TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABERTURA EMPRESA

Monografias: ABERTURA EMPRESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2013  •  2.815 Palavras (12 Páginas)  •  2.974 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO – UNIRP

TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO II

CURSO CIÊNCIAS CONTÁBEIS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – ABERTURA DE UMA EMPRESA

BOLICHE BAR

CENTRO DE ENTRETENIMENTO

MARTA DE SOUZA LIMA

CRISTINA CORREA SOUZA

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP

2012

ÍNDICE:

Apresentação .................................................................................................. 03

Introdução ....................................................................................................... 04

História ............................................................................................................ 05

APRESENTAÇÃO

O Boliche conhecido de hoje foi consolidado no século XX nos Estados Unidos. Em 1895, o equipamento de boliche foi então totalmente padronizado para que os jogadores de todo o mundo pudessem competir em igualdade de condições.

Hoje existem mais de 65 milhões de praticantes somente nos Estados Unidos, onde as premiações chegam aos milhares de dólares, tanto para os profissionais como para os amadores.

No mundo, atualmente, existem cerca de 250.000 pistas de boliche e mais de 100 milhões de praticantes em mais de 90 países e 10 milhões de competidores.

INTRODUÇÃO

Os serviços de entretenimento de uma maneira geral têm sido bastante demandados na atualidade. Neste segmento destacam-se aqueles que conseguem agrupar famílias e amigos, como o boliche.

As Casas de Boliche tornaram-se centros de entretenimento sendo o boliche a âncora. Entre as opções de entretenimento estão os jogos eletrônicos, bilhar, playground e outros. Os centros de entretenimento também oferecem área de serviço, bar e restaurantes.

Potencialmente o retorno do investimento ao montar um centro de entretenimento ocorre de 2 a 3 anos. Muitos empresários do ramo investem em mais de um centro de entretenimento por comprovarem a lucratividade do negócio.

De acordo com as pesquisas, o boliche representa uma média de 60% do faturamento de um centro de entretenimento.

HISTÓRIA

Existem várias versões para o aparecimento do jogo que acabou se transformando em esporte.

A mais famosa das versões relata que um arqueólogo inglês encontrou na década de 1930, uma tumba de 3.200 a.C. de uma criança egípcia com pinos e bolas que poderiam ser de um jogo, talvez até de um tipo de boliche primitivo.

Uma lenda relata que guerreiros de tribos antigas divertiam-se após as batalhas, usando os ossos das coxas de seus inimigos como alvos a serem atingidos. Os crânios eram lançados colocando-se o polegar e outros dedos nas cavidades dos olhos.

Há estudos que mencionam um jogo na Polinésia chamado de “Ula Maika”, tido como a origem do boliche. Segundo historiadores, trata-se de um dos mais antigos esportes de bolas arremessadas, sendo considerado um irmão do bocha.

No século XIV surgiu, na Inglaterra, um jogo de boliche na grama que tinha por objetivo colocar a bola o mais perto possível do alvo, porém sem derrubá-lo.

A popularidade deste jogo chegou a ponto do Rei Eduardo III, na Inglaterra, proibir a sua prática em 1.366, pois temia que ele superasse o arco e flecha, esporte que tinha maior importância militar. A proibição se referia a um jogo dos 9 pinos, o que obrigou os ingleses a reinventarem o esporte com 10 pinos, o que se afirma, tornou-se tradição e foi seguido, mais tarde, nos Estados Unidos pela International Bowling Association – IBA.

Já na Alemanha, no ano de 1370, devido as ruinosas apostas que se faziam, Carlos V proibiu a prática do jogo que também era combatido pelos clérigos da Igreja que o chamavam de “Hei Denwerfen” (destruição dos pagãos).

O primeiro regulamento conhecido do jogo é de autoria do alemão Hugo Von Trimberg. Foi elaborado no século XIII e se intitulava “Renner”.

Há uma outra versão, entretanto, sobre o nascimento do boliche: diz-se que surgiu por volta do século IV ou V, na Alemanha, com conotação religiosa e era jogado com nove pinos colocados em forma de losango.

Afirma-se que Martinho Lutero gostava tanto desse jogo que mandou construir uma pista particular de boliche em sua casa.

Outras fontes afirmam que o esporte era jogado entre os Césares, em Roma, na Alemanha e na Holanda. Deste último país, imigrantes teriam levado a prática para os Estados Unidos, e assim o boliche proliferou, ganhando o país e o mundo.

De qualquer modo, os americanos adotaram o jogo modificando a colocação dos pinos para a forma triangular e acrescentando mais um pino, sendo batizado como “tenpin bowling”.

O jogo de boliche tomou um grande impulso no início do século XX, primeiro nos Estados Unidos e depois se expandiu pela Europa.

Na década de 1960, o boliche começou a fazer sucesso em iniciativas pontuais e locais no Brasil. Surgiram Casas de Boliche e apareceram bons jogadores. Note-se que já havia no país uma longa tradição do jogo da bocha, aparentada ao boliche, como fruto da imigração italiana do século XIX que se estendeu de SP ao RS.

Entre 1963 à 1969 foi o período correspondente à década de ascensão do boliche no Brasil, somente na cidade de São Paulo existiam 96 Casas de Boliche. No Rio de Janeiro - RJ, as duas primeiras pistas de boliche

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com