TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passo A Passo Para Abertura De Uma Empresa

Artigo: Passo A Passo Para Abertura De Uma Empresa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  3.435 Palavras (14 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 14

DYMAS FRANKLIM ALMEIDA DOS REIS

IRAGILDO JOSE ALVES DOS SANTOS

JAQUELINE DE JESUS DOS SANTOS

JEAN CARVALHO DOS SANTOS

JONATAS MACEDO FREITAS DE OLIVEIRA

YEDA DA SILVA MENEZES

PASSO – A – PASSO PARA ABRIR UMA EMPRESA.

QUAL CAMINHO PERCORRER.

Atividade apresentado à disciplina Contabilidade Comercial do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da Faculdade UNIME Salvador, como requisito parcial de avaliação, sob a orientação do Professor Adriano Araújo.

SALVADOR

2013

Tema: Passo a passo para abertura de uma empresa.

Título: Qual caminho percorrer?

Problema:

 Quais são as primeiras etapas para a abertura de uma empresa?

Objeto geral:

 Identificar todas as etapas existentes para abertura de uma empresa e quais os principais órgãos envolvidos nesse processo.

Objetivos específicos:

 Existe uma ordem a ser seguida na constituição e legalização?

 Qual o órgão deve ser consultado primeiro?

 Quais os formulários deverão ser preenchidos?

 Quais os documentos deverão ser apresentados?

 Quais as taxas cobradas pelos órgãos?

Tópicos:

 Passo a passo para abertura de uma empresa.

 Qual caminho percorrer

 Quais são as primeiras etapas para a abertura de uma empresa?

 Identificar todas as etapas existentes para abertura de uma empresa e quais os principais órgãos envolvidos nesse processo.

 Existe uma ordem a ser seguida na constituição e legalização?

 Qual o órgão deve ser consultado primeiro?

 Quais os formulários deverão ser preenchidos?

 Quais os documentos deverão ser apresentados?

 Quais as taxas cobradas pelos órgãos?

 Conclusão

 Referência bibliográfica

 Anexos : Certidões

PASSO A PASSO PARA ABERTURA DE UMA EMPRESA.

Primeiro passo:

Definir a natureza comercial (Comércio, Indústria ou Prestação de Serviço).

Segundo passo:

Verificar junto às Praças de Atendimento da Prefeitura Municipal, se o imóvel que será sede do empreendimento possui Certidão de Conclusão – Habite-se e Alvará de Uso do Solo, se existem pendências ou restrições que impeçam a constituição do empreendimento no endereço pretendido, especificamente se a atividade pretendida é compatível com a Lei de Zoneamento da Cidade.

Terceiro passo:

Para iniciar, é preciso abrir firma. Vá a um cartório de registro civil, para registrar sua assinatura, e leve todos seus documentos pessoais (RG, CPF, Certidões), todos com cópias autenticadas.

Quarto passo:

Depois de abrir firma, vá à junta comercial JUCEB ou ao órgão de registro de empresas, para registrar que sua empresa existe oficialmente. E para realizar esse procedimento, é necessário o Contrato Social, os Documentos pessoais de cada sócio (autenticados), e a cópia do comprovante de endereço da empresa.

Quinto passo:

Contrato Social: é o documento mais importante no processo de abertura, e é feito com a ajuda de um advogado e um contador. Precisa conter os seguintes itens: interesse das partes; objetivo da empresa; descrição do aspecto societário e a maneira de integralização das cotas.

*Ao ir à junta comercial, o empresário obterá o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa). Há sempre um preço e um prazo para abertura, que varia a cada local.

Sexto passo:

Com o NIRE, já é possível ter o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), e o DECA (Declaração Cadastral), ou seja, sua empresa já está apta a pagar impostos, é um registro de contribuinte.

* CNPJ: é um número para identificação de uma pessoa jurídica perante a Receita Federal. Sem o CNPJ não há como fazer contratos, transações, abrir processos, entre outros. Através do CNPJ é informado a data de abertura, nome da empresa, nome fantasia, código e descrição da natureza jurídica, código e descrição da atividade econômica principal (CNAE), código e descrição das atividades econômicas secundárias, situação cadastral do contribuinte e endereço.

* DECA: é um cadastro no sistema tributário do seu estado, feito junto à Secretaria Estadual da Fazenda.

Ao fazer o cadastro no CNPJ, é preciso saber se o tipo de empresa faz parte do SIMPLES (Sistema Integrado de Imposto e Contribuições das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte), para que essa classificação seja usada na tributação, e na fiscalização das atividades da empresa. Sendo assim, antes de fazer seu cadastro, faça uma consulta para saber em que tipo sua empresa é classificada.

Sétimo passo:

O próximo passo é fazer o cadastro na prefeitura, para receber o alvará de funcionamento, que é uma licença que permite o funcionamento e a localização da empresa. O alvará pode ser obtido pela internet, ou na secretaria de finanças de cada cidade. O alvará é de extrema necessidade para que a empresa não seja considerada ilegal, não corra o risco de ser fechada e do empresário ser punido.

Oitavo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com