TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SERVIÇOS DE MERCADO DE TRABALHO

Projeto de pesquisa: SERVIÇOS DE MERCADO DE TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.059 Palavras (5 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 5

1 FREELANCERS NO MERCADO DE TRABALHO

Os funcionários temporários (freelancers) vêm se tornando uma ótima mão de obra dentro do mercado de trabalho, livrando as empresas de vários custos benefícios e despesas extras com trabalhadores tradicionais aqueles que possuem contrato direto com a empresa.

As empresas precisam de uma estrutura extremamente diferenciada, para que possam lidar com esse tipo de contratação é principalmente ligada a uma empresa que possui uma organização simples, bem diferente do que acontece nas organizações burocráticas. Nas organizações que trabalham com freelancers, estes profissionais têm como objetivo mostrar sempre suas capacidades da melhor forma possível dentro da empresa, fazem seus próprios horários e não precisam dividir espaço físico dentro da empresa. Já nas organizações burocráticas os trabalhadores possuem regras e normas, e precisam seguir e risco todas sem excessão, sempre respeitando os valores hierárquicos, e são constantemente vigiados e cobrados pelos seus superiores.

2.1 NOVAS GESTÕES

Empresas tecnológicas em potência como a IBM possuem facilidades em se adaptar, e a aderir as necessidades do mercado de trabalho. O Google e o facebook também são empresas que sempre inovam e possuem um modelo de gestão diferente e de sucesso. Nos últimos tempos a economia busca explorar o máximo a internet, na maioria das vezes as redes sociais, deixando de lado a hierarquia e o controle. A IBM foi a pioneira no uso de redes sociais desde 2001, quando a companhia resolveu incentivar o uso das redes com forma de trocar conhecimento com os consumidores. Hoje a IBM prega a prática de transferência de informações em seus projetos.

Atualmente o facebook é o maior site de relacionamento do mundo, com mais de 500 milhões de usuários em todo o planeta (Ibope, 2012). Um dos grandes méritos do facebbok foi o fato de ele ter sido a primeira rede social a permitir que os programadores de software (freelancer), criassem uma enorme quantidade de aplicativos para os usuários (Vaz, 2010).

O Google possui um sistema onde é possível adicionar qual quer pessoa sem que a mesma aceite o convite, diferentemente do facebook que contém um sistema de lista de amigos, mais tradicional nas redes, onde o precisa enviar um convite e o enunciatário aceite a sua solicitação de amizade. Em ambos é possível escolher grupos de pessoas para compartilhar conteúdo.

2.2 VIERAM PARA FICAR

Todos os anos, resultados mostram um aumento no índice de contratação. Com foco nas vendas, segmentos da indústria e do comércio aumentam o seu efetivo. As multinacionais buscam rapidez no inicio das operações, e as nacionais a prioridade é aumentar a participação no mercado. As justificativas são a busca por profissionais qualificados e a falta de tempo para capacitá-los em curto espaço de tempo. São grandes empresas que querem alguém pronto e qualificado e que de um resultado imediato.Entre as varias habilidades que esses profissionais precisam estão os bons relacionamentos interpessoais,capacidade de gerenciamento,resolução de conflitos e facilidade para mudar de ambiente de trabalho e que esteja disposto a fazer viagens a trabalho.

Os freelancers veem ganhando lugares no mercado por trazerem muitos benefícios para a empresa que os contratam e para os profissionais que buscam esse tipo de trabalho.Mas também existem muitos riscos tanto para quem contrata ou para quem é contratado,observe alguns exemplos:

• Vantagens para a empresa: Poupança de recursos, mão de obra mais barata, rapidez na entrega de resultados, não possuem vinculo com a empresa.

• Desvantagens para a empresa: Problemas legais no pagamento de benefícios, desmotivação nos funcionários permanentes, pode abandonar os projetos sem aviso prévio e são mercenários, hoje estão trabalhando para uma firma amanhã para o concorrente.

• Vantagens para o Freelancer:Maior independência no trabalho,possibilidade de prestar serviço a várias empresas,optar pelo salário a receber e não existe hierarquia.

• Desvantagens para o Freelancer:Não há benefícios estabelecidos por lei(Férias,FGTS e Licença Médica).É preciso sempre estar renovando contratos,investimento para se conseguir novos clientes são feitos com recursos próprios e vida econômica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com