TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Simulação Empresarial

Ensaios: Simulação Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  603 Palavras (3 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO FINAL PARA AVALIAÇÃO DA DISCIPLNA JOGOS DE NEGÓCIOS

SIMULAÇÃO EMPRESARIAL

1 - INSTALAÇÃO E PROCESSO INDUSTRIAL

A empresa ALFA com Capital Social no montante de $ 350.000,00 (trezentos e cinquenta mil) compete no mercado de telefonia celular.

Possui sede própria, com mobiliário básico e estrutura industrial que se materializa através de MÓDULOS INDUSTRIAIS COMPLETOS, possuidores de todos os recursos de manufatura necessários para transformar 1 matéria prima em um telefone acabado.

Três são os modelos de telefone celular que podem ser produzidos pela ALFA:

TELEFONE POP – Popular

TELEFONE LUX – Sofisticado

TELEFONE PLUS – Luxo

Para cada um dos modelos é necessário 1 única matéria prima, diferenciando-se apenas no esforço industrial necessário para produzir cada tipo (Custo de Manufatura Unitária – CMU).

Cada modelo exige a capacidade abaixo para ser manufaturada:

TELEFONE POP – Popular – 1 CMU

TELEFONE LUX – Sofisticado – 2 CMU’s

TELEFONE PLUS – Luxo – 3 CMU’s

Além do CMU é necessário 1 matéria prima para todo telefone produzido e para cada 20 aparelhos necessita-se de 01 funcionário para fabricá-los. Estes (funcionários), não podem ser transferidos de Módulo.

Cada módulo industrial possui a capacidade de 3.000 CMU’s.

A ALFA deve decidir quantas unidades de cada modelo devem ser fabricadas, sempre observando a capacidade máxima admissível em cada módulo industrial. Para esta avaliação se faz necessário montar uma matriz de restrições industriais para cada Módulo Industrial Contratado.

Deve ser computado:

- A quantidade de CMU’ disponível por módulo.

- A quantidade de matéria prima disponível.

- A disponibilidade de mão-de-obra disponível por módulo.

A maior quantidade seria sempre a menor das restrições.

Desta forma a empresa aperfeiçoa sua produção, alocando de forma mais proveitosa sua matéria prima, seus funcionários e o CMU disponível no módulo.

2 – ABASTECIMENTO

A compra de matéria prima é feita através de leilões, sempre no momento zero de cada ciclo. As cotações e quantidades desejadas devem ser colocadas em dois tipos distintos de leilões: Governos e Fornecedores Credenciados. O leilão atende às melhores propostas, seguindo a ordem: preço/quantidade disponível. A melhor cotação será atendida com prioridade e assim sucessivamente. A matéria prima adquirida nos leilões somente estará disponível no ciclo seguinte.

Eventualmente podem ocorrer leilões extras durante um ciclo, que são denominados ‘leilões árabes’. A matéria prima arrematada neste tipo de leilão é de qualidade garantida, de pronta entrega e pode ser utilizada no mesmo clico que foi adquirida.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com