TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAIS OS TIPOS DE INVENTÁRIO, E COMO É FEITO.

Ensaios: QUAIS OS TIPOS DE INVENTÁRIO, E COMO É FEITO.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2014  •  1.333 Palavras (6 Páginas)  •  39.753 Visualizações

Página 1 de 6

INDAIATUBA

2013

Inventários

Inventário deriva da palavra do latim inventarium que significa, relação de bens deixados por alguém e documento ou lista onde se encontram registrados bens contendo ou não uma enumeração detalhada ou minuciosa dos mesmos.

Por exemplo no caso dos negócios, os inventários costumam conter a descrição do produto bem como a quantidade existente e o local onde se encontra.

Saber o valor dos bens é uma tarefa comum nas empresas, bem como em outras situações onde se queira saber com rigor o que se tem e qual o seu valor.

Nas empresas importa efetuar uma relação entre os elementos patrimoniais com o seu valor, tal designa-se por Inventário.

Assim fazer um inventário consiste em analisar os elementos de um património, descreve-los e analisa-los.

Para realizar um inventário devemos primeiro proceder a identificação dos elementos patrimoniais existentes, posteriormente devemos descrever cada elemento apresentado e classifica-lo pelas classes existentes, por fim deve-se atribuir um valor a cada elemento patrimonial, ou seja, efetuar a valorização.

Os inventários podem ser:

Gerais – neste caso incide sobre todos os elementos que constituem um dado património, assim aparecem todos os elementos patrimoniais (faz-se uma descrição completa da empresa);

Parciais – já neste caso apenas abrange alguns dos elementos patrimoniais, ou seja, figuram apenas uma parte dos elementos patrimoniais da empresa.

Simples – os elementos aparecem dispostos sem atender a qualquer ordem, neste caso os elementos aparecem simplesmente numa lista.

Classificados – os elementos obedecem a diversas ordens, como por exemplo: segundo a sua natureza, característica ou função.

Consegue-se tirar uma melhor informação contabilística dos inventários gerais e classificados.

Por fim, os inventários ainda podem ser classificados:

Ordinários – são efectuados periodicamente, ou seja, são regulares e previsíveis;

Extraordinários – apenas são elaborados em consequência de condições excepcionais, ou seja, são imprevisíveis (Exemplo: por saída de um sócio, por venda do capital a terceiros, entre outros).

O Inventário é um só, o que existe é diferença de procedimento em virtude de algumas informações específicas, ou seja, pode ser inventário ou arrolamento (que é um procedimento mais simples e célere), e atualmente existe também o inventário por escritura pública, que é aquele feito em cartório, o que o torna ainda mais ágil do que o inventário pelo rito de arrolamento, porém, para poder fazer seu inventário pelo cartório, é necessário preencher alguns requisitos como, todos os herdeiros serem maiores, não haver discussão quanto à partilha dos bens, dentre outros.

Mas não se preocupe, todos tem o mesmo objetivo.

Mas é tudo muito simples.

O inventário é a descrição e avaliação dos direitos e obrigações, além dos bens matérias da herança, para fazer a partilha pelos herdeiros. Noutro giro, deve-se ajuizar a ação no fórum para fazer a partilha, através de advogado particular ou público.

Tipos de inventários

Os inventários podem ser classificados de acordo com as razões que levaram à sua acumulação:

Estoque cíclico

Inventário em trânsito

Estoque de segurança ou de buffer

Estoque especulativo

Estoque sazonal

Estoque morto

Estoque cíclico

Inventário que resulta do consumo ou de vendas previstas quando o lote de produção, transporte, consumo, venda..., diferem entre si!

Inventário em trânsito

São os produtos que estão em transito de uma localização para outra da cadeia de abastecimento – devem ser custeados em termos do ponto de partida.

Estoque de segurança

O estoque de segurança é mantido em excesso ao estoque cíclico devido à incerteza tanto da procura como do tempo de reposição:

Estoque especulativo

Inventário mantido em estoque por razões distintas da satisfação do cliente.

Por exemplo, a compra de matérias primas em quantidades superiores ao normal quando se prevê que venham a aumentar de preço.

Estoque sazonal

Acumulação de estoque antes do época de pico (sazonal) – produtos agrícolas ou produtos cuja a procura é determinada fortemente pela época do ano.

Estoque morto

Produtos para os quais não há procura durante um determinado período longo de tempo.

O produto pode constituir um estoque morto num determinado ponto da cadeia, mercado – transshipment – ou ao longo da cadeia toda!

Inventário do estoque de mercadorias

Inventário ou Balanço (linguagem comercial) é o processo de verificação dos estoques de produtos, mercadorias e materiais da empresa.

Esta verificação é feita “in loco”, através dacontagem dos itens.

Existem dois tipos de inventario: o Inventário Periódico (anual), que é feito no final de cada período contábil, tem efeito fiscal e é feito em todos os itens e o Inventário Rotativo que tem como finalidade detectar e corrigir diferenças, reduzir e eliminar possíveis perdas e é realizado em um número reduzido de itens, realizado durante o período contábil.

O inventário físico representa uma oportunidade de corrigir qualquer imprecisão nos registros.

Conceitos relacionados com o Inventário

Objetivos

- Aplicação dos conceitos básicos de gestão de inventário;

- Como calcular o estoque de segurança;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com