TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Economia

Artigos Científicos: Trabalho Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2013  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  765 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

Conceito de Economia

• Economia: é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.

• Principais conceitos de economia são: escolha, escassez, necessidades, recursos, produção e distribuição.

• São os principais problemas econômicos: O quê e quando produzir? Como produzir? Para quem produzir?

O quê e quando produzir: dada a escassez de recurso de produção, a sociedade terá de escolher, dentro do leque de possibilidade de produção, quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades a serem fabricadas;

Como produzir: a sociedade terá de escolher ainda quais recursos de produção serão utilizados para a produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente. A concorrência entre os diferentes produtores acaba decidindo como serão produzidos os bens e serviços. Os produtores escolherão, entre os métodos mais eficientes, aquele que tiver o menor custo de produção possível.

Para quem produzir: a sociedade terá também de decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção. A distribuição da renda dependerá não só da oferta e da demanda nos mercados de serviço produtivos, ou seja, da determinação dos salários, das rendas da terra, dos juros e dos benefícios do capital, mas também da repartição inicial da propriedade e da maneira como ela se transmite por herança.

• Principais sistemas econômicos são: Sistema capitalista e Sistema socialista.

Sistema Capitalista, ou economia de mercado. É regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção;

Sistema Socialista, ou economia centralizada, ou ainda economia planificada. Nesse sistema as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade pública dos fatores de produção, chamados nessas economias de meios de produção, englobando os bens de capital, terra, prédios, bancos, matérias-primas.

• Mercantilismo

A partir do século XVI, nasce a primeira escola econômica com algumas preocupações sobre a acumulação de riquezas de uma nação.

Sendo assim, o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos. Com isso , a política mercantilista acabou estimulando guerras, exacerbou o nacionalismo e manteve a poderosa e constante presença do Estado em assuntos econômicos.

• Fisiocracia (Século XVII)

No século XVII, uma escola de pensamentos francesa, a fisiocracia, elaborou alguns trabalhos importantes. Os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza e que seguiam regras da natureza. Tendo no trabalho do seu fundador e principal representante da escola fisiocrata o Dr. François Quesnay, autor da obra Tableau Économique, o primeiro a dividir a economia em setores, mostrando a relação entre eles.

A fisiocracia surgiu como relação ao mercantilismo. A fisiocracia sugeria que era desnecessária a regulamentação governamental, pois a lei da natureza era suprema, e tudo o que o fosse contra ela seria derrotado.

Para os fisiocratas, a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza em atividades econômicas como a lavoura, a pesca e a mineração.

Conclusão

Relatório sobre a leitura dos conceitos estudados

A economia por ser uma ciência social que estuda como o individuo e a sociedade decide empregar recursos, de modo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com