TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Economia

Monografias: Trabalho Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  279 Palavras (2 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 2

no mundo. Hoje cerca de 36% do nosso PIB é representado pelos impostos, que são cobrados de diversas formas. Uma das maneiras que não levamos muito em consideração – mas que pesa e muito em nosso bolso – é quanto ao IPI , ICMS e outros valores cobrados nas mercadorias que adquirimos diariamente.

Ao comprar comida, geladeiras, aparelhos eletrônicos e diversos outros produtos, parte do valor pago está basicamente relacionado aos impostos. Para tornar este artigo mais confiável, entrevistamos Rivadávia Simão, diretor financeiro da empresa de logística Rocha TOP.

Antes de continuarmos, confira algumas descrições sobre as siglas que designam os tributos:

Tipos de impostos

IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados

Este imposto é federal e abrange praticamente todos os produtos vendidos no país – mesmo que algumas das taxas aplicadas sejam nulas. Ele é baseado em tudo o que passa por um processo de industrialização, inteiro ou parcial.

ICMS - Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação.

O ICMS é um tributo estadual aplicado sobre todas as transações comerciais, da compra da matéria-prima até o consumidor final. Cada etapa do processo de produção e distribuição paga impostos sobre o valor que agrega ao produto.

II – Imposto de Importação

Como o nome deixa claro, este imposto é aplicado às mercadorias que entram em nosso país via importação. A alíquota varia para cada categoria de produtos. Alguns livros, medicamentos e mercadorias com valor abaixo de 50 dólares são isentos da taxa.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/software/2943-como-funcionam-os-impostos-sobre-eletroeletronicos-no-brasil-.htm#ixzz2VOK1gDWT

Alguns exemplos

Nada melhor do que mostrar algumas porcentagens para que você tenha uma percepção maior da carga tributária aplicada em nossos produtos. Confira na tabela abaixo os valores para diferentes mercadorias:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com