TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A característica de tipos de mercados

Ensaio: A característica de tipos de mercados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  Ensaio  •  1.079 Palavras (5 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 5

Sobre a obra Casa-grande e senzala, deCapitulo 5: 1) Caracterize o mercado concorrencial. Que regra o empresário segue para maximizar seus lucros?

A concorrência pura ou concorrência perfeita é um tipo de mercado em que há grande número de vendedores (empresas), de tal sorte que uma empresa, isoladamente, não afeta a oferta do mercado nem, conseqüentemente, o preço de equilíbrio. Nesse tipo de mercado, devem prevalecer as seguintes premissas:

Mercado atomizado, composto de grande número de empresas, como se fossem átomos.

Produtos homogênios: não existe diferenciação entre produtos ofertados pelas empresas concorrentes;

Não existem barreiras para o ingresso de empresas no mercado;

Transparência do mercado: todas as informações sobre lucros, preços etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado.

Uma característica do mercado desse tipo, é que no longo prazo, não existem lucros extras ou extraordinários, (em que as receitas superam os custos), mas apenas os chamados lucros normais, que representam a remuneração implícita do empresário (seu custo de oportunidade).

2) Confronte o monopólio com o oligopólio. Mostre as características de cada estrutura de mercado e o modo

como o preço é fixado em cada uma delas.

O mercado monopolista caracteriza-se por existir um único empresário (empresa) dominando inteiramente a oferta, de um lado, e todos os consumidores, de outro. Não há, portanto, concorrência, nem produto substituto ou concorrente.

O mercado oligopólio caracteriza-se por ser uma estrutura normalmente feita por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Ele pode ser definido como um mercado em que há pequeno número de empresas, como a indústria automobilística, ou então em que há grande número de empresas, mas poucas dominam o mercado, como na indústria de bebidas.

3) Quais as estruturas do mercado de fatores: Como elas se caracterizam?

Concorrência perfeita no mercado de fatores – corresponde ao mercado oferta do fator de produção é abundante, o que torna o preço desse fator constante. Os ofertantes ou fornecedores, como são em grande número têm condições de obter preços mias elevados pro seus serviços.

Monopólio no mercado de fatores – quando há um monopolista na venda de insumos.

Oligopólio no mercado de fatores – ocorre quando poucas empresas produzem um determinado

insumo (oligopólio na venda de insumo)

4) O que vem a ser o monopólio bilateral?

O monopólio bilateral ocorre quando um monopsonista, na compra do fator de produção, defronta-se com um monopolista na venda desse fator. Por exemplo, só a empresa A compra um tipo de aço que é produzido apenas pela siderúrgica B. A empresa A é monopsonista, porque só ela compra esse tipo de aço, e a siderúrgica B é monopolista, porque só ela vende esse tipo de aço. Nesses casos, a determinação dos preços de mercado dependerá não só de fatores econômicos, mas do poder de barganha de ambos: o monopsonista tentando pagar o preço mais baixo e o monopolista tentando vender por um preço mais elevado, usando o poder de ser o único fornecedor.

5) Defina Mark up. Qual a justificativa para as empresas utilizarem a regra de Mark up para determinação de preços?

Mark-up é a margem de lucro entre a receita e os custos diretos (ou variáveis) de produção. Caracteriza-se quando a empresas tem o monopólio ou oligopólio, que sendo assim tem grande influência na demanda de mercado, aumentando ou baixando o nível de produção e tem poder sobre os preços.

Segue abaixo as Questões referente ao capitulo 4 pag. 84

1- Defina: Produto, insumos e função de Produção

Produto: São os fatores adquiridos pela empresa, onde são transformados em produtos para avenda no mercado.Insumos: São os fatores de produção que a empresa utiliza, de forma produzir o bem ou serviçofinal.Função de Produção: A função produção permite o empresário utilizar da maneira mais eficiente ecombinar os fatores e, consequentemente obter a maior quantidade produzida do produto.

2- Explique o significado da Lei dos Rendimentos Decrescente

Elevando-se a quantidade do fator variável, permanecendo fixa a quantidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com