TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM MODELO DE GESTÃO AMBIENTAL

Ensaios: UM MODELO DE GESTÃO AMBIENTAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 4

Um Modelo de Gestão Ambiental

Os maiores problemas enfrentados pelas grandes organizações é a falta de visão geral e sistêmica como um todo dentro da própria empresa, onde poderiam ter uma maior abrangência entre os recursos captados e obtidos dentro da própria instituição em longo prazo.

A adoção do enfoque sistêmico permite que a empresa tenha uma visão analítica do ambiente e construa objetivos estratégicos e que dessa maneira possa alcança-los. A partir desses objetivos gerais, então se pensa nos objetivos fundamentais ou específicos e através destes, cria-se as condições gerais para uma análise mais aprofundada quanto à forma tomada pela empresa. A utilização de sistemas admite uma então uma verificação da empresa para a sua análise como um todo.

Dessa maneira é possível obter uma melhor interdependência com o meio ambiente, mantendo a empresa como um macrossistema que interage com o meio ambiente buscando uma associação benéfica entre ambos mantendo em acordo com seu modelo de gestão. Com o enfoque sistêmico, que, possibilita essa visão mais ampla da empresa, é razoável então a criação de uma gestão ambiental e atender a recursos resultantes em produtos que atendam a concorrência e a expectativa de clientes.

Primeiramente a organização é guiada por critérios próprios, isto é, suas condições internas para atender ao seu mercado, e só depois, a partir disso passa a atender ao mercado interno e externo simultaneamente, de maneira que se mantenha um equilíbrio entre ambos mantendo sua filosofia quanto a seus negócios, tendo em vista que o sucesso de uma organização é cada vez mais dependente de um conjunto de princípios, crenças e valores institucionais que permitam maiores êxitos individuais e de equipe para atender as metas e objetivos maiores da organização. Essa filosofia, por sua vez, proporciona certa ordem na gestão, ocasionando um número menor de regras e normas, excluindo assim uma provável imagem de conservadora e inflexível.

O aspecto sistêmico, presente no modelo de gestão ambiental, visualiza a organização sempre seguindo um contexto de maior para o menor, do geral para o particular.

A qualidade nas organizações deve ser obtida por uma filosofia que atinja o modelo de gestão ambiental proposto e que exercer essa filosofia é essencial para preservar um equilíbrio dinâmico entre os objetivos de qualidade ambiental e ecológico. A filosofia ambiental, então, não deve ser encarada como algo que possui um fim, mas como algo contínuo e que deve ser participativo de todos os níveis constituintes da organização, através das ferramentas adequadas para dar suporte ao processo de gestão, como reforço dessas ferramentas conta-se com a certificação ISO 14000, a fim de atender a crescente necessidade da sociedade sobre proteção ambiental.

A ISO 14000 propõe um modelo de gestão ambiental que busca manter os aspectos de politica ambiental, planejamento, implementação e ação corretiva e análise crítica pela administração. E este modelo deve seguir uma série de políticas ambientais a fim de determinar o que possa ou tenha um impacto significativo no meio ambiente e tentar reduzir e se possível acabar com esses impactos. Levando em consideração as atividades exercidas por cada organização e seus diferentes impactos, assim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com