TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TIPOS DE CÁLCULOS LIXOS E REACCIONAIS

Projeto de pesquisa: TIPOS DE CÁLCULOS LIXOS E REACCIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

As treliças estão presentes no cotidiano das pessoas, desde em bicicletas, asas de aeronaves ou, como mais frequentemente é visto, na construção civil. Essas estruturas leves são componentes essenciais em telhados, pontes, edifícios, viadutos e demais obras de pequeno e grande porte. As treliças respondem aos esforços que são solicitados em seus nós, submetendo suas barras às forças internas normais de tração ou compressão.

É de responsabilidade do engenheiro o estudo específico para cada projeto, o levantamento de dados, prever as cargas que atuarão nas estruturas, calcular as reações de apoio e os esforços internos em cada barra, dimensionar as treliças, selecionar o material a ser utilizado, entre outras características para a funcionalidade da peça, nos aspectos estruturais, estéticos e econômicos. Quanto mais preciso e seguro é o cálculo dos esforços internos, mais eficiência e economia são atribuídas à treliça.

Os métodos mais empregados para dimensionar esse tipo de estrutura são: o método dos nós e o método das secções. O uso de programas e métodos computacionais proporciona segurança aos cálculos, agiliza a fase de projeto e também tem aplicação como ferramenta didática.

2. TIPOS DE TRELIÇAS E CÁLCULOS DE REAÇÕES

De acordo com Shames (2002), treliças são estruturas rígidas de barras interconectadas pelas extremidades, capazes de suportar cargas estáticas e dinâmicas. A estrutura é denominada rígida quando a remoção de uma das barras da treliça permite o deslocamento relativo entre os membros da estrutura. Cada barra possui diferentes seções transversais constantes em seu comprimento, pois transmitem diferentes esforços. Uma treliça composta por um sistema coplanar de membros é denominada treliça plana.

Para Franco (2012), o homem provavelmente construiu as primeiras treliças para sua habitação e proteção, utilizavam madeiras e até ossos e cobriam as estruturas com peles, fibras vegetais ou folhas. Para Beer et al (2013, p. 289), “a treliça é um dos principais tipos de estruturas da engenharia. Ela oferece, ao mesmo tempo, uma solução prática e econômica a muitas situações da engenharia, especialmente no projeto de pontes e edifícios”.

A figura 1 apresenta uma treliça típica, que consiste em elementos retos unidos por nós. Os elementos de uma treliça são unidos apenas em suas extremidades, não havendo continuidade por meio de um nó. Por exemplo, na figura 1, não existe o elemento AB, mas sim dois elementos distintos AD e BD, unidos por um nó.

...

Baixar como  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »