TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RISCO OPERACIONAL

Seminário: RISCO OPERACIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  Seminário  •  3.272 Palavras (14 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 14

RISCO OPERACIONAL

Risco operacional é o risco de perda causada por pessoas, sistemas ou resultante de processos internos inadequados ou de eventos externos. A exposição ao risco operacional deriva de erros de processamento de rotina, bem como incidentes extraordinários, tais como falhas de sistema. Potenciais hipóteses de eventos de perda, relacionadas ao risco operacional interno e externo, incluem:

• Clientes, produtos e práticas comerciais;

• Execução, entrega e gestão de processos;

• Descontinuidade de negócios e falhas de sistema;

• Gerenciamento de recursos humanos e segurança no trabalho;

• Danos em ativos físicos;

• Fraude interna; e

• Fraude externa.

As instituições devem manter completa estrutura de controle, projetada para fornecer um ambiente seguro, de forma a minimizar riscos operacionais.

A gestão do risco operacional exige informações tempestivas e precisas, bem como uma forte cultura de controle. Importante gerir o risco operacional por meio de:

- Treinamento, supervisão e desenvolvimento de nosso pessoal;

- Participação ativa da alta administração na identificação e mitigação dos principais riscos operacionais por toda instituição

- Funções de controle e suporte independentes que monitorem o risco operacional diariamente e que instituíram políticas e processos e programem controles projetados para prevenir a ocorrência de eventos de risco operacional;

- Comunicação proativa entre as áreas geradoras de receita, áreas de controle e suporte independentes;

- Rede de sistemas espalhada por toda instituição facilitando a coleta de dados utilizados para analisar e avaliar a exposição ao risco operacional.

Combinar abordagens top-down e bottom-up para gerir e mensurar o risco operacional. Sob uma perspectiva top-down, é avaliado os perfis de risco operacional nos níveis comercial e administrativo. Numa perspectiva bottom-up, as áreas geradoras de receita, de controle e suporte são responsáveis pela gestão de risco diariamente, incluindo a identificação, mitigação e comunicação dos riscos operacionais à alta administração.

A estrutura de risco operacional deve ser projetada para observar as regras de mensuração de risco operacional nos termos da Basiléia 2 e evoluir com base nas necessidades variáveis dos negócios e diretrizes regulamentares. Uma boa estrutura é composta das seguintes práticas:

• Identificação e comunicação de risco;

• Registro de risco;

• Monitoramento de risco.

Identificação e comunicação de risco - processo de coleta de dados abrangente, incluindo procedimentos e políticas globais, para eventos de risco operacional.

Estabelecer que as áreas responsáveis comunique os eventos de risco operacional e que sendo identificados tais eventos, sejam documentados e analisados de forma a determinar a necessidade de mudanças em sistemas e/ou processos da instituição, mitigando ainda mais o risco de eventos futuros. Capturar dados de eventos de risco operacional interno, dados analíticos tais como volumes de transações e informações estatísticas, tais como tendências de desempenho. Utilizar ferramentas de gestão de risco operacional para agregar e organizar as informações. Disponibilizar relatórios periódicos de risco operacional à alta administração, comitês de risco e ao conselho de administração.

O Registro de Risco - é uma avaliação qualitativa dos principais riscos operacionais. A finalidade é a compreensão das atuais exposições que ocorrem em uma determinada entidade e a identificação de oportunidades que possam aprimorar operações atuais ou mitigar riscos.

Para que todas as perspectivas pertinentes sejam contempladas, representantes de áreas de toda instituição devem participar da avaliação dos possíveis impactos e probabilidades associadas aos principais riscos identificados para cada negócio.

Monitoramento - avaliar mudanças no perfil de risco operacional, incluindo mudanças no segmento ou jurisdições onde a instituição atua, por meio de monitoramento dos fatores mencionados acima ao nível da instituição, que deve possuir controles internos de identificação e prevenção, projetados para reduzirem a frequência e gravidade das perdas operacionais e a probabilidade de eventos de risco operacional. E Também monitorar os resultados das avaliações e das auditorias internas, independentes desses controles internos.

RISCO DE MERCADO

O risco de mercado é o risco de perda de valor de uma carteira devido às mudanças nos preços de mercado.

A carteira da instituição deve formar mercado para os clientes e para as atividades de investimento e crédito. Deste modo, as mudanças na carteira baseiam-se nas solicitações dos clientes e nas oportunidades de investimento. A contabilização de da carteira das instituições financeiras é a valor de mercado e, portanto, com flutuação diária.

Fatores de risco de mercado incluem:

Risco de taxa de juros: resultante, principalmente, das exposições às mudanças no nível, inclinação e curvatura das curvas de rendimentos, às volatilidades das taxas de juros e spreads de crédito.

• Risco de preço das ações: decorrente das exposições às mudanças de preços e volatilidades de cada ação, cestas de ações e índices de ações.

• Risco de taxa de câmbio: resultante das exposições às mudanças nos preços à vista, preços futuros e volatilidades das taxas de câmbio.

• Risco de preço de commodities: decorrente das exposições às mudanças nos preços à vista, preços futuros e volatilidades das mercadorias “commodities”.

Gerenciar a exposição aos riscos de mercado através da diversificação de exposições, controlar o tamanho das posições e estabelecer hedges econômicos relativos a títulos ou derivativos, por meio de:

- Informações precisas e atualizadas sobre a exposição ao risco, incluindo múltiplas métricas de risco;

_ Uma estrutura dinâmica para estabelecer limites e comunicação constante entre as áreas geradoras de receita,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com