TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de mercados de clientes

Tese: Tipos de mercados de clientes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Tese  •  1.301 Palavras (6 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 6

;

A empresa

Ao desenvolver planos de marketing, a administração de marketing precisa contar com outros grupos da empresa, como, por exemplo, o alto escalão e os departamentos financeiros, de pesquisa e desenvolvimento (P&D), de compras, de produção e de contabilidade.

Todos esses grupos inter-relacionados formam o ambiente interno da empresa. O alto escalão estabelece a missão, os objetivos, as estratégias mais amplas e a política da empresa. Os gerentes de marketing tomam decisões de acordo com os planos desenvolvidos pelo alto escalão e os mesmos aprovam o plano de marketing antes de ser implementado.

COMPRAS

PRODUÇÃO

CONTABILIDADE

FINANCEIRO

P & D

ALTO ESCALÃO

MARKETING

P&D – se concentra em produzir produtos seguros e atraentes;

Compras – suprimentos e materiais;

Produção – produzir a quantidade desejada de produtos com a qualidade almejada;

Contabilidade – mensura as receitas e os custos para que o marketing saiba se seus objetivos estão sendo alcançados;

Clientes – tipos de mercados de clientes que compram bens e serviços da empresa;

Concorrentes – aqueles que servem um mercado-alvo com produtos e serviços similares e contra os quais a empresa deve ganhar vantagem estratégica;

Público – qualquer grupo que tenha um interesse atual ou potencial na organização ou que possa causar um impacto em sua capacidade de atingir seus objetivos.

Fornecedores – oferecem os recursos necessários para e empresa produzir seus e serviços e constituem e elo fundamental no sistema de entrega de valor para o cliente da empresa;

Intermediários de Marketing – ajudam a empresa a promover, vender e distribuir seus bens para os compradores finais;

Os revendedores: são canais de distribuição – atacadistas ou varejistas que ajudam a empresa a encontrar clientes ou vender para eles.

Os operadores logísticos: ajudam à empresa e estocar e transportar bens de seus pontos de origem a seus destinos. Ao trabalhar com essas empresas devem-se considerar fatores como custo, entrega rapidez e segurança.

As agências de serviços de marketing: são as empresas de pesquisa de mercado, as agências de propaganda, as assessorias de imprensa e as empresas de consultoria de marketing, que ajudam a empresa a definir os mercados certos e a promover seus produtos.

Os intermediários financeiros: são os bancos, as financeiras, as seguradoras e outros negócios que efetuam transações financeiras ou fazem seguros contra riscos na compra e venda de bens. Muitas empresas e clientes dependem de intermediários financeiros para suas transações.

Tipos de mercados dos clientes

A empresa precisa estudar detalhadamente o mercado onde se encontram seus clientes.

Mercados consumidores: indivíduos e famílias que compram bens e serviços para consumo pessoal;

Mercados de negócios: compram bens e serviços para processamento posterior ou para utilizá-los em seu processo de produção;

Mercados revendedores: compram bens e serviços para revendê-los com uma margem de lucro.

Mercados governamentais: são constituídos de órgãos do governo que compram bens e serviços para produzir serviços públicos;

Mercados internacionais: são compradores de outros países, incluindo consumidores, produtores, revendedores e governos.

Cada tipo de mercado possui características especiais que exigem um cuidadoso estudo por parte do vendedor.

Os Concorrentes – Os profissionais de marketing devem fazer mais do que simplesmente se adaptar às necessidades dos consumidores-alvos. Devem ganhar vantagem estratégica posicionando agressivamente suas ofertas em relação às de seus concorrentes na mente dos consumidores.

Não existe uma estratégia de marketing competitiva ideal para todas as empresas, cada uma deve considerar seu tamanho e sua posição no setor, comparando esses dados com os de seus concorrentes.

Empresas pequenas podem desenvolver estratégias que lhes dêem taxas de retorno melhores do que as das grandes empresas.

Os Públicos – Consiste em qualquer grupo que tenha um interesse atual ou potencial na organização ou que possa causar um impacto em sua capacidade de atingir seus objetivos.

Públicos financeiros – influenciam a capacidade da empresa de obter fundos. Bancos, casas de investimentos, acionistas constituem os principais públicos financeiros.

Públicos ligados à mídia – publicam notícias, artigos e diretoriais. Entre eles estão os jornais, as revistas e as estações de rádio e televisão.

Públicos governamentais – a administração deve levar em conta as medidas tomadas pelo governo, os profissionais de marketing devem frequentemente consultar advogados para se informar sobre questões relacionadas à segurança do produto e à propaganda enganosa, entre outras.

Grupos de interesse – as decisões de marketing da empresa podem ser questionadas por associações de consumidores, grupos ambientais e grupos minoritários, entre outros. O departamento de relações públicas pode ajudar a empresa a se manter em contato com esses grupos.

Públicos locais – incluem associações comunitárias e moradores da região da empresa.

Público geral – a empresa precisa se preocupar com a postura do público geral em relação a seus produtos e atividades. A imagem pública de uma empresa afeta suas vendas.

Públicos internos – incluem funcionários, gerentes, voluntários e diretores. Grandes empresas utilizam boletins internos e outros meios para informar e motivar seu público interno. Quando os funcionários se sentem bem na empresa isso é percebido pelo público externo.

Kátia Eloísa Bertol de Araújo

Macroambiente ou ambiente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com