TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre o relatório de gestão

Seminário: Sobre o relatório de gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Seminário  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

A contabilidade é uma ciência que tem como objetivo fornecer as informações necessárias aos seus usuários, de modo que possa permitir que os mesmos avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma, sendo um instrumento fundamental no processo de tomada de decisão.

Relatório da Administração

Não faz parte das demonstrações contábeis propriamente ditas, mas a lei exige a apresentação do relatório, que deve evidenciar os principais fatos administrativos e financeiros ocorridos no período (exercício), os investimentos feitos em outras entidades, a política de distribuição de dividendos, a política de reinvestimento de lucros etc.

Notas Explicativas

As demonstrações contábeis devem ser complementadas por notas explicativas, quadros analíticos e outras demonstrações contábeis necessárias para uma plena avaliação da situação e da evolução patrimonial de uma empresa. As notas devem conter no mínimo a descrição dos critérios de avaliação dos elementos patrimoniais e das práticas contábeis adotadas, dos ajustes dos exercícios anteriores, reavaliações, ônus sobre ativos, detalhamento das dívidas de longo prazo, do capital e dos investimentos relevantes em outras empresas etc.

As Notas explicativas tem por objetivo complementar as demonstrações contábeis mostrando os critérios contábeis utilizados pelas organizações, inclusive a composição do saldo de determinadas contas, os métodos de depreciação e critérios de avaliação dos elementos patrimoniais.!

As características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários. As quatro principais características qualitativas são: compreensibilidade; relevância; confiabilidade; e comparabilidade.

As demonstrações contábeis são apresentadas aos usuários externos para fornecer-lhes informações úteis à tomada de decisões econômicas. Contudo, para ser útil a informação contábil deve ser dotada de quatro características qualitativas básicas: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.

COMPREENSIBILIDADE: a informação apresentada em demonstrações contábeis deve ser apresentada de modo a torná-la compreensível por usuários que têm conhecimento razoável de negócios e de atividades econômicas e de contabilidade, e a disposição de estudar a informação com razoável diligência.

RELEVÂNCIA: a informação fornecida em demonstrações contábeis deve ser relevante para as necessidades de decisão dos usuários. As informações são relevantes quando podem influenciar as decisões econômicas dos usuários, ajudando-os a avaliar acontecimentos passados, presentes e futuros ou confirmando ou corrigindo, suas avaliações passadas. A Relevância depende da natureza e também da materialidade do item em discussão.

CONFIABILIDADE: Exige que a informação seja apresentada da forma mais apropriada possível retratando aquilo que se pretende evidenciar, é necessário também que se observe á neutralidade, á prudência e á integridade nas informações contábeis.

COMPARABILIDADE: os usuários devem ser capazes de comparar as demonstrações contábeis da entidade ao longo do tempo, visando sempre a evolução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com