TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segundo Ciavenato

Resenha: Segundo Ciavenato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Resenha  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Chiavenato (2003), com a Revolução Industrial, em meados do século XVIII e se estendendo até o século XIX, provocou uma maior concorrência de mercado e melhorou as operações de comercialização dos produtos, dando mais importância aos setores de compras e estoques. O referido período foi marcado por modificações profundas nos processos do sistema de fabricação e estocagem em grande escala. O trabalho, que antes era completamente artesanal foi em parte substituído pelas máquinas, conseguindo elevar a produção para um estágio tecnologicamente mais avançado e a administração passou a ver os estoques sob outro prisma. Alguns fatores contribuíram para impulsionar à Administração de Materiais, dentre eles a evolução fabril, o consumo, as exigências dos consumidores, o mercado concorrente e novas tecnologias, com isso, passou a ser vista como uma arte e uma ciência das mais importantes, para que as organizações pudessem alcançar seus objetivos.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7 ed. rev. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

Á medida que a humanidade evoluiu nos seus meios de produção e desenvolvimento, tornou-se mais dependente de terceiros para conseguir recursos para produzir e desenvolver seus produtos e serviços.

Neste contexto, a gestão de compras é vista, nos dias atuais como uma parte estratégica para agregar valor a qualquer organização, tendo influência direta nos estoques e no relacionamento com os clientes, estando diretamente ligada ao sucesso das organizações.

O processo de compra era retratado como uma atividade rotineira, restrita a uma papel operacional dentro das organizações, limitando-se ao processamento de pedido de compras e a grande grupos números de atividade que não agregam valor para as organizações, sendo vista assim, como uma área totalmente burocrática. A partir dos anos de 1990, com advento da globalização as organizações passaram a dar maior importância para área de compras, devido ao aumento da competitividade e a pressão para a redução de custo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com