TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Operacional

Dissertações: Pesquisa Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 5

O que é Pesquisa Operacional

A Pesquisa Operacional (PO) é uma ciência que objetiva fornecer ferramentas quantitativas ao processo de tomada de decisões. É constituída por um conjunto de disciplinas isoladas, tais como Programação Linear, Teoria das Filas, Simulação, Programação Dinâmica, Teoria dos Jogos, etc.

O termo Pesquisa Operacional (em inglês: Operations Research) foi empregado pela primeira vez em 1939 como ma tentativa de englobar, sob uma única denominação, todas as técnicas existentes ou que viriam a ser desenvolvidas e que tinham o mesmo objetivo citado. De uma maneira geral, todas as disciplinas que constituem a PO se apóiam em quatro ciências fundamentais: Economia, Matemática, Estatística e Informática.

As áreas de aplicação abrangem fábricas,escritórios, hospitais, fazendas, estradas, etc. Sendo uma disciplina científica de características horizontais, as suas contribuições estendem-se por praticamente todos os domínios da atividade humana, da Engenharia à Medicina, passando pela Economia e a Gestão Empresarial, mas com ligações particularmente fortes com a Engenharia de Produção em vista do seu potencial de abordagem dos problemas envolvendo os meios de produção: seres humanos, matérias-primas, equipamentos, recursos financeiros e meio ambiente.

Programação Linear

A Programação Linear (PL) é uma técnica de planejamento que vem se constituindo como uma das mais poderosas em quase todo ramo da atividade humana. Seus benefícios são exatamente aqueles procurados por qualquer empresa: diminuição dos custos e aumento dos lucros. Emalgumas organizações ela está, inclusive, embutida em suas rotinas informatizadas de planejamento diário dos processos de operação.

Esta técnica foi criada em 1946 e tem sido aplicada nas áreas mais diversas. Algumas aplicações se tornaram clássicas, tais como: Formulação de alimentos, rações e adubos; Blendagem de ligas metálicas e petróleo; Transporte; Localização industrial; Carteira de ações (Investimentos); Alocação de recursos em fábricas, fazendas, escritórios, etc; Designação de pessoas e tarefas (Composição de tabelas de horários);Corte de barras e chapas.

Vantagens

Uma das vantagens do uso da pesquisa operacional, por exemplo é o seu uso na Programação Linear, onde o objetivo é encontrar o lucro máximo ou o custo mínimo em situações reais. A magnitude deste benefício dentro das empresas, segundo pesquisas efetuadas em empresas que tem utilizado esta ferramenta, foi a redução de custos que se enquadra facilmente na faixa entre 1% e 5%, existindo casos que chegam até a 15%.

Alguns Métodos de Otimização

Método Gráfico: O Simplex e o Dual;

Teoria de Grafos;

Cadeias de Markov;

Modelos Probabilísticos;

Aplicação de Teoria das Filas;

Programação Dinâmica.

2. Definição

“Pesquisa Operacional é o uso do método científico com o objetivo de prover departamentos executivos de elementos quantitativos para a tomada de decisões, com relação a operações sob seu controle” (Kittel, 1947).

“A Pesquisa Operacional é a aplicação do método científico, por equipes multidisciplinares, a problemas envolvendo o controle de sistemas organizados de forma a fornecer soluções que melhor interessam a determinada organização” (Ackoff,1968).

“Pesquisa Operacional é uma metodologia de estruturar processos aparentemente não estruturados por meio da construção de modelos. Utiliza um conjunto de técnicas quantitativas com o intuito de resolver os aspectos matemáticos dos modelos” (Ehrlich, 1991).

Hoje, o termo operations research, ou pesquisa operacional, significa “um método científico para tomada de decisão, que busca determinar como melhor planejar e operar um sistema, usualmente sob condições que requerem alocação de recursos escassos”.

3. A Metodologia da Pesquisa Operacional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com