TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de Ciavenato, Idalberto

Tese: O conceito de Ciavenato, Idalberto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2014  •  Tese  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

Conceito segundo Chiavenato, Idalberto

Durante muito tempo Administração de Pessoal foi conhecida como a área da Administração que cuidava exclusivamente das admissões, do pagamento e das demissões da mão de obra das empresas de acordo com a legislação trabalhista vigente. Modernamente, o conceito de Administração de Pessoal sofreu uma enorme ampliação. Hoje, a Administração de Pessoal é a área da Administração que cuida do suprimento, da manutenção e do desenvolvimento de todos os recursos humanos da empresa. Administrar pessoal significa atrair, manter e desenvolver pessoas na empresa.

Conceito segundo Gil, Antonio Carlos

A Administração de Recursos Humanos é o ramo especializado da Ciência da Administração que envolve todas as ações que tem como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade. É, pois, a área que trata de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, manutenção, controle e avaliação de pessoal.

Passamos então a relacionar suprimento, manutenção e desenvolvimento do conceito do Chiavenato com recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, manutenção, controle e avaliação do conceito do Gil.

1) Suprimento nada mais é que o recrutamento e a seleção do pessoal. Para se ter sucesso no recrutamento e seleção é necessário saber técnicas, fontes e etc...

2) Manutenção está relacionada com as áreas responsáveis por manter o empregado na empresa, ou seja, cargos e salários, planos de benefícios, higiene e segurança no trabalho, cumprimento das leis trabalhistas. Sem dúvida o Plano de cargos e salários é um dos responsáveis pela manutenção do empregado na organização, visto que se há perspectiva de crescimento na organização o empregado não vai embora. Outro fator fundamental é o clima da organização, muitos empregados, mesmo ganhando pouco, permanecem por ter um ambiente agradável. Sentir-se seguro quanto ao cumprimento das leis trabalhistas também favorece a permanência.

3) Desenvolvimento é a parte responsável pelo treinamento e avaliação dos resultados do treinamento. Sempre que se treina empregados devemos acompanha-lo no desempenho para avaliar a eficácia do treinamento.

Pode-se concluir que ambos estão, em suma, dizendo a mesma coisa.

Hoje já se está utilizando o termo “Gestão de Pessoas” ou até mesmo “Gestão com as Pessoas”.

As pessoas como parceiros da organização:

Para o sucesso das organizações é necessária a participação conjunta de diversos parceiros, tais como:

a) Fornecedores:

Contribuem com matérias-primas, insumos básicos, serviços e tecnologias.

b) Os acionistas:

Contribuem com capital e investimentos que permitem o aporte financeiro para a aquisição dos recursos.

c) Os clientes:

Contribuem adquirindo seus bens ou serviços colocados no mercado.

d) Os empregados:

Contribuem com seus conhecimentos, capacidades e habilidades, proporcionando decisões e ações que dinamizam a organização.

Geralmente as organizações procuravam privilegiar os parceiros mais importantes. Até pouco tempo os acionistas eram os mais privilegiados na distribuição de resultados.

Atualmente, considerando que todos os parceiros são indispensáveis para o sucesso da empresa, os administradores estão dando uma visão sistêmica e integrada a todos os parceiros. Ocorre que o empregado é o parceiro mais íntimo, pois ele está dentro da empresa e lhe dá vida e dinamismo.

Pessoas como recursos ou parceiros da organização

De um lado os empregados podem ser tratados como recursos produtivos, ou seja, recursos humanos, visto que precisam ser administrados através do planejamento, organização, direção e controle de suas atividades para obter deles o máximo rendimento possível.

Por outro lado, as pessoas podem ser visualizadas como parceiras da organização. Como tais, elas fornecem, como já vimos, conhecimentos, habilidades e capacidades, e ainda, o mais importante, a inteligência, que proporciona decisões racionais e imprime o significado e rumo aos objetivos globais. São então, o capital intelectual da organização.

As empresas bem-sucedidas se deram conta disso e tratam seus funcionários como parceiros do negócio e não mais como simples empregados contratados.

Aspectos fundamentais da moderna Gestão de Pessoas

1) As pessoas como seres humanos.

Ver as pessoas como indivíduos, com personalidade própria, diferentes entre si, com história particular e diferenciada, possuidores de conhecimentos, habilidades, destrezas e capacidades indispensáveis à adequada gestão dos recursos organizacionais.

2) As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais.

Seriam as pessoas como fonte de impulso próprio que dinamiza a organização e não como agentes passivos, inertes e estáticos

3) As pessoas como parceiros da organização

As pessoas investem na organização – esforço, dedicação, responsabilidade, comprometimento, riscos,etc. – na expectativa de obter retorno destes investimentos – como salários, incentivos financeiros, crescimento profissional, carreira, etc.

Na medida em que o retorno é bom, a tendência é o aumento do investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com