TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedido De Vida

Monografias: Pedido De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...................................................................................................3

2 PROCESSO DE COMUNICAÇÃO....................................................................4

2.1 A IMPORTÂNCIA DA TRANSPARÊNCIA E COERÊNCIA ENTRE O DISCURSO E A PRÁTICA.......................................................................................................................7

3 CONCLUSÃO....................................................................................................8

4 REFERÊNCIA....................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

Nos dias atuais onde as informações andam cada vez mais rápidas principalmente pelo avanço da tecnologia, é essencial que a comunicação seja trabalhada com afinco principalmente nas organizações, não somente com seus clientes externos, mas também com seus clientes internos, ou seja, os colaboradores.

Para isso as informações devem ser claras e precisas para não surgirem dúvidas. Nessa produção textual: ‘Relatos diferentes, uma narrativa’ por Roberto Rokermann, trata da importância do alinhamento da comunicação entre os responsáveis em transmitir as informações.

2 PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO

Atualmente existem públicos diferentes para se transmitir as mais variadas informações para isso se faz necessário para um alinhamento nos setores responsáveis pela comunicação nas organizações.

É importante considerar desde de o mais simples comunicado aos colaboradores até os relatórios para os investidores devem ser claros e precisos para não surgir dúvidas no meio do processo comunicativo.

Uma das empresas relatadas no texto, a Braskem ilustra claramente a importância de uma interação estreita em todas as áreas da empresa. Destaca a importância de um planejamento para obter um alinhamento preciso nas informações, antes dos anúncios dos resultados, foi relatado que é feita uma primeira reunião uma semana antes da divulgação trimestral do balanço, onde o presidente da Petroquímica, vice-presidente financeiro e os diretores de relações de investidores se reúnem e discutem o que devem ser reforçado, eventuais vulnerabilidades e possíveis questionamentos.

É realizado mais dois encontros para o alinhamento das mensagens, isso também acontece quando os relatórios anuais são divulgados, sempre se destaca uma interação entre todos os envolvidos. Isso demonstra que objetivo é que as informações seja passada para todos os setores, sem sofrerem alterações. Essa empresa leva essa forma de comunicação não apenas com seus clientes externo, mas também com seus colaboradores.

A cada dois mês é publicado uma revista com assuntos inerentes aos interesses dos colaboradores, um responsável da equipe de comunicação, conversa com cada setor da empresa para ser realizado um levantamento do assunto de maior interesse. Esses assuntos são analisados e levados para aprovação e uma vez aprovado são publicados.

A meta da empresa é ter um processo comunicativo eficiente em todas as suas frentes, exigindo da sua equipe de comunicação um maior empenho, ou seja, trabalhar como jornalista, coletar assuntos e ser mais técnico possível.

Com a impressa o contato é próximo, vale ressaltar que o foco da impressa é diferente da empresa.

Como a Braskem é uma empresa que tem como um dos seus focos a sustentabilidade, procura inserir a comunicação sobre o tema em dias comemorativos como Dia da Água e Dia do Meio Ambiente como exemplos, abrindo discussões que a impressa não trata com mesma motivação de outros temas.

CPLF Companhia de Energia Elétrica utiliza como processo comunicativo as mensagens do presidente da empresa através de simples mensagens diretas e pequenos avisos na própria conta de luz. A imprensa local e regional recebe também atenção especial, onde uma descentralização, no qual os gerentes tem autonomia para se relacionar diretamente com as mesmas. Existe um programa de gestão onde a diretoria da organização chamada stakeholders estabelece um relacionamento e ações comunicativas com o público estratégico para empresa direcionando este programa para colaboradores, imprensa e mídia em geral.

A equipe de comunicação da CPLF possui um trabalho de fixação da marca baseando-se na missão, visão e nos princípios da organização. A análise do processo comunicativo é essencial de toda estrutura da empresa para melhor uso da ferramenta utilizada.

A comunicação é um processo dialógico marcado pela interação onde as mensagens são trocadas entre emissores e receptores, sabemos que as relações interpessoais são imprescindíveis no estabelecimento do contato com mais variados indivíduos socioculturais. Nas organizações, os relacionamentos influenciados indiretamente nas ações da mesma, sendo assim, se ocorrem bons relacionamentos em contrapartida haverá bons resultados, porém, se não houver relacionamentos bons isso trará consequências ruins.

Os colaboradores tem a comunicação com a forma de adquirir informações sobre tudo que pode afeta-los, Assim como os clientes externos utilizam esse processo comunicativo como valorização, sendo que através desses processos são considerados importantes e peças fundamentais.

A ferramenta de gestão que implementaria para padronizar as atividades seriam a tempestade de ideias ou brainstorming.

Por ser empresas modernas e em constante mudanças esse ferramenta seria ideal por se tratar de uma técnica em que sua principal característica é explorar a criatividade, potencialidade e as habilidades de todos os envolvidos, desse modo direcionando para os interesses da empresa. Ela também serve para desinibir os participantes nas reuniões deixando-os encorajados a transmitir maior número de ideias.

Objetivos:

 Gerar uma ampla variedade de ideias;

 Assegurar que todos os membros da equipe se envolvam no processo de solução de problemas;

 Assegurar que nada deixe de lado;

 Criar atmosfera de criatividade e abertura.

Aplicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com