TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento On-line

Artigos Científicos: Recrutamento On-line. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/2/2014  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  923 Visualizações

Página 1 de 6

Matriz de atividade individual

Módulo: 3 Atividade: Individual

Título: Recrutamento on-line

Aluno: Carlos Henrique Marques Malta

Disciplina: Recrutamento e seleção Turma: 37 RJ D

Introdução:

“Recrutamento” é o conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados, capazes de ocupar cargos dentro de uma organização, sendo necessário um cuidadoso planejamento.

“Recrutamento é o processo de atrair candidatos para uma vaga, anunciando e tornando atrativo para candidatos disponíveis no mercado. Buscando candidatos dentro e fora da organização”. (CHIAVENATO, 1983).

Os profissionais de Recursos Humanos com foco em Recrutamento e Seleção utilizam ferramentas de investigação que apontem os mais qualificados para ocupar um determinado cargo dentro das organizações, as bases primordiais dessa procura se baseia em características pessoais dentro de seus conhecimentos, suas habilidades, postura para o trabalho entre outras competências.

Atualmente um grande número de empresas estão adotando métodos online de recrutamento, introduzindo uma nova forma de recrutar pessoas, através de sites de emprego e de redes sociais, tornando-se indispensáveis nos processos de recrutamento e seleção nos dias atuais, existindo duas formas pelas quais se podem realizar o recrutamento on-line: através de sites dedicados a carreiras ou através dos sites das empresas, o presente trabalho versa sobre recrutamento on-line, abordando as mudanças das empresas no mercado de trabalho diante do uso da internet no processo de recrutamento e seleção, destacando suas vantagens, desvantagens e a sua efetividade.

Vantagens e desvantagens oferecidas aos candidatos:

O candidato a emprego, antes deixava seu currículo impresso nas empresas, agora ele tem a possibilidade de enviá-lo via web, em classificados online ou no próprio site das organizações, facilitando a escolha deste profissional, trazendo diversas vantagens no custo benefício das empresas, disponibilizando ferramentas que facilitem a busca de emprego, tais como, a inclusão de foto e carta de referência, possibilitando uma rápida e constante atualização em seus dados.

O currículo em papel, normalmente, não vinha com informações sobre a idade do candidato ou outros conhecimentos mais específicos. Na versão online suas páginas oferecem um modelo de formulário, onde o candidato tem que preencher obrigatoriamente muitos dados, o que torna o seu currículo muito mais rico, possibilitando filtrar os candidatos de acordo com o perfil desejado.

Vantagens:

- A procura é facilitada por uma listagem selecionada por áreas de atuação.

- Possibilita uma pesquisa mais ampla em relação aos profissionais pretendidos.

- O recrutamento on line está disponível 24 horas, permitindo ao candidato ter acesso ao anúncio a qualquer hora e em qualquer lugar com acesso à internet.

- Seus procedimentos são mais seguros para os candidatos.

- O candidato pode pesquisar consultar e candidatar-se a ofertas de emprego em qualquer local e a qualquer hora.

- O currículo do candidato está sempre atualizado.

Desvantagens:

- Podem ocorrer contratações inadequadas.

- Os contratos feitos pela rede nem sempre mostram a verdadeira missão da empresa.

- A falta do contato empregador/candidato pode ser um fator negativo.

- Aumento exagerado no numero de currículo, nem sempre o recrutador irá avaliar todos os currículos.

Vantagens e desvantagens oferecidas às empresas:

Um processo de recrutamento e seleção bem planejado ajuda as organizações a selecionarem funcionário de uma maneira mais eficiente, ajudando na obtenção de resultados e metas, atualmente as empresas estão usando métodos novos de recrutamento efetivados na Web, criando uma sólida estratégia de seleção, sendo considerada atualmente a forma mais inteligente de se recrutar candidatos. Existindo uma série de funcionalidades que facilitam o processo seletivo, mantendo os dados do candidato sempre atualizados, tais como: avaliação do recrutador, entrevistas, dinâmicas de grupo, testes on-line etc., facilitando o trabalho dos recrutadores, Administração de Pessoal, Cargos e Salários, Treinamento e Desenvolvimento, Planejamento de Carreira, pois todas as informações podem ser compartilhadas. Estudos norte-americanos identificam cinco grandes tendências para o futuro do recrutamento online para os próximos anos:

- As organizações focarão os seus esforços de recrutamento através da Internet.

- Para utilizar a Internet eficazmente, os recrutadores terão que obter competências específicas e complementares, designadamente nas áreas de pesquisa, de conteúdos e de marketing.

- Os processos de filtragem de candidaturas online melhorarão, enriquecendo o próprio processo de seleção.

- Sem valor acrescentado, as empresas de seleção tenderão a perder mercado.

- As organizações deverão passar a utilizar a Internet como uma rede privada virtual de gestão e armazenamento de informações sobre candidatos.

Vantagens:

- Rapidez e baixo custo se compararmos com a mídia convencional.

- Os limites geográficos são ultrapassados, aumentando as possibilidades de se encontrar profissionais passíveis de serem contratados.

- A amplitude da área de recrutamento se torna mais extensa e variada, com a possibilidade de poder ter ao seu dispor um universo de candidatos maior do que aquele analisado através das metodologias tradicionais de captação.

- Este tipo de recrutamento permite divulgar a empresa contratadora de uma forma mais criativa e apelativa.

Desvantagens:

- A objetividade almejada pode gerar contratações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com