TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade social corporativa e meio ambiente

Artigo: Responsabilidade social corporativa e meio ambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Artigo  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 3

Cadastre-se! Entre Contate-nos

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Ciências Sociais / Aula Tema 7 - Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Aula Tema 7 - Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Trabalho Universitário: Aula Tema 7 - Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por: jessica_tim 14 outubro 2013

Tags:

Palavras: 1474 | Páginas: 6

Visualizações: 415

Imprimir Trabalho Aula Tema 7 - Responsabilidade Social E Meio Ambiente

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

Leia o seguinte texto, extraído do artigo de Barbieri et al. (2010, p. 151), publicado na revista de Administração de Empresas.

Há diversas iniciativas legítimas que procuram considerar as três dimensões da sustentabilidade nos processos de inovação, como a Native, empresa que produz alimentos orgânicos de modo rentável usando processos agrícolas e industriais compatíveis com os objetivos do desenvolvimento sustentável, conforme observaram Carvalho e Barbieri (2009). Essa empresa contraria as afirmações de Norman Borlaug, pai da revolução verde e prêmio Nobel da Paz, de que a agricultura orgânica é menos adequada ao meio ambiente, pois, apresentando menor produtividade, requer mais áreas de lavoura para atender a mesma demanda por alimentos (THE ECONOMIST, 2006). A alta produtividade dessa empresa, que garante sua sustentabilidade econômica, foi conseguida por meio de um intenso esforço de inovação em produto, processo, gestão e no modelo de negócio, tais como a eliminação da queimada para o corte da cana, controle biológico de pragas, fertilização orgânica, novos dispositivos em máquinas e implementos agrícolas para evitar a compactação do solo e preservar a biodiversidade terrestre, entre outras. Essas inovações proporcionaram benefícios ambientais, como redução das emissões de gases de efeito estufa, aumento da biodiversidade e redução da necessidade de fertilizantes minerais, que seriam extraídos da natureza e transportados por longas distâncias, consumindo combustíveis fósseis. Também trouxe melhoria da qualidade de vida para os trabalhadores e habitantes do entorno, não contribuindo para a incidência de problemas respiratórios que ocorrem onde o corte da cana é feito da forma convencional (CARVALHO; BARBIERI, 2009).

A partir da compreensão do texto de Barbieri et al., é correto afirmar que:

I. A empresa Native teve de desenvolver novas competências para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável dos negócios.

II. A imagem da Native fica fortaleci

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

da e pode servir de modelo de sucesso para outras organizações.

III. Está comprovado cientificamente que a agricultura orgânica traz menor produtividade e maior risco à preservação da biodiversidade.

IV. Desenvolver produtos sustentáveis pode representar uma oportunidade para obter melhores retornos econômicos e financeiros.

V. A Native é um exemplo de integração entre as dimensões econômica, social e ambiental do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com