TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sebrae

Seminário: Sebrae. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Seminário  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 4

Na entrevista concedida pelo Dr. José Dornelas à Rádio Câmara, ele ressalta que para ser um bom empreendedor não basta ter apenas dinheiro e sorte, mas também um bom planejamento e preparo, buscando informações sobre o assunto e também a capacitação.

No Brasil, a quantidade de pequenas empresas que fecham antes dos primeiros dois anos ainda é alta, cerca de 22% contra 15% de países mais desenvolvidos.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece cursos técnicos para capacitação em Gestão de Negócios ,Estudo de Viabilidade econômica financeira e também cursos voltados para as atitudes dos empreendedores.

De acordo com o gerente de atendimento do sistema Sebrae Ênio Pinto, para se ter sucesso à frente de um pequeno empreendimento é importante que você domine técnicas de gestão, mas é fundamental que você tenha um comportamento de atitude, de liderança para que se tenha sucesso neste empreendimento. Ele também afirma que para a abertura de um negócio é essencial que o interessado tenha conhecimento e goste do ramo proposto, pois não cabe ao Sebrae dizer em que ramo deverá se atuar. Supondo que o Sebrae indique o que seria um bom negócio no momento, dentro em breve o mercado estaria saturado neste negócio e assim ele deixaria de ser um bom negócio.

Existem outros critérios para a escolha da atividade em que irá atuar:

Primeiro: Você têm vocação para este ramo?

Segundo: Existe um mercado favorável a este ramo?

Para este segundo ponto devemos considerar principalmente se temos clientes interessados em adquirir um produto deste segmento e se sim, temos fornecedores de quem comprar para atender a estes clientes na região com preço e prazo de entrega que atenda as nossas necessidades e também verificar a concorrência. Deve-se também avaliar a questão financeira e se têm os recursos necessários para implementar o negócio no ramo que é de interesse.

Mas ainda o principal é saber se o candidato gosta mesmo do futuro ramo em que irá atuar.

Além do Sebrae, a editora executiva da revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios apontou outros caminhos para o microempreendedor iniciante, dizendo que hoje existem escolas de ensino médio e superior que possibilitam parcerias na área de empreendedorismo. Buscar consultoria nestas empresas – Junior que atuam nas faculdades é excelente, pois além do baixo custo se comparada a uma empresa profissional e de mercado têm mostrado um resultado muito eficiente.Isto se encaixa desde a constituição da empresa e marketing até a publicidade. Outra opção é procurar instituições que também incentivam o empreendedorismo e têm bons consultores disponíveis e o melhor de tudo, têm troca de informação entre os empreendedores, gente que obteve sucesso e está disposto a passar sua experiência para ajudar os que estão começando.

Depois de aberto o negócio, se faz necessário cuidar das relações de trabalho, que podem ser completamente diferente de uma firma grande.

O sócio-diretor da consultoria Dialogar Sr. José Emídio Teixeira, citou alguns problemas que devem ser contornados como quando fica algum problema mal resolvido numa pequena empresa, o ambiente de trabalho pode ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com