TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Boa Contrataçao

Trabalho Escolar: Uma Boa Contrataçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 5

O sucesso de uma empresa é devido a soma do sucesso e desempenho individual de seus funcionários. Quanto mais uma empresa souber aproveitar o potencial e as habilidades de sua equipe, permitindo que ela cresça com a empresa, maior será o resultado, mais expressivos serão os ganhos. Ter uma gestão de recursos humanos eficiente, produtiva e estimulante é o sonho de todo empresário. Muitos se perguntam se é possível formar uma boa equipe em alguns ramos de atividades devido a alta rotatividade. É possível e importantíssimo, porém é preciso quebrar velhos paradigmas, desfazendo o circulo vicioso de insatisfações que se forma entre empresários, funcionários e clientes. O empresário se queixa do funcionário que não realiza suas atribuições com competência, não se preocupando com o cliente insatisfeito ou mesmo com a queda de vendas. O funcionário por sua vez fica insatisfeito com tantas cobranças de melhor desempenho pelos seus gestores e sem nenhum reconhecimento visível de seu trabalho no dia a dia. O cliente insatisfeito com atendimento recebido pela empresa procura outro fornecedor que lhe atenda melhor. Enfim esta é a realidade de muitas empresas.

Faz-se necessário mudar, adotar diretrizes norteadas por uma nova postura administrativa. Contratar sem critérios é um risco. O empresário tem que se conscientizar que seus funcionários estarão diretamente ligado ao que mais interessa para o seu negocio, que é a satisfação do cliente e resultados positivos, suas ações é quem irão convencer ao cliente que ele fez a melhor opção procurando seus produtos e serviços, e, com certeza, isto fará a diferença em sua próxima escolha. A rotatividade muito alta gera custos elevados com admissões e demissões, perda de tempo com treinamento, e gera uma sensação de insegurança nos outros funcionários.

Um bom motivo para se manter a mesma equipe sempre é a imagem que se transmite ao mercado, o cliente se sente mais à vontade quando é atendido regularmente pelo mesmo funcionário, isto reforça a fidelidade desse cliente, e esta conquista não tem preço. A hora de contratar um novo funcionário é muito importante, pois a empresa irá escolher quem irá fazer de tudo para que os objetivos traçados se tornem realidade.Uma boa equipe se forma com uma boa contratação. A empresa terá que dispensar tempo para a realização desta árdua tarefa, porém sempre deve ter em mente que se esta atividade tiver sucesso ela pode significar economia de dinheiro. Então,as principais etapas a serem seguidas são:

Primeira: recrutamento - Para montar ou mesmo reforçar sua equipe é importante saber como e onde recrutar, analisando sempre a melhor forma de atingir o publico alvo.

Segunda: seleção - Antes de começar esta etapa é necessário que a empresa conheça todas as atividades que o funcionário deve exercer na função e definir o perfil e as características importantes para o cargo. Deve-se levar em conta o perfil dos atuais profissionais. Algo que ajuda muito nesta etapa é levantar todos os motivos que levaram a empresa demitir funcionários anteriormente, analisar todos os aspectos e definir um perfil desejável. Assim, a empresa terá grandes chances de encontrar um profissional certo para a vaga disponível. Lembre-se que dificilmente a empresa conseguirá encontrar em uma mesma pessoa todas as qualidades enumeradas no perfil de cargo.Neste caso ter um critério de características prioritárias para o cargo poderá auxiliar nesta decisão.

Terceira: entrevistas - Esta é uma grande oportunidade para avaliar o candidato, a empresa deve explorar ao máximo este momento. Escute a opinião do gerente sobre o candidato, pois ele estará mais envolvido com o novo funcionário ajudando-o a adaptar –se às características do cargo e ao estilo da empresa.

Quarta: admissão – após a escolha do novo funcionário solicite os documentos necessários para a contratação, dando ênfase a cartas de referências de empregos anteriores. O recrutador deve mostrar que a empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com