ou do poder.

Para WELCH (2010) os líderes devem ter a funcionalidade de construir uma equipe unida e eficiente:

Líderes são incansáveis no aperfeiçoamento da equipe – o líder precisa investir em três atividades:

a) avaliar as pessoas (para ter as pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com