TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terceirização

Trabalho acadêmico: Terceirização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.929 Palavras (16 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 16

RESUMO: A negociação nos tempos modernos está cada vez mais presente no nosso cotidiano, inclusive na administração contemporânea, que se tornou ferramenta de estratégia vital ao sucesso das empresas para conseguir atingir seus objetivos. Essa relevância é principalmente devido a mutação constante da globalização e do mercado que vem exigindo cada vez mais das empresas uma adaptação global para que possam sobreviver ao cenário competitivo em que estão envolvidos. A ESSENCE, empresa que atua no mercado de prestação de serviços de mão de obra terceirizada, investe em seu processo de negociação para que através dele, possa ter um diferencial de mercado, se tornando cada vez mais competitivo e mantendo a sua sobrevivência no mercado atuante. Assim, por meio de uma pesquisa exploratória, inicialmente, bibliográfica será possível posteriormente com dados secundários levantar informações sobre a realidade da empresa no mercado atuante.

Palavras- chave: Globalização, terceirização, cliente, negociação, ética e resultado.

1. INTRODUÇÃO

Constantemente mudanças e transformações vêm ocorrendo no cenário empresarial. O mercado está cada dia mais competitivo, as empresas buscam cada vez mais a sua liderança, e com ela buscam também uma eficaz aplicação prática, o que quase se tornou uma obsessão no cenário organizacional.

Como a concorrência vem se apresentando cada vez mais acirrada, as empresas se adaptam a inserção da empresa no mercado até à consolidação do modelo dos negócios, como também na forma de gerir as estratégias comerciais, os processos de negociação e até mesmo a própria estrutura organizacional.

O fato das empresas estarem em um ambiente de mutação constante, é por terem como foco principal a lucratividade e o contínuo reconhecimento do mercado atuante.

Essa atuação é mais conhecida como fenômeno da globalização, que é capaz de quebrar paradigmas organizacionais e culturais, transpondo barreiras antes intransponíveis. Todo este ambiente sofre interferências o que leva as empresas a uma necessidade vital de adaptação.

Isso faz com que as empresas tenham uma atenção especial ao bem estar do meio ambiente e da sociedade, ou seja responsabilidade social, com toda ética possível e novos modelos de gestão e processos de negociação. Sendo como foco, a arte de negociar está cada vez mais presente no mundo empresarial como na vida particular das pessoas, pois é um ato fundamental é quesito de sobrevivência. Diga-se que é uma habilidade humana, pois para um bom andamento não só dos negócios saber negociar ao invés de impor é um meio mais fácil para alcançar os resultados desejados. No ramo da prestação de serviços a negociação é o foco principal para a conquista de grandes parcerias mercadológicas. A negociação está presente em todo momento, desde o primeiro contato com os clientes, ao fechamento do contrato a manutenção fixa do mesmo.

Com o intuito e objetivo de ressaltar a importância do processo de negociação, que é a forma de chegar ao sucesso de todo e qualquer negócio, o segmento para se tomar por base foi o da prestação de serviços de mão de obra terceirizada, da ESSENCE que é uma empresa com expressiva atuação no mercado desde 1996, tendo como negócio oferecer aos seus clientes soluções que obtêm excelentes resultados por meio de serviços terceirizados de mão de obra especializada nos diversos segmentos de mercado, com mais de 1.000 (mil) colaboradores, e com um quadro operacional móvel e um fixo para atender a uma maior demanda como Rio de Janeiro, São Paulo, Sul Fluminense e Vitória

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 A globalização e as organizações

A globalização é uma constante que faz com que o mundo se transforme de forma mais rápida, propiciando maior velocidade na difusão de informação e comunicação. Sendo este um fenômeno que não se restringiu apenas às transações comerciais e econômicas, mas provocou também o envolvimento das demais áreas da sociedade, tais como as esferas políticas, sociais, culturais e ambientais. Segundo Bernardi (2003), o mundo, desde 1950, tem atravessado ondas de evolução e transformação, culminando em choques de futuro. Uma dessas ondas mais recentes é a globalização, um fenômeno moderno que surgiu com a evolução dos novos meios de comunicação e que proporcionou uma revolução na economia mundial através da expansão das corporações para regiões fora de seus países, com o aumento do volume e velocidade com que os recursos vinham sendo transacionados pelo mundo e a redução de barreiras comerciais entre as nações.

O mercado se tornou muito competitivo devido a globalização, fazendo assim com que a concorrência se tornasse cada vez mais acirrada, tornando o mercado em uma constante busca de caça aos clientes e também a caça ao seu próprio espaço no mercado. Mas por outro lado a globalização serve para deixar as empresas mais atentas e experientes fazendo com que elas busquem a adaptação de forma a tornar suas estruturas fortalecidas e flexíveis, e, a buscarem uma estratégia de negócio inovadora e diferenciada, capaz de sustentar toda incerteza gerada pela constante mudança, mas também, para cada vez mais agir com a certeza adquirida pelas experiências vividas. Sendo assim, cada qual no seu segmento, as empresas começaram a alçar novas formas de atuação no ambiente globalizado, buscando o aperfeiçoamento não só profissional como também o pessoal, aumentando o seu poder competitivo e empreendedor. Buscando cada vez mais desenvolver estratégias comerciais mais arrojadas, com o uso da tecnologia da informação a fim de tornarem seus processos de negociações mais assertivos e eficazes de consolidarem no mercado.

[...] tudo aquilo que não pertence ao foco de negócio da empresa é uma solução reconhecida como prática e eficiente. Sem contar que é muito atraente para a empresa, pois representa a promessa de livrar-se do pesado encargo de gerenciar a folha de pagamento. No entanto, nem sempre essa terceirização tem sido feita de maneira adequada.

2.2 Terceirização

Uma das estratégias empresariais que vem sendo adotada por uma grande parte do mercado em consequência a adaptação a globalização é a opção de terceirizar as suas atividades, para que assim a atividade final dos seus negócios tenha uma maior valorização. Terceirizando suas atividades, poderão dedicar-se mais a atividade central, sendo ela a atividade final do negócio, garantindo sua competitividade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com