TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Gestão De Negócios

Pesquisas Acadêmicas: Portfolio Gestão De Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  2.251 Palavras (10 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 10

1. Crescer ou não crescer, eis a questão.

Crescer em um empreendimento ou vê-lo aumentar conforme os investimentos aplicados é o ápice de qualquer empreendedor. Mas o que parece um sonho pode-se tornar pesadelo. Segundo o professor de economia da INSPER, Otto Nogami, são diversos os fatores que levam uma empresa que está em alta no mercado á sua quase falência, e um deles é o crescimento desordenado e sem monitoramento. Em casos de empresas familiares, como o caso da Fazenda São Pedro, a decisão de crescimento é sempre complicada, pois isso implica a divisão de poderes com pessoas desconhecidas, a criação de novos cargos, deixar uma filial no comando de um gerente geral que talvez não seja da família, um investimento alto para a aquisição de maquinas, alugueis de carros de transporte, aquisição de terrenos para plantio de laranjas, gastos com propagandas em jornais, revistas, internet e banners, etc.. E se tudo isso não estiver bem planejado, pode-se haver uma crise organizacional, queda nos lucros e posteriormente, o fechamento da empresa.

Aventurar-se em outras regiões é algo que exige análise prévia da mesma, como o público alvo, os distribuidores, o poder aquisitivo das pessoas, o poder das marcas concorrentes. A Fazenda São Pedro tem como ponto forte sua tradição na região de Ribeirão Preto, o que faz os moradores da cidade preferirem seu suco em detrimento de marcas como Del Valle, Ades e Sucos Mais por conhecerem sua estrutura e fama, o que tem mantido os lucros da empresa em alta. Mas será que esse sucesso continuaria em outras cidades? Será que os consumidores trocariam marcas mais famosas e que consumissem sempre por uma que acabou de chegar no mercado ? E qual diferencial esta nova marca trairia e que as outras não têm ?

Estas perguntas são as primeiras que se passam na cabeça do empreendedor antes da expansão do negócio, pois suas respostas podem indicar o caminho certo a ser seguido sem sustos ou armadilhas. Outro modo para garantir segurança é a melhoria nos processos da organização. Como a entrada no processo é o plantio e a colheita da laranja, podia-se ter um controle de qualidade da matéria-prima para selecionar melhor a fruta para que o suco não saia com gosto ruim ou “industrializado”. No processo, a inovação da embalagem e a diversificação do tamanho da bebida seria uma boa ideia, além do controle dos nutrientes contidos na bebida, para melhor detalhamento ao consumidor. A saída seria a distribuição e a venda aos supermercados, o que nesta fase seria um diferencial a proposta de se fazer um merchandising com degustação do suco, para se ter um aumento nas vendas. E aproveitando-se do dia-a-dia corrido da população nas grandes cidades, investir em sucos prontos para beber em embalagens pequenas de 200 ml ou 300 ml seria uma boa aposta, disputando também este nicho com as grandes fabricantes de sucos prontos para beber.

1.2. Observando o Modelo de Gestão

O processo de gestão familiar na concepção de Lodi (1987) envolve mitos da empresa familiar, é a ideia de que o ambiente de trabalho deve reproduzir a harmonia do lar, sem conflitos ou disputas. Sendo que para evitar grande parte dos conflitos que ocorrem em empresas familiares, estas precisam adotar medidas em busca da profissionalização de sua gestão. Segundo Werner (2006) profissionalizar a gestão significa incorporar princípios rígidos de gestão e processos claros de administração, baseados em preceitos de responsabilidade social e integração no contexto empresarial com os seus acionistas, membros da família ou não.

No caso da Fazenda São Pedro, o modelo organizacional adotado é o de Estrutura Simples, que é caracterizada pelo baixo grau de departamentalização, grande amplitude de controle, autoridade centralizada e pouca formalização. A estrutura simples corresponde a uma organização bastante horizontal, com funções bastante flexíveis e um líder principal. Essa é uma forma que pequenas empresas costumam adotar. É uma estrutura que permite comunicação direta entre os funcionários, não há especialização de tarefas, há pouca padronização de procedimentos e os diretores e proprietários participam das atividades cotidianas da organização. Essa estrutura costuma ser usada também por empresas que trabalham com apenas uma linha de produtos ( suco de laranja), em um mercado muito específico e cujas estratégias competitivas costumam ser foco no custo ou foco na diferenciação.

Alguns benefícios dessa estrutura são: a fácil comunicação entre os funcionários da organização, o acesso aos superiores, como diretores e proprietários é rápida, permitindo eficaz resolução de certos problemas. Dado que as tarefas não são especializadas, os funcionários costumam ter uma visão mais global da empresa, torna-se mais fácil obter informações dentro da organização. No entanto, a partir do momento que o mercado dessa organização ou sua linha de produtos desenvolve-se a ser maior ou mais complexa, essa estrutura pode tornar-se obsoleta, o fato de não haver processos bem padronizados ou tarefas específicas pode atrasar os processos e perde-se parte da vantagem competitiva que se tinha antes.

1.3. Economia

A Fazenda São Pedro entende seu mercado como sendo oligopólio, pois, segundo o site de pesquisas Wikipédia(), oligopólio corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, no qual o mercado é controlado por um número reduzido de empresas, de tal forma que cada uma tem que considerar os comportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado. Sendo assim, os bens produzidos podem ser homogéneos ou apresentar alguma diferenciação sendo que, geralmente, a concorrência se efetua mais ao nível de fatores como a qualidade, o serviço pós -venda, a fidelização ou a imagem, e não tanto ao nível do preço.

Como a Fazenda São Pedro é muito forte na região de Ribeirão Preto, deixando para trás até mesmo marcas tradicionais como a Del Valle, e não têm muitos concorrentes em vista, ela pode aproveitar-se da sua fama na cidade para vender mais, além de poder oferecer inovações para a região, como melhor controle no serviço pós-venda, mudança nas embalagens, eventos para divulgar ainda mais a marca, etc. Por ser uma empresa pequena, ela têm mais facilidade em enxergar e mudar conforme as necessidades dos consumidores. Com sua expansão para outras cidades, o quadro pode mudar, pois ela vai ser uma marca nova tentando adquirir clientes na nova área, e brigando para se diferenciar das empresas dominantes no ramo.

Segundo Almeida (2007), O lucro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com