TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

Por:   •  12/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.179 Palavras (9 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

     

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING

RELATÓRIO PIM I

SÃO PAULO, ABRIL/2021

Nº.

NOME

RA

Cidade

01

Raiane Lopes De Lima Gomes

2119730

Indaiatuba / SP

02

Yara Teixeira Da Silva 

2128238

Itapevi / SP

03

Camila Maria Dos Santos Silva 

2110319

Taboão da Serra / SP

04

Giane Jacobson

2100526

São Paulo / SP

05

Vanessa Bezerra da Silva

2129904

São Paulo / SP

INTRODUÇÃO

        Realizamos este Projeto Integrado Multidisciplinar I com o intuito de integrar conhecimentos teóricos à prática envolvendo as matérias de Fundamentos da Administração, Comunicação Empresarial e Técnicas de Informática. Nosso objetivo é descrever de forma sucinta a respeito da companhia de produtos não alcoólicos Coca Cola Indústrias Ltda.

        A pesquisa foi baseada em informações obtidas por colaboradores da empresa, artigos publicados e pesquisas online. Neste trabalho, conseguimos destacar aspectos importantes referentes a área interna da empresa juntamente com dados estatísticos, objetivos a longo prazo e fatos que se relacionam ao conteúdo estudado em nosso manual acadêmico.

A Coca-Cola é a empresa de refrigerantes pioneira no mercado brasileiro, a qual mantêm sua posição número um até os dias atuais. É uma organização que apesar do tempo de mercado, sempre buscou inovar e se adequar ao seu público que está sempre em constante evolução, tanto no quesito de seletividade quanto na constante mudança de padrões de vida.

  1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Fundação e Entrada em Território brasileiro

O criador da fórmula da Coca-Cola John Pemberton, um farmacêutico de Atlanta nos Estados Unidos, não tinha nada mais do que a intenção de criar um remédio para dor de cabeça em 1886, o qual acabou se tornando a bebida mais conhecida do mundo. “A mistura consistia em folha de cola, xarope de fruta, extrato de noz de cola e mais alguns outros ingredientes, os quais formaram um caldo caramelizado marrom” (Bodden, 2008).

Após a sua disseminação no mercado, a bebida já estava famosa em quase todo o mundo, porém só teve o seu ingresso no território brasileiro em 1941, quando o então Presidente da Coca-Cola, Robert Woodruf fez uma campanha na Segunda Guerra Mundial, em que todos os soldados poderiam ter fácil acesso a uma Coca-Cola por apenas cinco cents. Com isso, em Recife, que era um local de parada de embarcações que tinha como destino a Europa que estava em guerra garantiu um ponto desse refresco em uma de suas fábricas de água mineral.

Estratégias Organizacionais e Oportunidades de Negócios

A Coca-Cola sempre inovou seus objetivos estratégicos, se adaptando ao seu público ao longo dos anos. Uma de suas estratégias foi alterar a receita de seus produtos, reduzindo a quantidade de açúcar visto que o seu público estava se reestruturando para ter uma vida mais saudável, além do investimento em sustentabilidade agregando valor as garrafas PET retornáveis e apostando em campanhas que gerassem economia circular causando assim um grande impacto social. Com isso, percebemos que para gerar oportunidades de negócios a empresa diversificou a sua linha de produtos criando bebidas de baixa caloria e se tornando eco-friendly.

Segundo a Coca-Cola Indústrias Ltda., algumas estratégias estabelecidas a longo prazo que são:

  • Fazer com que cem por cento das embalagens sejam recicláveis até 2025 no mundo todo;
  •  Realizar a coleta e a reciclagem de uma garrafa ou lata para cada unidade vendida até 2030;
  • Fazer parcerias com atrizes e atores, organizações sem fins lucrativos, comunidades, governos e parceiros do setor para reciclar e reutilizar.

 Política de Qualidade

          No quesito estruturação e melhora da sua parte administrativa, a Coca-Cola sempre preza por seus produtos perfeitos e zela pelo bem-estar dos seus funcionários e cumpre as cinco funções básicas do ato de administrar que são: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. 

A excelência de seus produtos é baseada em sete princípios: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo de seus produtos, tomada de decisão, melhoria continua e gestão de relacionamento com seus clientes. 

Principais Produtos e Concorrência

Todos os dias, cerca de um milhão e novecentos mil pessoas consomem os produtos da Coca-Cola no mundo inteiro. A multinacional, distribui ao redor do mundo mais de seiscentas marcas, porém só no Brasil encontramos cento e cinquenta variedades, sendo algumas delas: Sprite, Schweppes, Simba, Kuat, Guaraná Jesus, Água Crystal, Fanta, toda a linha Del Valle, Kapo, Aquarius, entre outras.

         Sua principal concorrente é a PepsiCo, que usa como estratégia de marketing projetos sociais e está em segundo lugar no mercado, perdendo claramente para a pioneira Coca-Cola. Ambas se beneficiam com a concorrência, visto que comparam e melhoram seus métodos e produtos a todo momento para melhor se qualificarem no mercado.

Faturamento da Empresa

No gráfico abaixo podemos observar a oscilação referente a empresa em questão, que como principal destaque do período apresentado, verificamos que em março de 2020, no início da atual Pandemia de Covid 19 houve uma desvalorização das ações da Coca-Cola, porém, no mês seguinte ela obteve uma movimentação de alta que resultou na valorização de mais de cinquenta por cento de suas ações.

    [pic 2]

Imagem 1

        Segundo o jornal eletrônico Estadão Conteúdo “a Coca-Cola tem queda em lucro e receita no quarto trimestre de 2020”, ou seja, a Coca-Cola contabilizou um lucro líquido de US$ 1,46 bilhão só no quarto trimestre de 2020, o que equivale a uma diminuição de vinte e nove por cento em relação aos US$2.04 bilhões apurados em 2019 no mesmo período. Sendo assim, mesmo que haja a diversificação mundial de suas operações contribuindo positivamente para a valorização de suas ações na Bolsa, os seus resultados foram muito afetados na pandemia devido à queda da receita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (143.6 Kb)   docx (192.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com