TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Operacional

Monografias: Pesquisa Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

O Desenvolvimento da Pesquisa Operacional

Durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de cientistas estudaram problemas de estratégia associados com a defesa do país. O objetivo era decidir sobre a utilização mais eficaz de recursos militares.

Com o fim da guerra, a utilização de técnicas de pesquisa operacional tronou-se o interesse de diversas outras áreas, tais como organizações de negócios, no governo e na indústria.

A origem dos problemas encontrados exigiu uma abordagem que permitisse reconhecer os diversos aspectos envolvidos. Uma característica da pesquisa operacional que facilita o processo de análise e decisão é a utilização de modelos. Eles permitem analisar e testar a solução proposta, antes de ser efetivamente implantada.

Houve um grande progresso na Pesquisa Operacional devido à larga utilização de microcomputadores. Isso fez com que os modelos desenvolvidos fossem mais rápidos e versáteis, além de serem também interativos.

Modelagem

É a representação de um sistema existente ou um projeto aguardando execução. Onde o existente reproduz o funcionamento do sistema, com objetivo de aumentar sua produtividade. E o projeto aguardando execução, é utilizado para definir a melhor estrutura do sistema.

Para obter o êxito através do modelo, é preciso ter certeza de que ele realmente representa o sistema real. Um problema simples pode ser representado por modelos também simples, e problemas complexos requerem modelos mais elaborados.

Fases do Estudo de Pesquisa Operacional

As fases do Estudo de Pesquisa Operacional são:

• Definição do problema;

• Construção do modelo;

• Solução do modelo;

• Validação do modelo;

• Implementação da solução.

A seguir, um resumo da cada uma das fases.

Definição do problema

A definição do problema está relacionada a três aspectos: definição exata dos objetivos; identificação das alternativas de decisão e reconhecimento das restrições e exigências do sistema.

A definição dos objetivos é uma das atividades mais importantes, pois o modelo é criado a partir destas informações. As alternativas de decisão e as restrições existentes devem estar explicitas, para que as soluções obtidas ao final do processo sejam exatas.

Construção do modelo

A escolha do modelo é essencial para a qualidade do resultado fornecida. Se o modelo for conhecido, a solução pode ser encontrada através de métodos matemáticos convencionais. Entretanto, se as relações matemáticas são muito complexas, será necessária a utilização de combinações de metodologias.

Solução do modelo

O objetivo desta fase é encontrar uma solução para o modelo escolhido. A solução do modelo é baseada em técnicas matemáticas. No caso de um modelo matemático, a solução é obtida pelo algoritmo mais apropriado. Isto exige conhecimento das principais técnicas existentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com