TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERCEIRIZAÇÃO

Seminário: TERCEIRIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Seminário  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 2

Terceirização

Hoje em dia, a terceirização está crescendo gradativamente nas cidades do nosso país e isso aumenta a competitividade entre as empresas cada vez mais.

As organizações terceiras são valorizadas nas empresas em geral, pois trazem redução de custos fixos e operacionais, redução de desperdícios, redução de mão-de-obra, etc., e isso são só algumas das vantagens que as organizações terceiras trazem às empresas.

Como foi citado acima que os terceiros estão crescendo cada vez mais, podemos citar vários exemplos de empresas que contratam terceiros para fazerem serviços de atividades meio: GM, Volkswagen, Embraer, Johnson & Johnson, e assim por diante. Posso citar também várias organizações terceiras que atuam fora das empresas contratantes (como antigamente quando surgiu a terceirização só era feito dentro das empresas contratantes), exemplo o Grupo Antolin que fica situado nas cidades de Caçapava e Taubaté, ambas de São Paulo, além do tamanho dela e de obter três fábricas, ainda consiste em empresa terceirizada pois fabricam peças para fábricas do ramo automotivo, e essas peças obtém o nome de atividades meio.

Exemplo de uma organização que tem setores terceirizados:

Nome da Empresa Pilkington Brasil Ltda.

Segmento de atuação Fabricação de vidros automotivos

Localização Caçapava – SP

Setor (s) terceirizado (s) Qualidade, Limpeza, Segurança, Logística

1) Quais as vantagens e desvantagens da terceirização desses setores?

A terceirização reduz os gastos da empresa, com isso, ela contrata uma empresa que já atua no ramo (ex.: qualidade, limpeza, etc.). A empresa ou a organização como podemos chamar, não terá despesa com funcionários pagando salários do cargo, PLR, não precisará contratar mais funcionários ou remanejá-los pra se qualificarem. Já a empresa terceira contratada, tem os funcionários qualificados para atuarem nessas áreas específicas contratadas.

Até que a organização ache uma empresa terceira, e até que ela gere confiança nesta contratada terceira, poderá ter um comprometimento com o bom desempenho do empreendimento.

2) Há outros setores nessa organização que poderiam ser terceirizados? Por quê?

Em minha opinião, não. A Pilkington, pelo tempo em que trabalhei lá, me deu uma noção de quantas terceirizadas existem dentro dessa fábrica. Existem setores de qualidade, o restaurante, a enfermaria, alguns setores da logística, a limpeza, a segurança, etc., são empresas terceirizadas que atuam dentro dessa fábrica, e é claro que existem pessoas físicas que trabalham como terceiros lá dentro. Como em uma organização terceirizada, seus serviços são considerados como atividades meio, não teriam mais onde a Pilkington colocar mais terceiros dentro de sua empresa, além do mais as atividades fim, fazem parte da empresa contratante sendo que é o produto final que sai direto aos seus clientes.

Conclusão

Conclui-se que a terceirização tem como objetivo levar recursos mais baixos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com