TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Unopar EAD

Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Unopar EAD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

PRODUÇÃO TEXTUAL-GRUPO

3° SEMESTRE

Cornélio Procópio

2014

BERENICE DOS SANTOS OLIVEIRA

EDIMAR BERTOLAZO

LUCAS JACINTO

MARCIO VINICIUS JACOB

MATSUO TADEU GARCIA DE OLIVEIRA

PRODUÇÃO TEXTUAL-GRUPO

3° SEMESTRE

Trabalho apresentado ao Curso Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Pesquisa de Mercado, Marketing, Metodologia Científica e Negociação.

Profa. Gisleine Fregoneze

Prof. Marcos Marques

Prof. Henry Nonaka

Prof. Rodrigo Trigueiro

Profa. Elizete Zampronio

Cornélio Procópio

2014

ITRODUÇÃO:

Em nosso trabalho estaremos apresentando entrevistas, analises das informações coletadas, identificação de problemas e um plano de ação, seguindo as orientações do trabalho, sobre as empresas, Supermercado Homma e Gêneros Alimenticios Kremer Ltda – Me.

1° Empresa: Supermercado Homma

Setor: Alimentício Varejo

Porte: Micro Empresa

Cidade: Urai - PR

A Primeira empresa que escolhemos para visitar foi à empresa Supermercado Homma, onde alguns integrantes do grupo já tiveram o prazer de trabalhar.

A entrevista foi realizada com o próprio dono, ou seja, o Sr. Hélio Homma, que nos recebeu muito bem, e nos disponibilizou um tempo para que realizássemos a entrevista sem atrapalhar os seus afazeres.

Identificamos que a empresa possui um banco de dados de clientes, que constantemente é atualizado, com endereços e telefones para contatos. A empresa neste ramo de atividade precisa estar sempre atualizada para atender melhor o cliente, criando um laço de amizade para que o cliente sinta-se bem e volte sempre ao estabelecimento.

Os preços dos produtos são determinados através de uma tabela de porcentagem criada dentro do próprio estabelecimento, onde os preços sobem ou diminuem de acordo com os preços dos fornecedores, cada produto tem a sua margem de lucro pré-estabelecido.

A empresa possui uma comunicação direta como o cliente através de panfletos, volantes e propagandas através de carros de som e propaganda na rádio local.

Segundo o Sr. Hélio a sua empresa monitora os concorrentes locais, através de pesquisas de preços, qualidade de produtos e volume de vendas. Utiliza também de pesquisa de satisfação de seus clientes, através de abordagens dentro da própria loja e também por telefone, são utilizadas pesquisas quantitativas e qualitativas.

Uma situação de problema relatada pelo entrevistado é um constante conflito grupal, onde, a loja é dividida em setores e cada setor tem seu grupo atuante. O problema da-se quando um setor sente que esta sendo sobrecarregado pelo outro, ou seja, esta realizando atividades que o setor responsável não esta dando conta. De acordo com o que aprendemos, para resolver este problema, seria necessária uma formulação de objetivos, que no caso seria identificar qual é o setor ou funcionário que esta com baixa produção, assim formularem uma estratégia, que seria, redirecionar a atividade ao setor que deveria estar cumprindo-a, buscando uma solução pacifica com um mediador, porém não obtendo feedback então devera entrar a figura do arbitro que quase sempre é o proprietário, para dar uma solução final, que pode até penalizar o grupo ou funcionário que não cumprir com a atividade destinada por ele. Outro Problema que acontece as vezes é a falta de orientação ou concentração do funcionário responsável por repor a mercadoria, as vezes o cliente compra um produto com um preço marcado na mercadoria mais quando passa no caixa esta outro, isso porque o repositor não conferiu se o preço subiu ou desceu antes de repassar, e ocorre também do funcionário não fazer o giro de mercadoria no qual, a primeira que entra tem que ser a primeira que sai, acontece de alguma mercadoria vencer no expositor por falta desse giro.

Conforme fomos orientados, sugerimos ao nosso entrevistado algumas ações para melhorar seu ambiente de trabalho como, um investimento em treinamento de funcionários, para que os funcionários saibam trabalhar em qualquer setor dentro da empresa sem ter que perder tempo ensinando, a empresa também poderia investir mais no marketing, talvez até criar parceria com fornecedores e conseguir ter produtos com a sua marca. Outro ponto sugerido seria uma pesquisa mais bem elaborada, uma pesquisa qualitativa, para obter resultados mais precisos. Investir em tecnologia, também foi sugerido pelo grupo, a empresa precisa ter um aparelho que já tem em algumas lojas do mesmo ramo, onde o cliente pode consultar o preço através do código de barras, por fim, sugerimos um programa de motivação aos funcionários, quem sabe uma recompensa ao final do mês em dinheiro ou em folga reconhecendo o serviço prestado pelo funcionário durante o mês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com