TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Soluções Para A Casa Soberba

Ensaios: Soluções Para A Casa Soberba. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  885 Palavras (4 Páginas)  •  919 Visualizações

Página 1 de 4

Casas Soberba

Introdução: Diante da sociedade do conhecimento na qual vive, torna-se indispensável à gestão dos processos e rotinas de uma organização envolvida pelo conhecimento e a experiência das pessoas. As organizações precisam direcionar os seus esforços na aquisição, organização e disseminação do conhecimento para se manterem no mercado e apresentarem vantagem competitiva.

A Casas Soberba é uma empresa Conservadora, pois ela está passando por um momento de dificuldade, mais só que ela não só que os seus gerentes, subordinados ,executivos, chefes que estão em um nível hierárquico maior não deixam os seus funcionários expor ideias e sugestões que podem ser boas para a empresa, há não ser se tiverem uma na hora de uma reunião.

Objetivos

Tentar achar meios, procedimentos, fazer das Casas Soberbas uma empresa que aprende. Tornar fazer dela uma empresa que abre filiais e que vende os seus produtos. A ensinar a andar de mão com as novas tecnologia de produção e operação organizacional. Também tornar ela uma empresa que valoriza os conhecimentos tácitos e táticos dos seus colaboradores.

Procedimentos para a Casa Soberba

Medidas para valorizar o conhecimento tácito dos funcionários e a criação do conhecimento organizacional:

Montar uma equipe de pesquisa que fique responsa por coletar ideias, sugestões dos funcionários.

Fazer um pesquisa de mercado para saber o que o cliente quer em um produto, quais as qualidades, tecnologia, que estão sendo buscadas.

• Capital Intelectual: As casas Soberba através do processo de Socialização que é o processo de compartilhamento de informações e Externalização que é o processo de articulação do conhecimento tácito em conceitos explícitos pode se dar através da escrita por exemplo.

Pode-se juntar os funcionários para buscar ideias, planos de o que vender, como vender, quais os dias em que podem vender frutas, verduras e legumes e em outros vender os outros produtos.

• Empresa que aprende: Simplesmente ela tem que fazer uma análise onde ela está errando, no que ela está errando. Ela tem que observar o que os seus oponentes estão fazendo que está dando sucesso, como que eles estão atuando e mudar sua maneira de trabalho.

Ex: Se uma empresa X passou a vender laranjas em caixas em caixas personalizadas e tem feito sucesso .

• Tipos de ambientes Ba

Ba da criação – é o lugar em que a criação do conhecimento se dá por meio da interação entre os indivíduos, trocando experiências,

emoções e modelos mentais. Caracteriza como o início do processo de transformação do conhecimento e equivale ao processo de socialização, que é a

interação entre o conhecimento tácito x tácito, responsável pelo surgimento de ativos de conhecimento como habilidades individuais e know-how.

• Ba da interação – é o lugar onde se dá à interação entre o conhecimento tácito e o explícito. os indivíduos compartilham com grupos suas experiências e convertem a criação por meio de documentos ou forma explicita, para propiciar que outros indivíduos e grupos possam ter acesso. Exemplos são os relatórios e manuais técnicos

criados pelas empresas de engenharia.

• Ba virtual - sistemático – Lugar em que é utilizado ferramentas da Tecnologia da

Informação: – chats, vídeos conferências, redes on-line, bancos de dados, intranets, etc. Utiliza a combinação, que é a conversão do conhecimento explícito para o explícito. Trata da criação de uma cultura organizacional do conhecimento, para que o conhecimento coletivo e individual permaneça na empresa

compartilhados entre grupos. 26/3/2011

• Ba do treinamento – lugar onde ocorre as integrações dos conhecimentos criados

anteriormente (socialização, externalização e combinação), dando origem à conversão do conhecimento explícito em tácito (internalização) O ativo oriundo neste “Ba” é conhecido como Know-how onde se criam novos procedimentos comportamentais na organização, pela prática.

Desenvolvimento

Nessa etapa se busca por em prática todos os dados obtidos ao longo do processo:

• Nas casas soberbas os funcionários do setor de bebidas podem dar conselhos sobre quais bebidas vendem mais e que devem estar em foco

• No setor de Frios,os funcionários podem dar ideias de como se armazenar melhor as carnes e frangos.

• Os clientes podem dar sugestões pra Casa Soberba sobre que produto vender nas filiais.

Assim se delegando responsabilidades pros funcionários e abrindo espaço para os clientes dar suas opiniões em pesquisas de mercado vai se haver uma boa interação e comunicação.

• Fatores favoráveis à criação do conhecimento:

1. O s funcionários vão se sentir valorizados e terão poder de opinião

2. Os clientes poderão dar sugestões do que querem encontrar na Casas Soberba

3. A empresa poderá reorganizar sua estrutura organizacional e infra-estrutura.

Tipos de Ferramentas de Gestão do Conhecimento

Uma das classificações possíveis para as ferramentas é baseada na origem do conhecimento com que elas lidam. Dessa forma teremos conhecimento de origem interna, inerente ao próprio processo produtivo, gerencial e das experiências vividas pela organização ao longo da sua vida. Temos também as informações externas provindas de bancos de dados externos, bibliotecas, informações sobre clientes e informações sobre a conjuntura política e econômica.

As ferramentas de origem interna, gerencial e vividas pela organização podem ser usadas internamente para mudar o seu jeito de fazer, de executar as atividades da Casa Soberba.

As ferramentas vindas de bancos de dados, bibliotecas, de clientes e de conjuntura política e econômica podem ser usadas na parte de markenting, vendas, estrutural.

Nova Missão da Casa Soberba: Vender produtos novos com qualidade e eficiência que atendam as necessidades dos clientes.

Nova visão da Casa Soberba: Ser a melhor rede varejista que oferece produtos com fácil acesso e variados tipos de pagamentos ao clientes de forma versificada.

...

Baixar como  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »