TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segmentação dos mercados consumidores

Artigo: Segmentação dos mercados consumidores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Artigo  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

O aumento do número de ofertas concorrentes e a multiplicidade dos canais de distribuições e comunicações trazem diferentes desafios para as organizações que precisam produzirem valore superiores a clientes cada vez mais exigentes. Quando uma unidade produtora adota a perspectiva do marketing de segmento, ela fabrica produtos e presta serviços dirigidos a esses públicos, com ações de marketing projetadas especificamentes para cada grupo de clientes indetificados. Podemos salientar que o conceito de segmentação está relacionado a compreensão das necessidades e expectativas dos clientes e não aos produtos em sí.

As mudanças de mercado podem fazer sumir ou surgir novos segmentos, portanto, a pesquisa de markenting precisa ser periódica, e a organização que convive e se relacionam com clientes devem ajudar na detecção de novas oportunidades ou ameaças de mercados.

A Segmentação dos mercados de consumo é baseada nas informações obtidas da análise do comportamento de compra do cliente final, no processo de pesquisa de marketing, buscam-se informações por meio de cinco grandes grupos de variávéis: Geografia, demografia, psicografia, comportamento e beneficio; quanto à segmentação de mercados organizacionais que são os conjuntos de organizações que elaboram produtos e serviços que são revendidos ou utilizados na produção de outros bens e serviços os clientes intermediários podem ser segmentados por meio das seguintes variáveis: Demografia, operacionais, abordagem de compras, fatores situacionais, características pessoais, e é importante ressaltar que a compra organizacional possui um componente racional de decisão mais aguçado apresentando assim a oportunidade de estreitar as relações entre clientes e fornecedores.

Nunca é demais lembrar que os clientes coletivos também são clientes finais, apesar de vistos como uma coletividade, entender os apelos psicológicos e o relacionamento dos produtos com as pessoas é fundamental para que os programas sociais e filantrópicos sejam efetivos.

Em alguns casos a prospecção de segmentos pode revelar subgrupos dentro dos grupos de clientes, estes buscam nos produtos ou serviços, características ainda mais distintas, como por exemplo, as mulheres que desejam sapatos mais baratos, mas condizentes com a moda, existe um subgrupo que tem pés muito grandes ou muito pequenos. Esses subgrupos são denominados nichos de mercados, concluindo um nicho é o menor e mais homogêneo segmento dentro de um segmento maior predefinido.

Questões:

1- Por que o mercado brasileiro é tão receptivo a estratégia de segmentação?

2- Quais as três perguntas propostas para se identificar segmentos de mercado?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com