TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Suco de laranja

Seminário: Suco de laranja. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/2/2014  •  Seminário  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  619 Visualizações

Página 1 de 2

O Brasil começou a exportar suco de laranja no começo dos antes 60, depois de uma grande estiagem que atingiu os EUA, por ser de excelente qualidade e a produção ser muito maior que o consumo interno e acabou por torna-se um dos maiores exportadores do mundo.

Para atuar com eficiência no mercado internacional tudo conta desde o processo de produção ao transporte, aquele que for melhor ganha a concorrência.Os métodos usados nesse caso são :o transporte em tambores de 200 litros, utilizados por empresas menores e com clientela mais exigente, pois o processo garante melhor qualidade do produto; as grandes empresas utiliza o sistema multimodal de distribuição a granel.

A Cargill é uma empresa privada, multinacional, com sede no estado de Minnesota, EUA, cuja atividade é a produção e o processamento de alimentos. Atualmente a Cargill, maior empresa do mundo de capital fechado, está presente nos 5 continentes e emprega mais de 160.000 pessoas em 67 países.

Em 1977, a Cargil ingressou no negócio de sucos, adquirindo a Citrobrasil, em Bebedouro. Naquela época, o suco de laranja era transportado para o porto de Santos em caminhões, armazenado em tambores de 270 quilos, que viajavam acomodados em paletes de 1,20 X 1,20 m. Uma carreta podia transportar até 80 tambores enquanto um caminhão truck levava até 48 tambores. O navio acomodava até 40 mil tambores. O abastecimento do navio levava em torno de três semanas.

Os tambores apresentavam algumas desvantagens, como:

- custo logístico alto em termos de transporte e armazenagem;

- manuseio difícil;

- alto risco em relação a qualidade do produto.

O suco de laranja não tem conservantes e precisa ser mantido a uma temperatura em torno de 18 graus centígrados, abaixo de zero.

Os grandes produtores de suco no mercado nacional são Cutrale, Citrosuco, Cargil, Citrovita e Louis Dreyfuss. Os três primeiros possuem terminais de carga nos EEUU, na Europa e no Japão, além do Brasil. A Citrovita possui terminal de carga na Europa e no Brasil. A Dreyfuss não possui ainda a sua logística de transporte a granel completada e coisntruiu um terminal de carga na Europa. A logística do suco de laranja é fundamental para manter os custos estrategicamente alinhados, possibilitando competir em um mercado em que empresas altamente capacitadas estão concorrendo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com