TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social Corporativa

Trabalho Universitário: Responsabilidade Social Corporativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  4.383 Palavras (18 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 18

SUMÁRIO

Resumo ....................................................................................................................

3

1. INTRODUÇÃO ..................................................................................................

5

2. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ........................................................

7

3. RESPONSABILIDADE SOCIAL DA VALE ....................................................

10

3.1 Pessoas ............................................................................................................

10

3.2 Meio ambiente ................................................................................................

15

3.3 Criação de valor – econômico .......................................................................

21

4. CONCLUSÕES ...................................................................................................

24

5. REFERÊNCIAS ..................................................................................................

28

1. INTRODUÇÃO

Mais de 60 anos de transformações e dedicação nos trouxeram a história da empresa até o presente. Nasceu em 1942, criada pelo governo brasileiro de Getúlio Vargas, como Companhia Vale do Rio Doce. Em 1997, tornou-se uma empresa privada, sendo a segunda maior mineradora do mundo. Hoje se tornou uma empresa global, atuando nos cinco continentes, e contamos com a força e o valor de mais de 100 mil empregados, entre próprios e terceirizados, que trabalham para transformar recursos minerais em riqueza e desenvolvimento sustentável, como define em sua missão e visão.

Em 1909, os ingleses compraram todas as reservas de minério de ferro do Estado de Minas Gerais e formaram uma empresa de capital inglês que se tornaria, depois de ser encampada pelo governo de Getúlio Vargas em 1942, a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD).

A empresa surgiu de um acordo assinado entre Estados Unidos, Inglaterra e Brasil, em plena Segunda Guerra. Estados Unidos e Inglaterra, dedicados ao esforço de guerra contra Hitler, necessitavam que o Brasil fornecesse minério de ferro para sua indústria. Daí nasceu a CVRDm que passa a fornecer minérios para a reconstrução do Japão, depois da guerra. Enquanto o Japão se convertia em uma potência econômica mundial, a Vale se tornava uma grande mineradora.

Entre 1969 e 1979, a empresa se consolidou como a maior exportadora de minério de ferro do mundo, posição que ocupa até hoje.

Opera em 13 estados brasileiros e nos cinco continentes e possui mais de dez mil quilômetros de malha ferroviária e nove terminais portuários próprios. É a maior empresa no mercado de minério de ferro e pelotas (posição que atingiu em 1974 e ainda mantém) e a segunda maior produtora integrada de manganês e ligas de ferro, além de operar serviços de logística, atividade em que é a maior do Brasil.

O ICEE-98 - International Conference on Engeneering Education, realizado no Rio de Janeiro em 1998, calculou que suas reservas de minério de ferro, só em Carajás, sem contar com outros minérios, podiam durar 400 anos, com extração contínua aos níveis de então. Com a extração mantida aos níveis de 2005, o diretor-presidente da Vale, Roger Agnelli, estima que as reservas de minério de ferro totais da companhia perdurem por 200 anos.

O Relatório de responsabilidade social é publicado em 2011 pela quinta vez seguida, e é pautado na visão da empresa, a saber: “Ser a empresa de recursos naturais global número um em criação de valor a longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta.”

Foram gastos 1,5 bilhões em investimentos sociais e ambientais da Vale em 2011, que define a responsabilidade ambiental como sendo a captação de inúmeras oportunidades de crescimento, reconhecendo os limites físicos do planeta. A Vale conseguiu em 2011 implementar ou superar 94% das metas do seu Plano de Ação em Sustentabilidade, tendo 55 projetos em andamento relacionados a sustentabilidade, em parceria com universidades e instituições de pesquisas, além da ação do Instituto Tecnológico Vale.

2. DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

As transformações sócio econômicas dos últimos 30 anos têm afetado profundamente o comportamento de empresas até então acostumadas à pura e exclusiva maximização do lucro. Se por um lado o setor privado tem cada vez mais lugar de destaque na criação de riqueza; por outro lado, é bem sabido que com grande poder, vem grande responsabilidade. Em função da capacidade criativa já existente, e dos recursos financeiros e humanos já disponíveis, empresas têm uma intrínseca responsabilidade social.

A ideia de responsabilidade social incorporada aos negócios é portanto, relativamente recente a aplicação pratica no mundo, embora o assunto já vinham sendo discutido a um bom tempo. As empresas começam a entender que somente o governo não é capaz de dar conta do assunto sozinho, e surge uma nova concepção onde as organizações são inseridas e sentem-se responsáveis pelo mundo em que habitamos, sendo que muitas vezes suas ações tem impactos mais significativos e rápidos sobre a ação local, dentro de um pensamento global, onde a gestão pública não conseguiria respostas tão eficazes e rápidas.

Responsabilidade social não é filantropia, embora possa ter no início este caráter enquanto do seu surgimento e na concepção inicial. Porém evoluiu muito o pensamento, e as empresas notaram que porém as razões por trás desse paradigma não interessam somente ao bem estar social, mas também envolvem melhor performance nos negócios e, consequentemente, maior lucratividade, sendo indissociável as duas coisas. A busca da responsabilidade social corporativa tem, grosso modo, as seguintes características:

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com