TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RISCOS

Tese: RISCOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Tese  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVIMENTO

Assumir riscos é a principal característica de um empreendedor. É impossível eliminar o risco do mundo dos negócios, porém é possível gerenciar e tornar o risco menos ameaçador.

Pesquisas mostram que mais de 50% das empresas não passam do 3º ano de existência. Grande parte deste percentual está ligado diretamente à falta de habilidades na gestão do negócio. E é neste contexto que devemos destacar como característica principal de um empreendedor, a habilidade para gerir e assumir riscos, ou seja, arriscar conscientemente é ter coragem de enfrentar desafios, de buscar os melhores caminhos. Os riscos fazem parte de qualquer atividade e é preciso aprender a lidar com eles.

A nível mundial, os riscos que hoje mais preocupam as empresas estão ligados ás finanças, e a riscos globais externos, que fogem do controle da empresa, ou seja, tudo aquilo que possa comprometer a saúde financeira da organização, e que a empresa não tenha um controle efetivo sobre. Situações como esta exigem hoje, um profissional extremamente atento, mas principalmente com visão e planejamento de possíveis cenários para lidar com situações em que o risco passa comprometer a estabilidade da empresa.

É importante que sejam avaliados todos os riscos a que a empresa está exposta, isto atinge desde á área operacional até a gestão das organizações, o gestor de riscos deve abordar uma análise criteriosa, e por meio desta, não somente identificar os pontos negativos, mas também os positivos, que podem ser fortes aliados ao planejamento estratégico da empresa. Pontos positivos interferem diretamente no crescimento da organização, é preciso ser curioso, ficar atento ás informações e perceber, no momento certo, as oportunidades que o mercado oferece, quanto maior o conhecimento, a informação, maior será a chance do sucesso.

Em um cenário como de hoje, com o mercado instável, cheio de incertezas, onde riscos podem envolver todos os níveis de uma organização, são necessários profissionais qualificados e preparados para que problemas possam ser identificados e resolvidos previamente, sem que os riscos acabem se tornando crises. Para reduzir as possibilidades de uma crise, é de papel fundamental da organização, conscientizar todos os colaboradores da importância e da responsabilidade a que cada um compete dentro da organização, estes indivíduos devem estar conscientes do valor que uma informação pode influenciar em uma tomada de decisão importante, e frente á isto a empresa deve posicionar-se e levar em consideração tudo o que pode se tornar um problema, e de forma alguma acomodar-se, a posição da emprese deve ser imediata. O sucesso de um empreendimento está relacionado com a capacidade de decidir corretamente, de tomar decisões acertadas e este é um processo que exige levantamento de informações, análise da situação atual, avaliação das alternativas e a escolha da solução mais adequada.

Outro ponto forte que pode evitar que riscos venham a comprometer o desempenho da empresa, também está ligado ás pessoas. O gestor de riscos deve estar preparado para enfrentar e superar problemas e adversidades, como qualidade importante a ser desenvolvida podemos destacar a resiliência, que trata de uma tomada de decisão em um cenário de tensão aliado á vontade de vencer, esta prática propicia ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com