TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Cap.2 Livro Fundamentos De Economia

Casos: Resumo Cap.2 Livro Fundamentos De Economia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  859 Palavras (4 Páginas)  •  4.791 Visualizações

Página 1 de 4

Capítulo

2

RESUMO EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONOMICO

Introdução

Dispõe da evolução econômica, sendo no inicio tratada e estudada como parte integrante da Filosofia Social, da Moral e da Ética. Passando pela economia do mercantilismo, fisiocracia, clássicas, e demais correntes até chegar na economia dos dias de hoje.

É unanime dizer que, a teoria econômica, de forma sistematizada, iniciou-se no advento da obra de Adam Smith A riqueza das nações, em 1776.

Precursores da teoria econômica

Antiguidade

As mais expressivas narrativas ocorreram na Grécia Antiga, com Aristóles (384-322 a.C.) aparece as primeiras referências em seu trabalho, seguido de Platão (427-347 a.C.) culminando em Xenofonte (440-335 a.C.) possivelmente o criador do termo economia (oikonomía).

Mercantilismo

No século XVI surge a primeira escola econômica: o mercantilismo. Que se definia pela acumulação de riquezas de uma nação. Isto é, tinha como principal escopo o acumulo de riquezas obtendo assim, o máximo de desenvolvimento econômico. E quanto maior o acumulo, maior seria seu prestígio, poder e respeito internacional.

O que resultou em guerras, exacerbou o nacionalismo e manteve a poderosa e constante Presença do Estado em assuntos econômicos.

Fisiocracia

Na contramão do mercantilismo surge um novo pensamento este oriundo da escola francesa dos séculos XVIII, a fisiocracia. É iniciado o desenvolvimento das explicações para os fenômenos econômicos. Para eles, somente a terra e tudo que viesse da natureza era considerado fator econômico produtivo, isto posto não era necessário a regulamentação e/ou a intervenção do Estado, pois cria-se que a natureza era suprema e infálivel.

Os clássicos

Adam Smith (1723-1790)

O principal precursor da teoria econômica, não tinha suas bases na fisiocracia. Não acreditava na “lei natural” como forma predominante. Seus preceitos tinham origem na livre iniciativa, aumento de produção, maximar lucros, para promoção do bem-estar da sociedade. Em seu livro Adam Smith destaca que a riqueza de toda de uma nação é o trabalho humano.

David Ricardo (1772-1823)

Seguindo os passos de Adam Smith passou a desenvolver modelos econômicos. Este então desenvolve um profundo estudo a renda oriunda da terra. Constitui uma teoria acerca do comércio internacional que se denomina teoria das vantagens comparativas, de forma geral produziu modelos, estabeleceu idéias, que por sua vez se transformaram em diversas correntes inclusive nas correntes neoclássicas e marxistas.

John Stuart Mill (1806-1873)

Por sua vez Jonh Stuart Mill consolida todo o exposto por seus antecessores e constrói, ou seja, passa a solidifica o pensamento clássico. Suas obras eram usadas como parâmetros para os estudiosos de economia de sua época.

Jean Baptiste Say (1768-1832)

Retoma a obra de Adam Smith e cria um dos principais pilares da macroeconomia, chamada lei de Say: “a oferta cria sua própria procura”.

Thomas Malthus (1776-1834)

Já este bastante criticado por seu pessimismo, bem como por suas idéias radicais para interrupção do crescimento da população, teve seu auge com a teoria geral na população. Disseminou que a população fora de controle cresce as taxas geométricas, enquanto os meios de subsistências crescem as taxas aritméticas.

A teoria neoclássica

Início na década de 1870 e desenvolveu-se até as primeiras décadas do século XX. Tiveram em seu foco principal os aspectos microeconômicos, isolando os fatos econômicos de outros aspectos da realidade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com