TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE: problemas para um mundo melhor

Projeto de pesquisa: SUSTENTABILIDADE: problemas para um mundo melhor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.366 Palavras (18 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 18

SUSTENTABILIDADE: Desafios para um mundo melhor

Resumo: O texto aborda alguns aspectos essenciais para a sustentabilidade urbana. Entende-se a capacidade de uma dada população de ocupar uma determinada área e explorar seus recursos naturais sem ameaçar, ao longo do tempo, a integridade ecológica do meio ambiente.

Os sistemas de produção devem reduzir o uso de energia, incentivar a produção local de cultivos adaptados ao meio natural e socioeconômico, a sustentabilidade está ajudando bastante o ser humano a se adaptar no mundo em que vive sem destruir a natureza de maneira exagerada, começando com o uso da água no planeta, reduzindo a destruição do planeta estamos pensando no futuro de outras gerações futuras.

A sustentabilidade tem como foco atuar em todos os campos, sem que, para isso seja necessário agredir o meio ambiente a sustentabilidade esta realmente relacionada com a mentalidade humana.

Palavras-chave: sustentabilidade, desenvolvimento sustentável.

1. Introdução

O surgimento da sustentabilidade teve como marco a conscientização para o crescimento desenfreado, tanto da população, quanto da tecnologia. Pois para que acontecesse a evolução da humanidade, tivemos que infringir algumas leis dos direitos e dos deveres como cidadãos. Um dos deveres seria o de preservar nosso meio ambiente, uma vez que tudo no mundo tem seu limite, e está visível o limite de nosso meio ambiente. E um dos direitos, seria o de poder contemplar as belezas ambientais e naturais que estão disponíveis a todo ser humano na terra, mas que pode ser destruída caso não seja cuidada.

E este estudo tem como intenção mostrar a evolução, seguida, da destruição de nosso ambiente. E também do recomeço de tudo com o surgimento da sustentabilidade, e a conscientização do ser humano.

O objetivo principal de qualquer organização é obter o maior retorno possível sobre o seu capital investido. Para isso utiliza-se de meios disponíveis para estar sempre à frente do concorrente, obtendo maiores espaços no mercado. Com as mudanças globais, as empresas precisam se preocupar não só com os fatores econômicos e estruturais, mas também com as questões do meio ambiente e as questões sociais. Para que as organizações possam contribuir com a sustentabilidade devem modificar seus processos produtivos, para se tornarem ecologicamente sustentáveis. Para isso elas precisam adotar alguns sistemas de produção que não causem impactos negativos no meio ambiente.

2. Indicadores para Sustentabilidade

Em meados século XVIII na Inglaterra, aconteceu uma grande transformação no mundo, a Revolução Industrial. Como o próprio nome já diz, revolucionou o planeta, trazendo inúmeras alterações ao meio ambiente.

A Revolução Industrial trouxe perpesctivas, para o crescimento econômico, melhores condições de vida, proporcionando riquezas e prosperidades. O aumento na economia veio acompanhado do crescimento desordenado da população, aumentando assim o consumo de energia e dos recursos naturais, gerando grandes prejuízos ao meio ambiente.

A preocupação com o esgotamento de recursos naturais, decorrentes do crescimento da população e seus devidos consumo, surgiu há muitos anos atrás, mas até então não se tinha tanto esclarecimento a humanidade sobre seus prejuízos.

Dias (2011 pg.7) o poder da população é infinitamente maior que o da terra para produzir a subsistência do homem. Os novos mecanismos, as formas de produção e a exploração intensiva do meio ambiente, que veio trazido pela revolução industrial, se generalizaram de forma descontrolada, sem prever suas futuras conseqüências. O processo revolucionário da industrialização aumentou de forma espetacular, e foram aceitos de forma impensada, e, no entanto, resultou no grave problema que nos aflinge nos dias de hoje, a degradação do meio ambiente.

A exploração dos recursos naturais manteve-se sem questionamentos durante boa parte do século XX. Tinha-se uma visão que o meio ambiente, estava á disposição do homem com recursos ilimitados para seu sustento. Somente começou a ser questionado nos anos 70, as possíveis causas de esgotamento dos recursos naturais.

O inicio do desenvolvimento industrial aconteceu á três séculos atrás, mas percebeu-se que o volume da produção industrial cresceu assustadoramente e que na metade do século XX foram utilizados mais recursos naturais na produção de bens do que toda a história da humanidade.

Dias (2011 pg. 18) Se mantiverem as atuais tendências de crescimento da população mundial, industrialização, contaminação ambiental, produção de alimentos e esgotamento dos recursos, este planeta alcançara os limites de seu crescimento no curso dos próximos cem anos. O resultado mais provável será um súbito e incontrolável declínio tanto da população como da capacidade industrial.

O mundo está em um ritmo acelerado, consumo este que vem degradando o meio ambiente e deixando o planeta em estado de alerta.

A massa consumidora, ou seja, a população apresenta uma constante pressão sobre as empresas, querendo cada vez mais e exigindo sempre o melhor. As empresas não vão pensar duas vezes em atender a vontade e a necessidade de seus clientes e sem contar que a empresa visará somente os lucros. É onde o planeta sofre drasticamente, destacando a poluição do ar, da água e da terra.

O consumo está tão grande, onde o que o país produziu para ser consumido em um ano, foi consumido em oito meses, olhando para o lado da matemática, estamos com um saldo negativo de quatro meses, e este saldo só irá aumentar cada vez mais se nada for feito.

O crescimento populacional e dos bens de consumo será inevitável, precisamos achar uma forma de suportar este crescimento, de maneira que todos se conscientize ao consumir, lembrando que os recursos naturais são limitados.

Com as crescentes preocupações ambientais, no ano de 1983 a Assembléia Geral da ONU, criou a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CMMAD), que era presidida pela primeira ministra da Noruega, Gro Harlem Brundtland, e tinha como objetivo analisar as relações entre o meio ambiente e o desenvolvimento, e apresentar propostas viáveis para uma possível solução.

Em 1987 o conceito de desenvolvimento sustentável apareceu pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com