TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré Projeto Comercio Exterior

Artigo: Pré Projeto Comercio Exterior. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  2.120 Palavras (9 Páginas)  •  1.983 Visualizações

Página 1 de 9

1- INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como tema principal o comércio exterior, e como objetivo, a importância deste no Brasil. Este pré-projeto foi proposto para a sala do 4o período de administração, Turma A, da Faculdade Pitágoras, Campus Poços de Caldas. O comércio exterior é uma especialização que ainda está em constante expansão. A globalização é a fase mais atual do capitalismo, é de extrema importância para o crescimento econômico. Complementando o conceito de globalização, Paulino (2002) diz que “O principal fenômeno que marca a etapa atual da economia mundial é o da globalização”. Acredito que para um aluno de administração, é fundamental saber sobre a economia do país, as relações entre os países, e todos os outros fatores relacionados com globalização. Para que se tenha um aprofundamento melhor sobre o assunto, mesmo após a graduação, de forma que se mantenha sempre atualizado, e que se possa ampliar os conhecimentos.

1.1 PROBLEMATIZAÇÃO

O comercio exterior é influenciado pela globalização e tem grande relevância econômica para o país, porém, mesmo obtendo uma expansão crescente no comércio mundial, ainda há deficiências em seus setores. Devem-se criar estratégias, e estar atendo aos desafios, para possa prosperar. Enfim, qual a importância do comércio exterior para o Brasil?

2- OBJETIVOS

2.1- OBJETIVO GERAL

Elaborar um estudo a respeito do Comércio Exterior, analisando sua importância no Brasil.

2.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Identificar a partir da literatura os riscos e as vantagens do comércio exterior.

• Identificar os modelos da teoria do comércio internacional.

• Analisar o comércio exterior no Brasil.

• Conceituar o que é a balança comercial.

• Relacionar o estudo sobre comercio exterior e a formação do administrador.

3- JUSTIFICATIVA

Este trabalho é importante para que analisemos qual é a situação no Brasil com relação ao comércio exterior. A sociedade deve estar informada sobre o que anda acontecendo com a economia do país, e sobre as atividades envolvidas com outros países. Vale ressaltar que os negócios internacionais estão cada vez crescendo mais, e que as empresas devem estar sempre atentas ao que acontece no mundo, para que possam estar inovando e expandindo suas oportunidades.

O trabalho é relevante para a área profissional, pois além de abordar conceitos e históricos a respeito do comércio exterior, também apresenta dados quantitativos que foram coletados de fontes confiáveis, devidamente citados. Desta forma poderá ser analisado o real crescimento do Brasil na economia mundial.

4- MÉTODO

Neste trabalho foi utilizado um método de pesquisa bibliográfica e exploratória, buscando através de artigos científicos, disponibilizados em sites de instituições, visando entender e explicar qual o conceito de comércio exterior.

5- DESENVOLVIMENTO

O comércio exterior, também conhecido como comércio internacional é a importação e exportação (troca de bens e serviços) entre países. A globalização é um dos principais responsáveis pelo constante aumento desse comércio. Mesmo sendo importante para o crescimento econômico, há muitos desafios e estratégias que o país precisa analisar, para tentar reduzir os problemas com as exportações.

A globalização, conforme os conceitos de Paulino (2002) é:

O principal fenômeno que marca a etapa atual da economia mundial é o da globalização, processo através do qual os fluxos comerciais, financeiros e produtivos ocorrem num plano que, até certo ponto, elidem as fronteiras nacionais e, portanto, os mecanismos tradicionais de controle dos Estados nacionais sobre a atividade econômica em seus territórios. (PAULINO, 2002)

Segundo Paulino (2002), o processo de globalização tem como agentes principais as multinacionais, e o que faz com que a economia mundial aumente, é o investimento direto estrangeiro.

A Carteira de Comércio Exterior do Banco do Brasil (Cacex), que era a principal agência de formulação da politica comercial desenvolvimentista, após o governo do então Presidente Fernando Collor de Mello e da abertura comercial, foi deixando de ter importância, e isso foi intensificado com o governo de Itamar Franco, restando apenas uma frágil agência, que não possuía nem mesmo um coordenador de ações dos ministérios e agências. Com a gestão de Fernando Henrique Cardoso, visando sanar este problema, e superar o quadro de sobreposição institucional, criou a Câmara de Comércio Exterior (Camex), que era composta pela Secretaria Executiva e da Câmara de Ministros (órgão máximo do Comércio Exterior Brasileiro), e esta foi vinculada com o Conselho de Governo da Presidência da Republica, com o objetivo de ser o centro consultivo de discussão e consolidação das posições dos diferentes ministérios, definir as diretrizes e também de orientar políticas de promoção às exportações, defesa comercial e negociações comerciais internacionais (FERNANDES, 2012).

Em 2001 a Camex teve uma reforma na sua estrutura institucional, na posse de Sérgio Amaral, se tornando Comitê da Gestão da Camex (Gecex), que em conjunto com o Conselho de Ministros, é um órgão filtrador de questões controvérsias, quando não é possível entrar em um consenso, sendo o centro para as discussões entre os secretários executivos dos ministérios envolvidos com a Camex. (FERNANDES, 2011 apud FERNANDES, 2012)

O comércio exterior de acordo com Krueger (1997), segundo Candido e Lima (2010), concluiu através de análises estatísticas que:

[...] o comércio exterior é um dos meios mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com