TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segmentação De Mercado - FGV Online

Trabalho Escolar: Segmentação De Mercado - FGV Online. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Segmentação de mercado é a subdivisão de um mercado em subconjuntos distintos de clientes em que qualquer subconjunto pode ser selecionado como um objetivo de mercado, e ser alcançado por um composto de marketing distinto.

A segmentação é um esforço para o aumento da precisão do alvo de uma empresa. É importante que as empresas definam segmentos específicos direcionando dessa forma suas estratégias de maneira apropriada e personalizada, ganhando vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Na segmentação de mercado, o administrador de marketing deve levar em conta o comportamento do consumidor. Isso porque os compradores são pessoas com necessidades e desejos diversos e o mesmo produto não pode mais atrair todo o mundo. Deve-se, portanto, conhecer o comportamento, as atividades, as motivações, os benefícios e as vantagens que os diferentes grupos de consumidores estão procurando.

Há várias vantagens e benefícios decorrentes da segmentação, como a maior capacidade para o delineamento das oportunidades de marketing, alocação mais adequada dos recursos de marketing da organização e o ajustamento mais eficiente dos produtos e programas de marketing da empresa ao mercado. A segmentação só faz sentido se ajudar a empresa a penetrar mais a fundo nos mercados que escolheu como prioritários. E contribui para aumentar a diferenciação entre produtos/serviços, porque quem diferencia costuma estar mais preocupado em adaptar suas ofertas e segmentos específicos.

Análise de dois possíveis mercados

Cosméticos Masculino.

Atende o público masculino de diferentes tipos de renda. Hoje o mercado de cosméticos está investindo muito no público masculino, antigamente a beleza masculina era restrita a espuma der barbear, pós-barba e um shampoo anticaspa, hoje há perfumes, sabonetes e protetor solar só para homens, shampoo e condicionadores. Esta alta demonstra que o homem está pondo de lado alguns conceitos antigos e incorporando o uso de perfumes e cosméticos ao seu modo de vida, associando inclusive a boa aparência e os cuidados com a higiene corporal como fator determinante para o sucesso profissional.

Mercado de luxo – Segmento moda.

Atende o público masculino e feminino de alta é média-alta renda, com produtos destinados a todas as idades, mas o foco é na idade adulta de 20 aos 40 anos. Atualmente o mercado se encontra em alta expansão, com grande concentração de lojas nas capitais dentro de shoppings específicos para esses públicos. O consumidor hoje busca o bem estar, valoriza a individualização, busca conexões emocionais, valoriza a tradição, o genuíno, o original, então, deve oferecer produtos que vão ao encontro de tais características.

Descrição da forma com que os produtos são posicionados para atender a esses segmentos

Cosméticos Masculinos

O homem deste século percebeu que não é preciso deixar de ser másculo e ter atitude para poder se cuidar. Pensando nisso, a indústria cosmética desenvolve cada vez mais produtos específicos para esta categoria. E não bastam apenas desodorantes e loções após barba. Nas prateleiras de supermercados, farmácias e lojas de cosméticos é possível encontrar produtos para cuidados da pele masculina, cabelos e até para higiene íntima. Exemplos de empresas como a O Boticário que criou a linha Boticário Men, com produtos para atender às necessidades diárias do ritual de beleza dos homens, os itens foram desenvolvidos com tecnologia de ponta e com textura, fragrância, embalagens e ingredientes elaborados especificamente para eles. Os formatos dos produtos da nova linha foram criados para atender aos desejos e costumes dos homens. Por exemplo: O corretivo é em forma de caneta para facilitar a aplicação. Para tornar o banho agradável e também prático, foi criado o Shower Gel, que pode ser usado nos cabelos e corpo e que contribui para o brilho dos fios e também deixa a pele hidratada e perfumada.

Mercado de luxo – Segmento moda

A grandes lojas de luxo no Brasil estão em grandes shoppings centers situados nas grandes capitais brasileiras O consumidor brasileiro gosta de se sentir especial e o atendimento personalizado faz com que isso aconteça. No Brasil, o consumidor gosta de ganhar algum benefício e o pagamento parcelado permite que o consumidor tenha a sensação de benefício, ainda que o preço da mercadoria permaneça o mesmo contudo, o acesso a ela ficou mais facilitado. A Louis Vuitton do Brasil é a única loja do mundo inteiro que parcela seu pagamento, pela questão cultural do brasileiro gostar dessa política. As empresas de luxo no Brasil têm adotado posicionamentos como bottom-up que visam inovar através da criação de produtos premium, bem como estratégias top-down que visam o desenvolvimento de produtos mais acessíveis que carregam marcas de renome.

Semelhanças e diferenças entre as estratégias de marketing adotadas

O mercado de cosméticos masculinos, usa-se da estratégia de atender um público novo, que até então não era contemplado por estes produtos específicos. Com a criação de linhas de produtos especificas para este tipo de consumidor. A estratégia de marketing utilizada é a de especialização no mercado (marketing de nicho), na qual, a empresa se concentra em atender diversas necessidades de um grupo de cliente em particular, junto a isso o marketing diferenciado, a empresa desenvolve produtos e programas de marketing especifico para este segmento.

O mercado de luxo – segmento moda, apostou na diversificação de seus produtos, A criação de novas linhas de produtos para novos consumidores abriu portas para o desenvolvimento de produtos mais “acessíveis” para esse novo público. Outras empresas apostaram na estratégia de licenciamento de suas marcas, aumentando seu lucro e difundindo a marca no mercado.

A semelhança entre esses dois mercados é que visam atender a necessidades/desejos de seus clientes, especializando cada vez mais no mercado que atua.

Conclusão

Os procedimentos mercadológicos e suas diversas aplicações indicam atividades de emprego dos termos segmentação e posicionamento de mercado como designações para técnicas de marketing que distinguem um produto ou serviço no ponto de venda. O posicionamento e segmentação são estratégias de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com