TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade de Informação

Por:   •  10/6/2016  •  Dissertação  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Em que e como o surgimento da sociedade da informação influencia ou influenciou o marketing em relação aos softwares, hardware e tecnologia da informação empregada?


a. Defina sua área de estudo nesta universidade;

Superior Tecnologia Em Marketing

b. Conceitue a sociedade da informação;

Uma nova Era que surgiu no fim do Século XX, impactando diretamente o uso da tecnologia e a forma de como as pessoas se comunicam. Uma sociedade continuamente em evolução, fundamentada pela globalização; onde a informação surge em uma velocidade jamais imaginada antes, são fluxos constantes e acelerados de conteúdo de todas as formas (relevantes ou não). Essa sociedade se caracteriza pelo avanço tecnológico e de informações, produzindo mais conteúdo e usufruindo intensamente dos benéficos trazidos pela tecnologia.

O conceito do termo “Sociedade da Informação”, surge da necessidade de justificar esse fenômeno que faz com que conteúdos sejam produzidos e compartilhados instantaneamente. Fenômeno esse que só faz cresce, com novas e práticas formas de se compartilhar cada vez mais conteúdo.


c. Relacione sua área de atuação na universidade com o surgimento da sociedade da informação como descrito no corpo da questão.

O marketing como uma área que estuda o mercado e é aplicado como ferramenta empresarial para reduzir custos adequando produtos e serviços a necessidade do consumidor, tem como um de seus principais aliados o surgimento da sociedade de informação. Graças a informações precisas e instantâneas, sistemas que armazenam e guardam dados, facilidade na troca de conteúdo, o trabalho do profissional da área se torna mais prático e seguro. Com tantos sistemas, gadgets e outros produtos sendo criado o marketing, como outras áreas também, deve está em constante aperfeiçoamento, mudando para cada vez ter mais precisão nas pesquisas e assim entrando mais na intimidade do consumidor.


d. Apresente as fontes de pesquisa completas. Observe que blogs ou sites de busca não são considerados fontes de pesquisa.

RAFAEL FELIPE DOS SANTOS, Uma Contextualização Sobre A Sociedade Da Informação. Disponível em: http://www.rafaelfelipesantos.com.br/uma-contextualizacao-sobre-a-sociedade-da-informacao/

KOTLER, P. KARTAJAYA, H. SETIAWAN, I. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. 1ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

BREZZO, ROBERTO; COBRA, MARCOS. O Novo Marketing. Rio de Janeiro: Campus, 2009.


  1. Faça um pequeno texto apresentando uma visão crítica do surgimento das empresas Microsoft e Apple.

  1. Não é histórico ou relado de fatos, deve ser um texto que apresente a sua visão dos fatos ocorridos, quanto a:

i. Ética nas empresas;

A Microsoft desde seu surgimento sempre se importou muito com a ética, tanto com funcionários quanto com seus clientes. É uma empresa engajada em causas sociais e ambientais, se preocupam em criar tecnologias que preservam o planeta e que suprem as necessidades de seus cientes. Também são bastante preocupados em criar produtos acessíveis. Não é à toa que o Ethisphere Institute, fez uma seleção e elegeu a Microsoft como a empresa mais ética de 2014. A Apple mesmo não ganhando prêmios de ética é uma empresa ímpar, com uma imagem quase inabalável, seu fundador sempre buscou o compromisso com a verdade e a ética. Quem acompanha a história da Apple observa que a empresa sempre foi controlada a mãos de ferro, e não à toa, se tornou referência para outras empresas do mesmos segmento e sonho de consumo de muitos consumidores de tecnologia.


ii. Importância dada aos computadores e softwares;

Nesse caso fica difícil separar as empresas, tanto a Microsoft quanto a Apple dão toda importância a seus produtos, principalmente os “pcs” e seus softwares únicos e incríveis. São o start de ambas as empresas, onde as duas se conceituaram, mesmo aparentemente criando produtos iguais, cada um tem sua peculiaridade e seu produto, que para quem conhece bem, se diferem. Outra preocupação bastante semelhante é o design, as duas empresas se atentam muito a beleza de seus produtos, mas o foco certamente é a facilidade que eles trazem para seus usuários. Ambas as empresas nos tornam cada vez mais dependentes das tecnologias e dessa mobilidade, nos trazendo novas formas de nos comunicarmos. Seus softwares cada vez mais perfeitos nos dão uma gama de possibilidade para explorar o mundo digital e com isso revolucionam a comunicação e muitas outras áreas.

b. Relacione o ocorrido no surgimento, com o que as empresas de softwares vivem no mercado atual, tanto as duas citadas como outras grandes que surgiram neste mercado.
O sistema operacional da Microsoft se tornou referência universal, pois é um sistema confiável e que se adequa a maioria dos computadores pessoais; ao contrário da Apple que tem seu sistema criado para uso exclusivo em seus computadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (298.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com