TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Restaurante Smak

Pesquisas Acadêmicas: Restaurante Smak. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  3.032 Palavras (13 Páginas)  •  1.038 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

PEDAGOGIA – HISTORIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

ACADEMICAS:

CICERA GONÇALVES BARBOSA RA 395324

EDNÉIA TELLES DE OLIVEIRA RA 395340

GEISI BATISTA DOS SANTOS RA 395356

LUCIMAR BATISTA LEME DOS SANTOS RA 395374

QUITÉRIA MARIA DA SILVA RA 395393

PROFESSOR:

LINDOLFO A. MARTELLI

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

SANTO ANASTACIO – SP

2013

INTRODUÇÃO

Serão abordados através deste trabalho os conteúdos das aulas de Historia da Educação e da Pedagogia, para fins de avaliação deste curso de Pedagogia. Estando este trabalho organizado por itens que caracterizam textos da referida matéria no corpo de “Desenvolvimento”, “Considerações Finais” e apêndices que apontam à apreensão dos conhecimentos socializados de forma geral, adquiridos através de pesquisas e entrevistas “in lócus”.

DESENVOLVIMENTO

EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL

EDUCAÇÃO INFANTIL

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, ela estabelece as bases da personalidade humana, da inteligência, da vida emocional, da socialização. As primeiras experiências da vida são as que marcam mais profundamente a pessoa.

Quando positivas, tendem a reforçar, ao longo da vida, as atitudes de autoconfiança, de cooperação, solidariedade, responsabilidade. As ciências que se debruçaram sobre a criança nas ultimas décadas, investigam como se processa o seu desenvolvimento, coincidem em afirmar a importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento e aprendizagem posteriores. E tem oferecido grande suporte para a educação formular seus propósitos e atuação a partir do nascimento. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade» (art. 29). A educação infantil é oferecida em creches, para crianças de zero a três anos de idade, e pré-escolas, para crianças de quatro a seis anos.

O ENSINO FUNDAMENTAL

Um diagnóstico preciso da situação do ensino fundamental no Brasil tem como pressuposto verificar se os direitos constitucionais, garantidos na Constituição Federal de 1988 (CF/88), em especial nos artigos 205 a 208, estão sendo perseguidos pelas políticas educacionais implementadas no país pelo Poder Público. A CF/88 estabelece a educação como direito de todos e dever do Estado, e declara como princípios do ensino não só a igualdade de condições de acesso e permanência, mas a correspondente obrigação de oferta de uma escola com um padrão de qualidade, que possibilite a todos os brasileiros e brasileiras-pobres ou ricos, do sul ou do norte, negro ou branco, homem ou mulher – cursar uma escola com boas condições de funcionamento e de competência educacional, em termos de pessoal, material, recursos financeiros e projeto pedagógico, que lhes permita identificar e reivindicar a “escola de qualidade comum” de direito de todos os cidadãos. O ensino fundamental, cujo objetivo maior é a formação básica do cidadão, tem duração de oito anos e é obrigatório e gratuito na escola pública a partir dos sete anos de idade, com matrícula facultativa aos seis anos de idade.

A oferta do ensino fundamental deve ser gratuita também aos que a ele não tiveram acesso na idade própria.

Os municípios se tornaram entes federais e, portanto com capacidade autonômica de gerar uma legislação adequada a suas peculiaridades locais e sendo assim capaz de dar contada educação infantil e ensino fundamental sendo que antes esta era a função somente do Estado a lei 9424/96 a disciplinarização do financiamento através do FUNDEF hoje FUNDEB , houve um maior controle da destinação dos recursos públicos para o ensino fundamental.

A ORIGEM DA EDUCAÇÃO NO BRASIL, OS JESUITAS

Sabe-se que as primeiras escolas surgiram com a chegada dos jesuítas, no ano de 1540, o papa Paulo III aprovou a criação da ordem dos jesuítas ou Companhia de Jesus, fundada pelo militar espanhol Inácio de Loyola, em 1534. A Companhia de Jesus como era chamada na época tinha como integrantes os jesuítas. Estes foram encaminhados aos continentes africano, americano e asiático. O seu objetivo principal era o de transformar os nativos em novos católicos, através da catequização ou ensino da língua portuguesa, doutrina católica e hábitos europeus. Os índios brasileiros foram catequizados por jesuítas como, por exemplo, Padre Manoel da Nobre e José de Anchieta.

Inspirando-se na estrutura militar, os jesuítas consideravam-se os "soldados da Igreja", cuja missão era combater a expansão do protestantismo. O combate deveria ser travado com as armas do espírito, e para isso Inácio de Loyola escreveu um livro básico, Os Exércitos Espirituais, propondo a conversão das pessoas ao catolicismo, mediante técnicas de contemplação.

Os jesuítas criaram escolas religiosas como parte da estratégia, também a catequese dos ditos “não cristãos”, empenhava - se para convertê-los ao catolicismo, assim como os povos dos continentes recém descobertos.

Desta forma alcançavam o tão esperado objetivo de expandir o domínio católico.

QUADRO CRONOLÓGICO DAS PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES ESCOLARES NO BRASIL

ANO PERÍODO JESUÍTICO (1549 - 1759)

1549 • Chega ao Brasil o primeiro grupo de seis padres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com