TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Operacional

Artigo: Pesquisa Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  1.531 Palavras (7 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 7

9) Metodologia: é um programa de jovens líderes para promover a inserção no mercado de trabalho e fomentar a cultura do município de Cajamar. O objetivo é dar formação profissional a lideranças comunitárias e fortalecê-las para que possam atuar como multiplicadores culturais e sociais na comunidade, criando-se assim oportunidades de geração de renda. No início, o projeto era constituído por uma série de oficinas, que trabalhavam uma linguagem artística. Com o tempo, as oficinas foram se tornando mais integradas e, em 2003, atendendo à solicitação dos próprios jovens, a Natura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) fizeram, em parceria, um curso de formação de agentes culturais. Foram 600 horas de aprendizagem sobre diversas competências ligadas à organização de eventos e ao turismo. Desde então, os jovens agentes culturais têm tido inúmeras oportunidades de trabalho na Natura, nos órgãos públicos locais e, mais recentemente, como estagiários em grupos de dança e teatro em São Paulo. Desde 2005, a Natura apoia o grupo na estruturação de uma cooperativa de Agentes Culturais em Cajamar.

Com base no texto acima podemos inferir que se trata do critério.

R: Sociedade.

Justificativa: Os projetos sociais são um exercício de cidadania, pois envolvem as pessoas para além do seu campo de vivência, permitindo a transposição de barreiras e preconceitos em benefício do outro. Eles são um meio para que haja maior conscientização do indivíduo diante do papel que ele desempenha na sociedade, além de despertar o sentimento de solidariedade. Assim, investir em cultura é investir em alguma coisa que se acredita ser importante para a sociedade como um todo. Não significa exatamente algo quantificável, como ocorre na visão pragmática de gestão, quando acreditamos que tudo tem que ser mensurável e quantificável para, a partir de números estatísticos, conseguirmos medir a nossa eficácia organizacional.

10) A tecnologia da informação diz respeito aos métodos de manipular os dados para obter informações de qualidade que auxiliam no pro¬cesso decisório da organização. A implantação de tais métodos pode causar grande melhoria no processo produtivo da organização, tornando-a mais competitiva. Os sistemas de gestão da empresa são chamados de ERP (Enterprise Resource Planning) ou planejamento de recursos empresariais. Eles são controlados por uma intranet, que é uma rede de computadores. Com um ERP funcionando, a empresa constrói um banco de dados facilmente gerenciado, chamado de KM (Knowledge Management) ou gerenciamento do conheci-mento. As informações que podem dar suporte aos níveis que decidem são chamadas de BI (Business Intelligence). Os programas específicos para o desenvolvi¬mento de planejamentos e para a concepção de cenários de estudo são basicamente dois: o EIS (Executive Information System), ou sistemas de informação executiva, e o EBR (Case Based Reasoning), ou aplicações baseadas em casos. O EIS é composto de dois subsistemas: o SSD, ou sistema de suporte decisório, e o SSE, ou siste¬ma de suporte executivo.

Para melhor controle do relacionamento com fornece¬dores e distribuidores, utiliza-se um SCM (Supply Chain Management), ou gerenciamento da cadeia de suprimentos. Esse programa permite que se integre um sistema de pagamentos eletrônicos, o EDI (Eletronic Data Interchange), ou intercâmbio eletrônico de dados. Os sistemas SCM e EDI reduzem os custos e aumentam a produtividade, fornecendo dados precisos.

Os clientes também podem utilizar um canal de comunicação direto com a empresa por meio do correio eletrônico (e-mail) para tirar dúvidas ou receber mais informações a respeito de determinado produto. Se a empresa possuir um portal de negócios (e-business), ela estabelece comunicação com seus fornecedores, distribuidores e representantes pelo B2B (Business to Business) e, com seus clientes, pelo B2C (Business to Consumer). Mas a empresa pode optar pelas vendas online (e-commerce), quando as transações comerciais são diretamente realizadas no seu sistema de informação.

Se a empresa conseguir as informações dos consumidores fi¬nais formando um cadastro detalhado, ela pode fazer um marketing direcionado para melhorar seu faturamento por meio da aproximação com o cliente. Isso é feito com um sistema chamado de CRM -(Customer Relantionship Management), ou gerenciamento do rela¬cionamento com o cliente.

As pesquisas sobre os clientes podem ser realizadas com métodos estatís¬ticos e computacionais (data mining) que facilitam os planeja¬mentos estratégicos. Para armazenar todas essas informações, a empresa lança mão do datawarehouse, um armazém de dados. Lá ficam guardados os dados transacionais OLTP (On Line Transaction Processing), ou processamento online de dados transacionais, e os dados analíticos OLAP (On Line Analytical Processing), ou processamento online de dados analíticos. Além disso, uma intranet pode ser utilizada para o endomarketing, na forma de painel de negócios, o digital dashboard.

Para tudo isso fazer sentido, os benefícios dessas ferramentas são percebidos por sistemas que medem o retorno sobre o investimento: o ROI (Return of Investiment) e o TCO (Total Cost Ownership).

Fonte. BATISTA, E. O. Sistemas de informação – o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva 2006.

Com base no texto acima podemos inferir que se trata do critério

R: informação e conhecimento.

Resposta no caderno...

Pesquisa operacional NP1

C2Q5

1) Ellenrieder comenta as origens da Pesquisa Operacional da seguinte forma “Sob o ponto de vista histórico, o nome Pesquisa Operacional é relativamente novo, de origem militas, sendo usado pela primeira

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com