TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL: CONCEITOS, MODELOS E INSTRUMENTOS.

Por:   •  27/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.957 Palavras (12 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 12

Respostas e perguntas dos grupos

ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES, SERVIÇOS E SISTEMAS PRODUTIVOS.

GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL: CONCEITOS, MODELOS E INSTRUMENTOS.

JOSINADJA LIMA DA SILVA RA: 1211545

SILVIA PAES GRAMA         RA: 1212719

1 – O que significa Programa de auditoria?

2 - Segundo a norma NI-DINQP-078, o auditor, que é um profissional com certificação e registro para realizar auditorias de SGA, deve possuir os seguintes atributos e habilidades pessoais. Quais são elas?

3.(ENADE 2013 Questão 22)Foi solicitado ao órgão ambiental competente o licenciamento para a implantação de um Resort na região apontada na fotografia. A área foi revegetada com espécies exóticas há mais de 30 anos, e a vegetação nativa, a restinga, já se encontra em estágio avançado de regeneração. Uma importante característica do local é a fauna que utiliza esta área para reprodução. O empreendedor se compromete a transformar uma parte dessa área em Unidade de Conservação (UC) do tipo Proteção Integral, como compensação ambiental pela área que será desmatada e construída. A equipe multidisciplinar contratada para fazer o EIA/RIMA do empreendimento fará estudos da fauna, para apontar possíveis fluxos migratórios das espécies locais para regiões próximas que tenham características ambientais semelhantes.

A partir dessas informações e com base na fotografia acima, avalie as afirmações a seguir.

I. A equipe multidisciplinar pode utilizar código computacional de exclusiva operação vetorial para trabalhar as imagens a fim de determinar a área com características ambientais semelhantes à área do empreendimento.

II. A restinga, apesar de estar em estágio avançado de regeneração em uma área com vegetação exótica, é considerada pelo Novo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) como área de preservação permanente, razão pela qual não pode ser suprimida.

III. A Audiência Pública com a presença da comunidade interessada é uma das etapas do licenciamento, na qual o empreendedor deve apresentar a criação da Unidade de Conservação como medida compensatória. Caso a comunidade considere a medida insuficiente para a magnitude dos impactos gerados, o órgão ambiental poderá solicitar estudos complementares.

É correto o que se afirma em

A I, apenas.

B II, apenas.

C I e III, apenas.

D II e III, apenas.

E I, II e III.

O CICLO E USO DA ÁGUA, GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA

Adriana Barbosa Lima RA: 12106062

Kelly dos Santos Silva RA: 1214724

Sueli Monteiro RA: 1212266

1 - Quais as alternativas e contribuições que o reuso da água pode causar para o meio ambiente?

O reuso da água pode contribuir para a conservação do meio ambiente e melhoria em todos os processos, inclusive nas indústrias, ocorrendo assim muitos benefícios.

Este reuso surge como uma das alternativas importantes para minimizar os impactos ambientais, possibilitando muitas vezes lucros para as empresas, preservando assim a água potável para o consumo, que é essencial para a sobrevivência humana.

2 – Para os resíduos sólidos o que foi atribuído para ajudar no meio ambiente?

Foi regulamentada a lei para o destino final dos resíduos, com o comprometimento do meio ambiente, entre essas inovações foi a logística reversa, que determina que fabricantes, importadores, distribuidores e vendedores realizem o recolhimento de embalagens usado, outra foi a previsão da responsabilidade compartilhada na legislação brasileira, envolvendo a sociedade, empresas, prefeituras e governos estaduais e federais, estabelece, ainda que as pessoas terão de acondicionar de forma adequada o lixo para o recolhimento do mesmo fazendo a separação onde houver a coleta seletiva.

3 – Quais são os prejuízos causados pela poluição atmosférica?

A poluição atmosférica traz prejuízos à qualidade de vida das pessoas, causando sérias doenças respiratórias. Além disso, a poluição de ar pode afetar ainda a qualidade dos materiais, corrosão do solo e das águas, além de afetar a visibilidade.

4 – Quais são os maiores poluidores do meio ambiente? Explique as ações de prevenção que foram implantadas.

Os processos industriais e geração de energia, os veículos automotores e as queimadas são as atividades que mais causam a poluição atmosférica.

A importância de implantar ações de prevenção são combate e redução das emissões de poluentes e dos efeitos da degradação do ambiente, sendo matéria sólida, líquida e gasosa e de energia que presente na atmosfera torna a mesma poluída, afetando as grandes cidades, a utilização de aterros sanitários é outro método de tratamento de rejeitos sólidos muito utilizados nos grandes centros urbanos.

5 - Questão 19 (Engenharia Ambiental)

O nível de eutrofização de um corpo d’água está relacionado ao uso e à ocupação do solo na bacia hidrográfica. A contribuição da ação antrópica com o aporte de nitrogênio e fósforo aos mananciais tem trazido, como decorrência, elevação nas populações de algas e plantas. Conforme a capacidade de assimilação do corpo d’água, a população de algas pode atingir valores elevados, principalmente em período de insolação (energia luminosa para fotossíntese). As superpopulações de algas formam uma camada superficial que impede a penetração da energia luminosas nas camadas inferiores do corpo d’água, o que traz uma série de problemas.

Von Esperling,M. Introdução a qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. DESA-UFMG (1996) adaptado

A partir do que foi apresentado nesse fragmento de texto, avalie as seguintes afirmações:

  1. Entre as estratégias para atenuar o processo de eutrofização, pode- se citar: aeração dos corpos hídricos, sombreamento, remoção de macrófitas e algas.
  2. A sedimentação da matéria orgânica e a reduzida penetração de oxigênio provocam predominância de condições aeróbias no fundo do corpo d’água, devido à atividade fotossintética das algas.
  3. Os esgotos domésticos contêm nitrogênio e fósforo presentes, nas fezes e urina, nos restos de alimentos, nos detergentes e em outros subprodutos das atividades humanas, o que torna a contribuição de nitrogênio e fósforo provenientes dos esgotos superior à originada da drenagem urbana.

É correto o que se afirma em:

  1. I, apenas.
  2. II, apenas.
  3. I e III, apenas.
  4. II e III, apenas.
  5. I, II e III.

6 - Questão 22

A Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) permite a análise sistemática dos impactos ambientais e tem por objetivo garantir que responsáveis pela tomada de decisão adotem soluções adequadas, gerando medidas de controle e proteção, medidas mitigadoras e compensatórias, conforme o impacto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (156.8 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com