TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade dos Sócios em Cada Tipo de Empresa

Seminário: Responsabilidade dos Sócios em Cada Tipo de Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Seminário  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 2

Responsabilidade dos Sócios em Cada Tipo de Empresa

Responsabilidade de um Sócio em uma Sociedade Limitada.

A responsabilidade de cada sócio e dada a partir do numero de quotas que ele possui na empresa, mas todos respondem pela a integração do capital social.

Os sócios respondem pela integralização de suas quotas, de capital o capital social sendo totalmente integralizado, o patrimônio dos sócios não responde por dívidas da sociedade.

A responsabilização dos sócios serão abordadas e determinadas de acordo, com os aspectos de outros ramos do direito pelos quais os sócios poderão ser responsabilizados, e analisados a questão da desconsideração da personalidade jurídica, que é aplicada em caso de abuso.

O patrimônio dos sócios não responde por dividas da sociedade, assim os investidores se sentem motivados a aplicar dinheiro em atividades econômicas. Se não houvesse os princípios da separação patrimonial a falta de sucesso da empresa poderia causar a perda de todos os bens particulares dos sócios.

A principal ideia relacionada na sociedade limitada é a limitação da responsabilidade dos sócios pelas obrigações sociais, e ainda lembrando que o sócio não responde com seus patrimônios pessoais pelas dívidas da empresa.

As decisões dos sócios serão tomadas em reuniões ou assembleias conforme o contrato social, devendo ser convocado pelos administradores nos casos previstos no contrato. A deliberação será obrigada se o número de sócios for maior de dez.

Responsabilidade de um Sócio em uma Sociedade Anônima

A sociedade anônima tem o capital dividido em responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada. O capital é dividido em ações fica há responsabilidade do sócio de acordo seu numero de ações tem pelo menos dois sócios

Responsabilidade de um Sócio em uma Sociedade Ilimitada.

Nesta sociedade todos os sócios são responsáveis por todas as dividas contraídas pela sociedade sendo exigido o pagamento nem que para isso os sócios tenham que vender seus patrimônios pessoais para pagar a divida

Responsabilidade de um Sócio em uma Sociedade Simples.

O sócio responde na sociedade simples pela integração de sua cota e ainda pelo patrimônio social pelo valor da divida social. Se os bens da empresa não respondem pelas dividas que ela possui os sócios que respondem pelo saldo da mesma. Pode ter sócios que participem apenas com serviços não há necessidade de atas de reuniões de sócios.

Responsabilidade de um Sócio em uma Sociedade Cooperativa.

O sócio tem direito a um voto nas deliberações qualquer que seja o valor de sua participação, nessa sociedade a responsabilidade pode ser limitada com ilimitada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com