TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Internacionais

Ensaios: Relações Internacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/1/2014  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 4

Unidade 4 - Após a leitura da unidade 4 reflita sobre o conteúdo da disciplina e faça a atividade proposta:

Atividade 4: Para fixação, responda as seguintes questões:

1) Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:

(v) O fim da Guerra Fria em 1991 abriu caminho para os Estados Unidos disseminar sua proposta democrático-capitalista por todo o planeta, desconsiderando a partir de então a disputa ideológica com seu arquirrival.

(v) Durante a formação do NAFTA, ocorreu o fato que se tornou o marco na história da luta contra o neoliberalismo, o levante zapatista, que entre outras reivindicações lutava pela proteção do direito das terras comunais jamais serem negociadas.

(f) Os black blocks, de origem asiática, foram assim chamados por se tratar de blocos econômicos muito agressivos frente aos concorrentes internacionais.

(v) Tanto o terrorismo fundamentalista quanto a guerra ao terror, promovidos por islâmicos e americanos, não se restringem a territórios determinados, mas atuam em todo o planeta e defendem bandeiras universais como o discurso de liberdades democráticas de um lado e o melhor regime possível, baseado na legitimidade santa, de outro.

(v) O combate ao narcotráfico foi uma bandeira levantada pelos Estados Unidos para monitorar e controlar as atividades econômicas desenvolvidas pelos tigres asiáticos.

2) Observe a charge a seguir:

Fonte: http://mundoglobalizado3ti.blogspot.com.br/2011/07/tirinhas-sobre-globalizacao.html

Analisando a charge acima, explique porque a globalização é acusada de ser a causadora do desemprego estrutural?

Resp:

Com abertura de mercado, industrias passaram a comprar maquinas que substituem Mao de obra. As predominâncias pela automatização nas indústrias levam ao desemprego maciço. A partir da para controlar o governo instituiu como medidas de emergência, a permissão de ampliação em vez de demissão, isto é, não pode demitir funcionários, mais pode comprar maquinas para ampliar.

3) Por muito tempo, desde a década de 1970, o G8, grupo formado pelos países mais desenvolvidos do planeta se reuniam para discutir questões da economia e políticas internacionais. Entretanto, a partir do ano 2000 novos países passaram a ser convidados a participar do grupo, chegando a atual formação do G20. Quais são os 20 países que compõem o G20 e qual a sua importância econômica e comercial?

Resp:

Os países que fazem parte do G-20 são: Brasil, Argentina, Arábia Saudita, México, China, Índia, Austrália, Indonésia, Coreia do Sul, África do Sul e a Turquia. Do Grupo dos Sete, mais a Rússia, G8: Alemanha, Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, Japão e a Rússia

O G-20 é a união dos países em desenvolvimento, trabalhando juntos em prol de arquitetar e traçar estratégias de mercado, para que não aconteça outra crise ou a perda do controle. Pensam em modelos que visam o desenvolvimento econômico sustentável.

4) Quais são as principais críticas à Declaração Universal dos Direitos Humano, proclamada pela Assembleia Geral da ONU?

Resp:

Trata-se da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), proclamada pela Assembleia Geral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com