TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Plano De Negócios

Artigo: TCC Plano De Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/7/2014  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  1.912 Visualizações

Página 1 de 5

A TAPIOCA COMO PRODUTO AGROINDUSTRIAL E GERADOR DE RENDA PARA A POPULAÇÃO

Enviado por LiegeGonzaga, nov. 2013 | 5 Páginas (1161 Palavras) | 4 Consultas

|

A TAPIOCA COMO PRODUTO AGROINDUSTRIAL E GERADOR DE RENDA PARA A POPULAÇÃO

Liege Gonzaga1, Maria Alexandra Estrela1, Irislânia B. da Silva1, Manoel Ferreira de Aquino1 Soraya Henrique de Almeida¹, Rafhael Gomes¹, Márcia Targino2.

1Aluno(a) de graduação da UFPB, Campus II, Areia- PB, e-mail: liegegonzaga@hotmail.com.

2Professora Dra. UFPB, Campus II, Areia- PB, e-mail

marciatargino@hotmail.com.

RESUMO: A tapioca é um produto obtido pela secagem, em tachos abertos, de pequenos grânulos irregulares extraídos do amido de mandioca. É considerada uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena, feita com o amido ou fécula extraído da mandioca, também conhecida como polvilho, goma ou beiju. Este trabalho teve por objetivo avaliar o processamento da tapioca e sua importância como comida de rua. Para tanto, foram realizadas pesquisas nos Municípios de Campina Grande, Areia e João Pessoa a partir de visitas in loco com entrevistas acompanhadas da aplicação de questionários e registros fotográficos junto às tapioqueiras representantes da agroindústria de tapiocas regionais da cidade, durante os meses de junho de 2008. A tapioca além de ser um produto de fácil acesso e saboroso, também faz parte de uma atividade informal para pessoas que não possuem uma formação profissional gerando renda aos produtores de mandioca e casas de farinha, como também aos comerciantes.

INTRODUÇÃO

A tapioca é um produto de origemindígena que tem por matéria prima a goma de mandioca e tem se tornado fonte de renda para agricultores familiares e desempregados da zona urbana. Sua versatilidade permite a combinação de variados sabores desde os doces aos salgados. O consumo é feito por diferentes grupos de consumidores de todas as idades de condições financeiras. A comercialização da tapioca tem sido uma fonte de renda efetiva na melhoria da qualidade de vida dos produtores.

A tapioca é um produto obtido pela secagem, em tachos abertos, de pequenos grânulos irregulares extraídos do amido de mandioca. É um alimento natural, normalmente consumido sob a forma de sobremesa ou mingau (ABAM, 2003). É também considerada uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena, feita com o amido ou fécula extraída da mandioca, também conhecida como polvilho, goma ou beiju, que ao ser espalhada numa chapa aquecida se coagula, e vira uma única massa (YAHOO, 2006).

A goma de tapioca é obtida do processamento da mandioca em casas de farinha. O jeito de fabricar a goma e a farinha de mandioca ainda hoje é bem artesanal, parecido com o do período colonial. Casas de farinhas espalhadas pelo Norte, Nordeste e em algumas regiões do Sudeste fazem nos meses de agosto período mais comum da farinhada um processo que se resume assim: descascada, a mandioca é deixada de molho para ser, depois, espremida. Da parte sólida se faz a farinha. A goma que se acumula nofundo do tacho que recebeu o caldo servirá de matéria-prima para a tapioca cujo nome, vem da língua tupi: typi-og, o que significa tirado do fundo.

O cultivo da mandioca é de grande relevância econômica como principal fonte de carboidratos para milhões de pessoas, essencialmente nos países em desenvolvimento. A região Nordeste tradicionalmente caracteriza-se pelo sistema de policultivo, ou seja, mistura de mandioca com outras espécies alimentares de ciclo curto, principalmente feijão, milho e amendoim.

Após o processamento da mandioca e extração da goma, esta passa para o processo de armazenamento que é feito em bacias plásticas e sacos com posterior comercialização nos mercados, na maioria dos casos os sacos ficam aberto ao ar livre e o produto exposto.

Ocorre em alguns mercados que a goma é armazenada em pequenos sacos plásticos para preservar a umidade no caso da goma molhada.

A comercialização geralmente é feita no mercado interno para uso culinário principalmente na forma de tapioca.

OBJETIVO

O presente trabalho teve por objetivo avaliar o processamento da tapioca e sua importância como comida de rua - fonte geradora de renda familiar estendendo – se também aos pequenos produtores rurais.

METODOLOGIA

A pesquisa foi realizada no Município de Campina Grande, Areia e João Pessoa a partir de visitas in loco com entrevistas acompanhadas da aplicação de questionários e registros fotográficos juntoas tapioqueiras representantes da agroindústria de tapiocas regionais da cidade, durante e o de junho de 2008. As entrevistas foram aplicadas com auxílio de questionários abrangendo os tipos de tapioca produzidas, recheios, sabores, e formas de manuseio.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

São produzidos principalmente dois tipos de tapioca: Tapioca Simples ou Comum e Tapioca Recheada;

Para a confecção da tapioca ocorre um processo de transformação de ordem bioquímica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com