TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do livro Fundamentos socioculturais da educação – Alessandro de Melo

Resenha: Resumo do livro Fundamentos socioculturais da educação – Alessandro de Melo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Resenha  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  1.765 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do livro Fundamentos socioculturais da educação – Alessandro de Melo.

TEMAS CONTEMPORÂNEOS DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E CULTURA

Neste capítulo, vamos abordar temas relevantes da relação entre educação e cultura, como o multiculturalismo, a interculturalidade, o etnocentrismo e a pluralidade cultural. Essa reflexão nos faz pensar sobre como o educador deve agir na sala de aula diante de situações de preconceito e racismo. Precisamos pensar em um método educacional que inclua negros, indígenas, homossexuais e pessoas com deficiência que são os grupos mais fragilizados.

Podemos perceber nos últimos tempos, que relações sociais preconceituosas e racistas vem, cada vez mais assombrando a sociedade como ataque dos skinheads contra negros, nordestinos ou homossexuais ou mesmo jovens de classe alta atendo fogo em índio. Outro índice de desigualdade é diferença de renda obtida pelo trabalhador negro e branco. Para o trabalhador negro o salário é R$ 558,24, enquanto o dos brancos era de R$1.087,00. Outro aspecto é a escolaridade, onde a população branca possui mais avanço do que a população negra, o que também interfere na conquista de melhores empregos e renda.

O movimento social que deu origem as discussões sobre o multiculturalismo (luta pelo respeito às diferenças e igualdade nos direitos sociais) foi o movimento negro dos EUA liderados por Marthin Luther King e Malcom X, que defendiam direitos iguais para os negros. Por que até então, os negros não tinham direito nenhum. No Brasil, temos muitosmovimentos do multiculturalismo como, a luta dos indígenas pela qualidade de vida, luta pelo direito dos homossexuais como o casamento, as pessoas com deficiência que lutam para adaptação dos ambientes e inserção no mercado de trabalho

Candau (2008) Ressalta que: O multiculturalismo não nasceu nas Universidades, mas sim pela luta dos grupos sociais descriminados que queriam mudança.

O multiculturalismo é dividido em 3 perspectivas: diferencialista, assimilacionista e interculturalidade.

Na perspectiva assimilacionista, não existe igualdade na sociedade multicultural. Consequência desta perspectiva na educação:

Em uma sala de aula, temos vários grupos sociais, mas acontece a universalização da escolarização, onde todos participam do sistema escolar, sem ser pensado em que conteúdos trabalhar que fale também sobre os grupos sociais, há sempre os valores privilegiados.

Para resolução de problemas como este, deveria de haver um padrão cultural a ser seguido.

Na perspectiva diferencialista, deve-se respeitar as diferenças e o reconhecimento delas no grupo social, criando para isso espaços onde os grupos possa se reunir para manter suas raízes.

Na perspectiva da interculturalidade, não se separa diferença e desigualdade e não reduz um ao outro. É um compromisso com a diferença e a justiça social pois só assim poderão viver em harmonia.

O etnocentrismo:

Segundo o autor Rocha: É uma visão do mundo onde um grupo é tomado como centro de tudo e os outro são submissos a este grupo, seguindo seu modelo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com