TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

-Projeto Integrado Multidisciplinar – Jogos Empresariais

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.580 Palavras (7 Páginas)  •  2.060 Visualizações

Página 1 de 7

Francisco Wagner Ferreira Santos
RA nº. 1430146


RELATÓRIO PIM VIII

CURSO :  CST  EM LOGÍSTICA

Empresa : GELOSOM

Orientador: FABIO SANTOS

Aluno : FRANCISCO WAGNER FERREIRA SANTOS


UNIP – INTERATIVA - 2015                                                                                    Curso Superior de Gestão em Logística
PIM – VIII  -Projeto Integrado Multidisciplinar – Jogos Empresariais

SÃO PAULO

20 de Novembro 2.015

I.- Pontos importantes para a gestão empresarial

a-) Análise de negócio

A região escolhida para a atuação da fábrica foi a região 2, por se tratar de um local onde apresenta maior estabilidade em relação a população e a renda, assim como melhor localização para distribuição de nossos produtos. A região 2 foi considerada apta por ser um local intermediário em relação ao número de consumidores. Por essa característica teríamos a facilidade e a oportunidade de comercializar nossos produtos com um bom preço para a quantidade expressiva dos consumidores da região e também para a distribuição dos produtos para as outras regiões, sendo um local mediano, podendo assim ter uma redução no custo para a distribuição global de nossos produtos. A acessibilidade financeira ajudaria a desenvolver melhor o produto e a maximização dos lucros, considerando a demanda da região. Por outro lado, a desvantagem seria a concorrência na região.

Apostamos assim na vantagem competitiva Qualidade e bom preço, atuando com um preço justo em relação a qualidade e ao consumidor de cada região.

b-) Analise os pontos positivos e negativos das três regiões e justifique a sua escolha pela região onde montou a empresa

Na analise dos mercados regionais a região 1 apresenta uma população menor em relação as demais, mas em contrapartida é a região com maior poder aquisitivo, sendo assim, a vantagem seria a oferta de um produto melhor desenvolvido a um preço relativo ao poder aquisitivo e de consumo da região, podendo a empresa agregar ao produto um preço melhor e de maior competitividade focando a qualidade de seu produto. Quando a desvantagem seria a pouca quantidade de demanda uma vez que a região é inferior as demais em questão de consumidores, forçando a busca de novos consumidores nas demais regiões

.

A região 2, por se tratar de uma região intermediária foi a escolhia para ser a de área de atuação, por se encontrar entre as outras regiões, colaborando assim para uma melhor logística de entregas de produtos, visando sempre a qualidade e o custo beneficio de seus colaboradores e consumidores.

Atuando nessa região teríamos uma redução de custos, como transportes, mão de obra, gerando assim uma redução no preço final do produto acabado, podendo ser competitivo no mercado prezando sempre a qualidade de nossos produtos uma vez que não é o mais barato.

Quanto a região 3, apesar de contar com maior população conta com menor renda per capta que as outras regiões, tendo como vantagem maior quantidade da demanda de nosso produto, mas conta com  a desvantagem  de contar com o seu consumo limitado uma vez que a região conta com o menor recurso financeiro. Trabalhando assim com o produto a um valor mais acessível, para tornar nosso produto mais atrativo e compensador para o consumidor.

II.- Justificativa da estratégia de liderança

a-) Porque a escolha de determinada região como prioridade

A escolha no jogo foi da região 2, pois depois da analise do jogo e dos concorrentes, a empresa foi instalada nessa região uma vez que a mesma se encontrava num local estratégico, podendo ter um melhor plano de logística e de marketing para a região em questão e também para as outras regiões abrangente, além da região contar com maior estabilidade econômica e financeira, tendo assim mais facilidade e a oportunidade de comercializarmos nosso produto.

b-) Política de pesquisa e desenvolvimento para atender necessidade cada região

A logística vem sendo realçada como elemento-chave das empresas que buscam um eficiente gerenciamento da cadeia de suprimentos. O trabalho conjunto entre logística, marketing e produção pode garantir com maior eficácia que se cumpram as exigências atuais do mercado consumidor.

Adotamos a estratégia de aprimorarmos nossa estrutura na região de melhor localização para podermos atender as demais regiões sem um grande aumento de custo por causa da logística e da divulgação de nossos negócios, quanto a parte de divulgação estudamos o mercado das três regiões e procuramos investir uma maior parte de nossa propaganda em nossa região e outra boa parte na região de maior número de consumidores e o restante para a região de menor público mas poder aquisitivo maior. Além de aumentar o número de nossos vendedores nas regiões de maior consumo e assim conseguir uma maior divulgação e conhecimento de nosso produto.

c-) Qual cálculo desenvolvido do preço do produto para as 3 regiões.

As decisões tomadas para os preços de vendas e previsões das mesmas foram efetuadas em cima do custo de matérias primas, de nosso estoque da mão de obra, propaganda e público alvo além das despesas aplicadas para armazenamento e logística até a entrega ao consumidor, aplicamos preços diferentes por região, pois acreditamos em nossa logística e prezamos pela entrega de nossos produtos nas datas previstas, sendo que cada região foi efetuado um preço diferente, apesar de ter um preço um pouco maior que alguns concorrentes nosso marketing e nossa logística foram focados na qualidade de nossos produtos e eficiência dos mesmos, além de acordos logísticos para cumprimos os prazos de nossas entregas. Tomamos algumas decisões, onde arriscamos com pouca quantidade em estoques de matérias primas, uma decisão errada, a qual devíamos ter feito uma maior compra de material para podermos atender a demanda sem arriscarmos nossa marca. As variações de preços ocorreram muito pouco, porque mantivemos nossos preços tendo somente uma variação no último período, uma vez que contamos com o mesmo preço para que nosso produto fosse aceito e conhecido no mercado, variando apenas no final atualizando o preço final de nosso produto no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (103 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com